Flexibilidade no Trabalho

8 maneiras comprovadas para desenvolver uma cultura de trabalho remoto engajado

Redação BeerOrCoffee
Escrito por Redação BeerOrCoffee em dezembro 9, 2021
8 maneiras comprovadas para desenvolver uma cultura de trabalho remoto engajado
Junte-se a mais de 30 mil pessoas!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos sobre o futuro do trabalho!

Desenvolver uma cultura de trabalho remoto adequada é essencial para manter o time engajado, promovendo a retenção de talentos e outros benefícios para o negócio. Para saber como fazer isso, confira as 8 práticas que listamos!

Um dos principais desafios dos gestores de RH é desenvolver uma cultura de trabalho remoto engajado. Afinal, o distanciamento do time exige adaptações para conseguir manter o ambiente positivo e a motivação sem o trabalho presencial.

A boa notícia é que é possível desenvolver uma cultura próxima à equipe e estimular o engajamento mesmo diante das barreiras geográficas. Dessa maneira, a empresa tem a oportunidade de desfrutar dos benefícios que o trabalho remoto proporciona, enquanto desenvolve times mais fortes.

Quer saber como? A seguir, confira 8 maneiras comprovadas para desenvolver uma cultura de trabalho remoto com maior engajamento!

desenvolver uma cultura de trabalho remoto

1. Promova a comunicação assíncrona

Um dos pontos essenciais para o bom funcionamento da empresa e a criação de uma cultura sólida é a comunicação. Contudo, considerando o trabalho remoto e a flexibilidade que ele costuma exigir, é preciso adaptar o time à comunicação assíncronaou seja, que não exija respostas imediatas, mas ainda assim seja eficaz.

Nesse sentido, vale investir em boas ferramentas para contato, manuais de boas práticas e plataformas para compartilhar materiais que possam ser necessários no trabalho. Isso evita desencontros de dados e outros problemas durante as atividades, enquanto a maior organização ajuda a manter o time dedicado.

2. Desenvolva o trabalho em equipe

Entre as dificuldades enfrentadas quando se está trabalhando remotamente, vale destacar a união entre o time. Afinal, sem ver as pessoas e sem ter uma convivência frequente, é possível que os profissionais se isolem e, com isso, tenham dificuldades em lidar com o conceito de trabalho em equipe.

Contudo, essa solidão também tende a prejudicar o desempenho e a motivação com o trabalho, especialmente por prejudicar o bem-estar. Diante disso, cabe ao RH e aos líderes ajudar a integrar os colaboradores, fazendo atividades que ajudem a desenvolver o sentimento de pertencimento ao grupo nos profissionais. 

3. Incentive os feedbacks contínuos

Outra dica que se relaciona à colaboração entre todos e pode auxiliar na construção de uma cultura de engajamento é adotar feedbacks contínuos. Receber retornos dos líderes permite ao colaborador identificar seus pontos fortes e fracos — por esse motivo, é uma prática recorrente nas empresas. 

Contudo, é possível ir além e estimular feedbacks entre colegas, além do retorno dos profissionais para a empresa. Ao ter um canal que permita à equipe dar feedbacks, há chances de identificar os principais desafios e como superá-los. 

A partir disso, o RH terá melhores condições de desenvolver estratégias visando a melhoria no clima organizacional para que o trabalho remoto realmente funcione na empresa. 

4. Invista em treinamentos e capacitações

Um dos motivos que podem fazer com que a equipe fique desmotivada é a falta de desenvolvimento dentro da empresa. Porém, um dos pontos para o crescimento do colaborador é o desempenho, que também depende de seus conhecimentos e habilidades.

Por isso, pode ser interessante ter um plano de carreira detalhado, além de oferecer treinamentos e capacitações que ajudem os profissionais a crescerem. Também vale desenvolver materiais e fornecer ferramentas que ajudem na integração e realização das atividades na empresa. 

desenvolver uma cultura de trabalho remoto

5. Crie momentos para interagir virtualmente

Certamente, uma das dificuldades do trabalho remoto tem relação com o sentimento de solidão que pode surgir e o afastamento entre os profissionais. Logo, outra prática para ajudar a fortalecer a cultura e ter mais engajamento é criar momentos de interação, mesmo que virtual. 

Essa é uma ótima prática de trabalho remoto, pois traz oportunidades para que todos se conheçam e conversem sem se limitar aos assuntos profissionais. Como resultado, os colaboradores podem ficar mais relaxados, enquanto fortalecem os seus laços. 

6. Lembre-se das ações de reconhecimento

Quando não há proximidade com o time, é comum que os colaboradores sintam dificuldade em demonstrar as suas habilidades e resultados. Diante disso, os líderes e gestores devem ter atenção para proporcionar ações de reconhecimento e recompensas mesmo nos contatos a distância.

E, caso tenha profissionais que trabalham alocados, vale ter cuidado redobrado para garantir acesso igualitário às oportunidades. Caso contrário, os colaboradores remotos podem sentir que não são reconhecidos, o que gera um afastamento em relação à empresa e afeta os resultados. 

Além disso, lembre-se de que a experiência no local de trabalho pode ser essencial para aumentar a motivação da equipe. Assim, uma postura que, além de focar no desenvolvimento, se preocupa em reconhecer os esforços e conquistas dos colaboradores ajuda a manter o engajamento, mesmo quando a atuação é remota. 

7. Foque em ações visando o bem-estar

Uma medida importante para uma cultura mais engajada na empresa e que ajuda a conquistar a lealdade do funcionário é ter o foco no bem-estar da equipe. Por isso, cabe ao RH e aos gestores entregarem benefícios e ações que promovam mais qualidade de vida. Veja alguns exemplos:

  • eEstipule metas realistas;
  • Conceda benefícios, como plano de saúde, vale-alimentação e auxílios diversos;
  • Faça parcerias para fornecer serviços e produtos por valores mais acessíveis;
  • Tenha um canal para oferecer suporte aos colaboradores, inclusive emocional;
  • Estimule interações entre a equipe, além das promovidas pela empresa.

8. Adote o trabalho flexível na empresa

Outra prática comprovada para desenvolver uma cultura de trabalho remoto que permita ter equipes mais engajadas é a adoção do trabalho flexível. Para mostrar com a medida é positiva, confira alguns dados coletados em pesquisas sobre o tema:

Dessa maneira, se a empresa quer uma equipe engajada, precisa oferecer condições que se alinhem às necessidades e prioridade dos colaboradores. Assim, adotar a flexibilidade, tanto de jornada quanto em relação ao local do trabalho — exceto quando fundamental a presença na empresa —, é uma estratégia importante para fortalecer a cultura corporativa. 

Quer ter uma equipe mais engajada e suporte para facilitar a adoção do anywhere office? Conheça o OfficePass do BeerOrCoffee e ofereça espaços de trabalho em diversos locais do Brasil, com toda estrutura para os colaboradores aproveitarem a melhor experiência!

OfficePass do BeerOrCoffee

Texto escrito por Joanna Nandi, Redatora Web.

Faça sua primeira reserva em um coworking!

X