5 passos para ter um Dia Perfeito no Trabalho Remoto 

Apesar das inúmeras estatísticas ​​sobre como o trabalho remoto aumenta a produtividade, trabalhar remotamente é um conceito novo para muitas pessoas e exige muitas tentativas e erros até que se encontre a rotina ideal, que funciona para cada profissional. A produtividade consiste em uma série de hábitos construídos com muita paciência e persistência. Mas, então, como ter um dia de trabalho remoto perfeito?

Neste texto, vamos destacar alguns hábitos de trabalho remoto que todos deveriam  começar a praticar. Eles te ajudarão a ser mais produtivo e a manter o foco ao longo do dia, evitando os obstáculos mais comuns dessa modalidade, como a solidão, a falta de motivação e o desânimo, além da dificuldade no gerenciamento do tempo, o excesso de trabalho e não saber estabelecer limites claros entre o trabalho e a vida pessoal. 

Alguns desafios do trabalho remoto têm sido conhecidos mais de perto por boa parte da sociedade. Há inúmeros benefícios ao ter a flexibilidade de se trabalhar em casa e não em um escritório tradicional. No entanto, essa modalidade de trabalho tem seus desafios, especialmente para aqueles que estão começando.

Elencamos cinco hábitos essenciais que você deve trabalhar para se desenvolver e ser mais produtivo, evitando a procrastinação, a fim de ter um dia perfeito no trabalho remoto! Confira nossas!

1. Cuide de você: durma o suficiente e pratique exercícios físicos

Não deve ser a primeira vez que você ouve isso. Muitas pessoas ainda relutam para cuidar do sono e da saúde, mas, com certeza, eles são grandes aliados na busca por uma rotina mais ativa e produtiva. 

Um ponto importante é: dormir o suficiente não é dormir muito! Não devemos dedicar poucas horas para o descanso da noite, e, tampouco, dormir por um período longo de tempo. O ideal é que tenhamos uma noite dormida de sete a oito horas diárias, que já são o suficiente para o corpo recarregar as energias para o dia seguinte. 

A prática de exercícios físicos e uma alimentação mais saudável também vão refletir no seu ânimo e disposição para realizar as tarefas diárias. Dedique pelo menos 20 minutos do seu dia para fazer uma caminhada, ir até a academia ou praticar algum esporte da sua preferência — isso já fará a diferença!

2. Priorize tarefas e dedique tempo a elas

O trabalho em casa, mesmo que bem gerenciado pelo líder e bem administrado pelo time, traz bastante autonomia e responsabilidade. Essa liberdade que brilha os olhos de muitos traz desafios constantes para o colaborador. 

Muitas vezes, você não terá um gestor indicando as atividades a serem cumpridas e o direcionamento de cada uma delas. Assim, saia na frente e garanta uma organização pessoal: faça uma pequena lista com algumas prioridades da semana e descreva as atividades que devem ser cumpridas a cada dia.

Dessa maneira, você pode iniciar seu dia focando nas atividades que são prioridade e talvez te exijam mais tempo e concentração. Assim, você não corre o risco de acumular tarefas e se perder na urgência de cada uma delas, tendo um dia perfeito no trabalho remoto.

Uma conhecida abordagem é a “Eat the Frog”, também conhecida por “engula o sapo”, que consiste em você se dedicar à tarefa que irá demandar mais de você e é a menos agradável. “Se o seu trabalho consiste em comer sapos, então é melhor fazê-lo logo no início do dia”, disse o escritor norte-americano Mark Twain.

Você pode se organizar baseando-se na urgência e na importância das tarefas. Também é eficaz saber ser realista e preencher a lista com o que realmente dá para ser feito naquela semana — para você não se frustrar com as atividades não realizadas.

3. Não se deixe distrair facilmente

O celular talvez seja nosso maior inimigo nesse ponto. Deixar o celular ao lado enquanto se trabalha e com as notificações ativas pode ser um “tiro no pé”. Algumas pessoas trabalham com o celular, o que deixa essa missão ainda mais difícil.  

