Trabalho Remoto: Melhores destinos no Brasil e no Mundo

Viajar pode parecer uma realidade distante por enquanto. Mas para quem gosta de se planejar (ou até fazer viagens na imaginação) separamos uma lista com os melhores destinos para trabalhar remotamente no Brasil e no mundo!

Em qual cidade você escolheria morar se pudesse trabalhar de qualquer lugar do mundo? Quais são os atributos essenciais para que você queira viver em um local totalmente diferente? Muitas vezes nos pegamos sonhando com lugares como Paris, Londres, Rio de Janeiro… mas será que eles são realmente bons destinos para trabalhar remotamente no Brasil e no mundo?

O site Nomad List resolveu essa questão. A plataforma disponibiliza um ranking com as melhores cidades para quem quer viajar e trabalhar, aproveitando tudo de melhor que os locais têm a oferecer. Você quer uma metrópole super desenvolvida? Tem. Ou é do tipo que prefere se isolar em uma ilha paradisíaca? Tem também.

Neste post reunimos 3 dos melhores destinos para trabalhar remotamente no Brasil e 5 dos mais bem avaliados no mundo! Confira quais são os prós e contras de cada cidade, como se preparar para a viagem e sugestões de espaços de coworking que você não pode deixar de conhecer. Continue lendo!

5 melhores destinos para trabalhar remotamente no mundo

1. Lisboa, Portugal

Os brasileiros têm um carinho especial por Lisboa, capital portuguesa. De acordo com uma reportagem publicada pela Folha de São Paulo no ano passado, “brasileiros no país somam 150 mil e representam 1 em cada 4 imigrantes. O número de brasileiros morando em Portugal aumentou 43% em um ano, passando de 105.423 em 2018 para 150.854 em 2019. Agora, os brasileiros representam 1 em cada 4 imigrantes em território português”.

Mas não somos apenas nós que nos apaixonamos pelas terras lusitanas. Lisboa está em primeiro lugar na lista do Nomad List como um dos melhores lugares para morar e trabalhar. Dentre as características mais bem avaliadas pelos usuários estão a caminhabilidade (medida de quão amigável é uma área para caminhar), custo de vida e a qualidade dos lugares para trabalhar.

trabalhar remotamente em lisboa, portugal
Lisboa, Portugal

Os coworkings são uma ótima opção para quem quer trabalhar remotamente. E em Lisboa a rede do Woba conta com diversos espaços para você conhecer. Dentre eles estão o Lacs e Startup Lisboa. Para ver todos os espaços da cidade clique aqui.

lacs cascais coworking em lisboa
Lacs Cascais — Coworking em Lisboa

2. Canggu (Bali), Indonésia

Paisagens naturais de tirar o fôlego, uma cultura única, muita história e um pouco de caos — é isto e mais um pouco que os turistas e nômades encontram em Bali. Esta é uma das mais de 13 mil ilhas da Indonésia e apesar de ser uma das mais conhecidas também reserva vilas rústicas e menos frequentadas, como é o caso de Canggu.

“O melhor é curtir Canggu sem pressa, caminhar pela rua principal para ver as lojinhas, aproveitar os cafés e bistrôs, admirar os muitos campos de arroz, e no final do dia fazer uma massagem em dos variados spas. Quem sabe fazer uma aula de yoga ou aula de surf na praia de Canggu?”, escreve Flávia Ribeiro do blog Viagens e Outras Histórias.

Em Canggu o custo de vida é acessível, a receptividade com os estrangeiros é ótima e os locais para trabalhar excelentes. O que pode ser considerado como um ponto negativo é o trânsito, que fica movimentado e um pouco caótico em toda a ilha. Mas quem precisa de carro quando se tem um lugarzinho na beira da praia, não é mesmo?

trabalhar remotamente em bali, indonésia
Bali, Indonésia

3. Austin (Texas), Estados Unidos

A capital do Texas, Austin, foi eleita por três anos consecutivos como a melhor cidade para morar nos Estados Unidos. Isso porque ela une uma infraestrutura moderna à diversidade cultural e uma série de belezas naturais.

De acordo com a Forbes ela também foi classificada como a 4ª maior cidade para se abrir um negócio. Foi escolhida entre as 15 melhores cidades dos Estados Unidos para visitar. E seu estado natal, o Texas, ficou em primeiro lugar em um estudo sobre os melhores estados para mulheres empresárias. Além disso, é um polo tecnológico e de inovação.

