O que é Data Storytelling e como transformar seus dados em ações práticas

Data Storytelling

Data Storytelling é a arte de contar histórias por meio dos dados, a fim de disseminar as descobertas feitas durante a análise de dados de maneira mais impactante. Ou seja, o conceito traz uma alternativa para adotar a análise de dados com técnicas de contação de histórias. Entenda por que o tema é importante e como ele pode ser aplicado na empresa!

Os dados exercem um papel essencial para a gestão dos diversos setores de uma empresa, embasando a tomada de decisão e permitindo o desenvolvimento de um planejamento estratégico. Porém, diante do grande volume de informações geradas pelo aumento do uso da tecnologia, é comum associar a análise de dados a uma tarefa complexa e maçante. 

Com o Data Storytelling, é possível revolucionar a forma de apresentar descobertas e compartilhar as informações relevantes identificadas a partir da avaliação de dados na empresa. Dessa maneira, há chances de despertar um grau maior de atenção dos interlocutores — o que tende a otimizar as ações adotadas a partir dos dados.

Dessa forma, incorporar o data storytelling às habilidades de liderança na empresa pode ser bastante vantajoso. Para saber mais, continue a leitura e aprenda como aplicar o conceito transformando dados em ações práticas!

O que é Data Storytelling?

Para entender o conceito, é importante se aprofundar sobre a sua composição. O termo “data” faz referência aos dados. Já o “storytelling” pode ser traduzido como narrativa. Ele é bastante utilizado no marketing, utilizando a contação de histórias para transmitir mensagens que proporcionem uma conexão emocional com o leitor. 

Com o Data Storytelling, o processo é semelhante. Na prática, o conceito se refere à capacidade de se comunicar de maneira efetiva ao utilizar narrativas para abordar ideias retiradas de um conjunto de dados. Ainda, a técnica exige o uso de práticas de visualização de dados para representar os resultados obtidos por meio de gráficos, tabelas e outros elementos. 

Portanto, ao adotar a prática, é preciso saber construir uma narrativa embasada na análise de dados precisos e completos, com um contexto definido e personagens, por exemplo. A partir disso, o apresentador pode demonstrar melhor a aplicação das ideias e dos insights — que são as ações recomendadas para lidar com cada situação analisada.

Por que o storytelling pode beneficiar a análise de dados?

Ao conhecer o Data Storytelling, é comum se perguntar por que aplicar a estratégia. Para justificar a prática, considere o contexto atual da sociedade: a busca dos consumidores por informações é cada vez mais frequente. Do mesmo modo, o Big Data e o Business Intelligence mostram a maior preocupação das companhias em basear as decisões em dados. 

No entanto, nem sempre as análises são facilmente compreendidas. Em outros casos, embora os resultados sejam claros, as equipes não entendem a relevância das ações propostas a partir da análise. 

Também não podemos esquecer das situações em que as ações são propostas, mas os líderes não apresentam as motivações ou justificativas. Com isso, é normal que surjam dificuldades para conquistar a adesão dos colaboradores e alcançar os resultados esperados. 

O uso do storytelling serve, exatamente, para superar essas barreiras. O motivo é que o cérebro tende a absorver melhor os dados quando eles fazem parte de uma história. Isso acontece, especialmente, devido ao grande volume de informações que ele processa diariamente. Porém, as conexões geradas pelas histórias podem ajudar na absorção das informações. 

Entenda melhor como isso funciona:

Sincronia entre ouvintes e narrador

Um estudo feito por Uri Hasson, professor de psicologia e neurociência da Universidade de Princeton, demonstrou que a atividade cerebral de um ouvinte espelha a do cérebro do narrador, apresentando apenas alguns segundos de atraso. Isso gera o chamado neural coupling — ou acoplamento neural —, que beneficia o entendimento sobre o assunto.

Há um estímulo maior à concentração

Outra vantagem é que o storytelling também ativa regiões do cérebro associadas às interações sociais. Isso amplia os níveis de concentração dos ouvintes, que prestam atenção no desenvolvimento dos personagens e das emoções envolvidas. Para complementar, a prática permite trabalhar habilidades como empatia.

Além disso, quando diversas regiões do cérebro estão envolvidas em uma tarefa, o hipocampo tem maior probabilidade de fazer a conversão das experiências ouvidas em memórias de longo prazo. Logo, ao utilizar a estratégia nos processos de liderança, os colaboradores tendem a lembrar e aplicar melhor os pontos abordados na apresentação. 

Data Storytelling

Como aplicar o data storytelling na rotina de liderança?

Agora que você já entende o conceito e os benefícios do data storytelling, é hora de aprender como aplicar essa estratégia de maneira efetiva ao liderar as equipes na empresa. Aqui, o ponto de partida é levantar os dados que serão utilizados na apresentação, conforme as análises realizadas na organização.

Depois, é preciso entender quais são os elementos essenciais da narrativa que será criada. Existem 4 fatores principais que podem ser incorporados:

  • Personagem: eles guiarão a criação da história e devem ser pensados conforme o contexto e os objetivos;
  • Cenário: defina o cenário que envolve a história, como um fato gerador — queda na produtividade, aumento do cancelamento de clientes etc.
  • Conflito: faça uma boa descrição do conflito envolvido no cenário. Nesse momento, vale trazer as pesquisas e os dados que demonstrem as consequências que isso trouxe ou pode gerar;
  • Resolução: é hora de apresentar a proposta de solução baseada nos dados para mostrar projeções sobre os resultados que podem ser conquistados. 

Também é preciso desenvolver gráficos, tabelas e outras imagens ou recursos que permitam aos ouvintes visualizar melhor as informações apresentadas.

Pontos de atenção na apresentação

Para reforçar o tópico anterior, vale trazer algumas questões que devem ser observadas no contexto para ter sucesso no momento de criar uma conexão emocional, enquanto apresenta um raciocínio convincente para que as ações propostas façam sentido para os colaboradores.

Ainda, é preciso ter foco para manter as informações simples, embora completas, e transmitir a real finalidade dos dados compartilhados. Uma dica fundamental nesse momento é desenvolver todo o processo pensando no público da apresentação, o que eles devem saber e, até mesmo, a linguagem ideal para a comunicação, visando uma liderança de pensamento

Por fim, vale destacar que a técnica do data storytelling funciona bem quando aplicada em reuniões — que também funcionam no trabalho remoto por meio das videoconferências. Porém, vale considerar o formato que será utilizado para elaborar a apresentação mais adequada para o contexto. 

Agora você já sabe o que é o data storytelling e como ele pode ser utilizado para transformar os dados em apresentações que ajudarão a engajar a equipe na adoção de ações necessárias na empresa.

Quer mais dicas para garantir uma postura inovadora em sua empresa? Baixe gratuitamente o nosso “Guia Home Office para Gestores” e descubra como o trabalho remoto influencia as equipes!


Texto escrito por Joanna Nandi, Redatora Web. Revisado por Marcelo Madeira, tradutor, revisor e editor freelancer. 

Similar Posts