É necessário que sejamos capazes de estipular os horários que vamos dedicar à checagem de mensagens do Whatsapp ou até mesmo da caixa de entrada do e-mail. Uma vez refém das notificações, seremos facilmente “enganados” por avisos irrelevantes para aquele momento, que irão tirar seu foco e concentração no que estiver fazendo.  

Aqui não vamos entrar em distrações inerentes como filhos, cônjuges ou pets — qualquer que seja a distração, cabe a você impor os limites de um momento do seu dia que você estará mais focado e concentrado.

4. Escolha com sabedoria o seu espaço de trabalho e o mantenha organizado

Como sabemos, o trabalho remoto traz a flexibilidade de se trabalhar de casa ou de qualquer outro lugar. Assim, é importante termos a sensibilidade de reconhecer os locais que irão favorecer nossa criatividade, concentração e produtividade. 

Mais em alta do que nunca, os coworkings são uma ótima opção para um dia perfeito de trabalho. Eles garantem uma estrutura completa com estações de trabalho, wi-fi, ambiente descontraído que estimula a criatividade e, claro, um cafezinho que sempre vem acompanhado de networking e novas conexões. 

Entenda os dias que você precisa de mais concentração e silêncio e os dias que você precisa interagir mais e viver diversas conexões. Quando estiver em casa, deixe sua mesa organizada para você se sentir à vontade. Assim, você consegue escolher ficar de casa, de um café ou de um coworking, por exemplo, sem culpa!  

dia perfeito no trabalho remoto
Coworking no Vila Olímpia

5. Saiba equilibrar a sua rotina pessoal e profissional

O verdadeiro equilíbrio vem de dentro e é resultado das escolhas que você faz. Para distinguir a rotina de casa com a de trabalho, é necessário estabelecer limites claros para você mesmo. 

Crie uma programação semanal com atividades pessoais como atividades físicas, encontros com os amigos ou até levar um filho na escola, por exemplo, e obrigue-se a cumprir sua programação.  

É importante ter o hábito de desconectar certo horário todas as noites. Também é legal incorporar momentos de lazer em meio à rotina, como um cochilo pós almoço ou um episódio de alguma série — faça isso sem se sentir culpado e sem pensar no trabalho.

Quando se está trabalhando sozinho ou com uma equipe distribuída e você é o responsável por administrar seu próprio tempo, é preciso muito planejamento, disciplina e autoconsciência para identificar quais hábitos tem que ser revistos ou incorporados. Para dar um exemplo, holandeses trouxeram, no cenário pandêmico, técnicas eficientes neste sentido do trabalho remoto.

Não deixe para amanhã e comece hoje mesmo sua mudança de hábitos

Não há resposta certa ou segredo para ser uma pessoa incrivelmente produtiva e ter o dia perfeito no trabalho remoto. O que existe é uma série de pequenos passos que, realizados todos os dias, trazem a satisfação de trabalhar em um lugar que o faça se sentir bem e realizado com o que você entrega para sua empresa. Isso traz, em resposta para as grandes organizações, retenção de talentos e crescimento certo.

Uma pesquisa feita pela Owl Labs em 2019, por exemplo, mostrou que, embora quem trabalhe de casa acabe tendo uma maior rotina de trabalho, 71% dos entrevistados afirmaram estar felizes com seus empregos e com o seu modelo de trabalho. Em compensação, o percentual caiu para 50% quando se tratava de profissionais que não faziam home office.

Nós, do Woba, acreditamos que o futuro do trabalho é híbrido, remoto e flexível. Para saber o porquê e ter mais detalhes sobre o assunto,  baixe nosso e-book sobre trabalho remoto para se destacar no mercado e deixar a concorrência para trás.


Ana Luiza Rocha é analista de marketing e business development representative no Woba.

Similar Posts