Para os usuários do Nomad List esta é uma cidade excelente para trabalhar remotamente no geral. Mas como é normal nas metrópoles, o custo de vida é um pouco alto. Enquanto em Lisboa a média é de 2 mil dólares por mês, em Austin o custo mensal sobe para quase 3.500 dólares.

trabalhar remotamente em austin, texas
Austin, Texas, Estados Unidos

4. Chiang Mai, Tailândia

Chiang Mai é uma cidade centenária situada no norte da Tailândia. É conhecida por seus templos, muralhas e fossos antigos. Por lá também é possível encontrar palácios com jardins deslumbrantes, que mais parecem ter saído direto de uma cena de filme. Tudo isso coroado pelo mar de montanhas e vegetação natural.

Dentre as atrações mais recomendadas pelos viajantes estão o templo budista Wat Phra That Doi Suthep, passeios nos parques e florestas (com direito a cachoeiras, rafting e convivência com os elefantes) e conhecer a rica culinária tailandesa, seja nas feirinhas de rua ou fazendo um curso completo.

Como nada é perfeito, de acordo com os usuários do site Nomad List, ainda que seja um dos melhores destinos para trabalhar remotamente, Chiang Mai tem como grande desvantagem a intolerância racial.

trabalhar remotamente em chiang mai, tailândia
Chiang Mai, Tailândia

5. Tenerife (Ilhas Canárias), Espanha

Tenerife é a maior e principal ilha do arquipélago das Canárias, famoso destino turístico pertencente à Espanha. A ilha tem quase um milhão de habitantes, e as principais cidades são Santa Cruz de Tenerife e San Cristóbal de La Laguna. Os principais atrativos, claro, são as lindas praias e parques naturais deslumbrantes.

Você pode se perder na natureza, relaxar na praia, escalar o vulcão Teide, fazer compras, ver um show, caminhar pelas pedras da cidade velha, se divertir em um parque temático, jogar golfe, e muito mais.

Ilhas Canárias, Espanha

3 melhores destinos para trabalhar remotamente no Brasil

1. São Paulo/SP

O principal centro econômico do país não poderia estar fora da lista dos melhores lugares para trabalhar remotamente. Mas São Paulo vai muito além da Paulista e Faria Lima. A cidade respira cultura, gastronomia, e por que não, atrações naturais.

Para quem quer sair da mesmice, a capital é, com certeza, uma ótima opção. Há diversos eventos culturais, shows, teatros, cinemas, museus, exposições — e o melhor, muitos deles são gratuitos. Além disso, há os parques com entrada livre, sendo o mais conhecido o Ibirapuera. E é claro, também, infinitas opções de coworkings!

Clique aqui e conheça os melhores escritórios compartilhados de São Paulo.

trabalhar remotamente em são paulo
São Paulo/SP

2. Florianópolis/SC

Floripa, como já é chamada carinhosamente pelos brasileiros, tem conquistado cada vez mais turistas e nômades. A capital de Santa Catarina é ideal para trabalhar remotamente pois une o que há de melhor: praia, cidade grande e vida noturna agitada para os jovens. Além disso, há uma grande variedade de atrações naturais, como a Lagoa da Conceição, que é de água salgada e atrai os praticantes de esportes náuticos.

Florianópolis também está a poucos quilômetros de Balneário Camboriú (85km) e do Beto Carrero World.

Conheça espaços de coworking em Florianópolis.

trabalhar remotamente em florianópolis
Florianópolis/SC

3. Rio de Janeiro/RJ

O Rio de Janeiro dispensa apresentações. Apesar dos problemas que todos conhecemos, o clichê é verdadeiro: a cidade continua sempre linda! E é impossível não se apaixonar pela orla carioca, o clima da capital, os bares, restaurantes e inúmeros pontos turísticos.

Os usuários do Nomad List classificaram as opções de espaço de trabalho como excelentes. E nós não podíamos concordar mais. Há coworkings para todos os gostos, desde os mais corporativos até os mais descolados. Alguns com vista para a praia ou Baía de Guanabara e outros na parte mais histórica da cidade.

Clique aqui e veja as opções de coworkings no Rio de Janeiro.

trabalhar remotamente do rio de janeiro
Rio de Janeiro/RJ

Esses foram alguns dos melhores destinos para trabalhar remotamente de acordo com os usuários do site Nomad List. Qual cidade você acrescentaria nessa lista? Sabemos que nesse momento muitas pessoas e empresas estão experimentando o trabalho remoto pela primeira vez. Por isso, se quiser se aprofundar mais sobre esse assunto, confira este post em que damos dicas de produtividade e colaboração à distância!

Similar Posts