Carreira

Os cuidados que você deve tomar para trabalhar com amigos

Redação BeerOrCoffee
Escrito por Redação BeerOrCoffee em março 2, 2022
Os cuidados que você deve tomar para trabalhar com amigos
Junte-se a mais de 30 mil pessoas!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos sobre o futuro do trabalho!

Entenda alguns cuidados ao trabalhar com amigos para garantir o equilíbrio e a boa convivência na empresa.

Trabalhar em empresas que incentivam relações de amizade impacta diretamente a produtividade, o bom humor e a estruturação de grupos. Isso porque a solidão é um dos piores inimigos do bom desempenho. A fim de  usufruir, de modo eficiente, dos benefícios de se trabalhar com amigos, é preciso apostar em medidas éticas e em modos de administrar o lado pessoal e profissional no mesmo ambiente.

Ter amigos como colegas de trabalho pode trazer desentendimentos e estresses desnecessários, portanto é preciso aprimorar a comunicação e se atentar a alguns fatores. 

Que tal ver dicas para evitar conflitos internos e para manter uma boa relação de amizade na equipe? Leia o post para entender os cuidados a serem observados nesses casos!

Quais são os riscos de trabalhar com amigos?

Uma empresa que valoriza as amizades entre os funcionários está estimulando o aumento da produtividade, da confiança e do bom humor. A frequência com que os profissionais pedem ajuda para resolver um conflito, trocam informações e incentivam uns aos outros é maior quando se trabalha com amigos.

Mas é preciso manter cuidados para poupar você e sua equipe de momentos constrangedores e estressantes. Conheça alguns dos desafios do trabalho com amigos!

Distrações mais frequentes

Com um amigo, os intervalos de descanso ou as refeições podem se estender além da conta. É possível que seus funcionários nem notem que as conversas paralelas ou as pausas estão extrapolando o combinado.

Por isso, é importante manter frequentemente a ampla comunicação com seu time, reafirmando quais são os tempos oferecidos para intervalos e para descansos com o objetivo de os funcionários não brigarem com o relógio.

Celular distraindo o colaborador

Conflito entre o aspecto profissional e o pessoal

Separar questões pessoais das profissionais é uma habilidade necessária para manter um bom rendimento no trabalho. Quando amigos estão juntos, é provável que alguns assuntos pessoais venham à tona, o que atrapalha o foco e a produtividade, gerando um desperdício de tempo.

Pensar em questões pessoais no horário de trabalho pode fazer com que seu colaborador se sinta ansioso ou que tenha dificuldades de se concentrar na tarefa. É importante incentivar medidas que valorizem essa separação, mas também é válido manter uma postura compreensiva. Avaliar cada caso faz diferença nessas situações.

Exaustão emocional

Quando mal administradas, há o risco de que as amizades se tornem uma fonte de estresse significativa. Isso acontece porque é preciso investir mais energia e dedicação para manter as relações do ambiente de trabalho. O estresse pode ser ainda pior quando apenas um dos lados da relação recebe um aumento ou uma mudança de cargo, por exemplo.

Como minimizar os riscos de trabalhar com amigos?

Como você viu, um dos aspectos que podem prejudicar mais drasticamente a relação profissional quando se trabalha com amigos é a falta de equilíbrio entre os lados pessoal e profissional. Veja algumas dicas de como incentivar esse equilíbrio na sua empresa!

Aposte em integridade e responsabilidade ética

Incentive os seus colaboradores a serem éticos e responsáveis por suas ações. É fundamental que todos tenham a compreensão dos limites dos colegas da equipe e que respeitem o tempo dos amigos.

Promova uma boa comunicação

Deixe claro que o tempo para intervalos e para conversas é limitado e já foi acordado previamente. Quando seus colaboradores estão no ambiente profissional, o trabalho precisa ser o foco. Sendo assim, busque desestimular conversas que não têm relação com o contexto das tarefas exercidas.

Isso não significa impedir seus funcionários de conversarem, mas reforçar que o ponto central dos diálogos deve ser as demandas da empresa.

Evite competições

Colocar funcionários uns contra os outros não incentiva a produtividade, e sim prejudica o rendimento de toda a equipe. Além de ser ruim para o trabalho, essa prática é maléfica para o bem-estar e para a saúde emocional dos colaboradores. Evitar competições faz com que os amigos não entrem em conflitos e, consequentemente, que sejam menos afetados por estresses desse tipo.

De qualquer forma, é importante valorizar a maturidade dos profissionais: não deixe de promover um colaborador só porque ele é amigo de outras pessoas que não receberam a mesma promoção.

Desencoraje as fofocas

Fofocas, boatos e opiniões infundadas podem prejudicar a convivência na empresa. Assim como com as conversas que não dizem respeito às tarefas a serem cumpridas, não incentive a disseminação de fofocas e de falácias entre os funcionários. Valorize posturas éticas.

Fofoca no ambiente de trabalho

Valorize o bom relacionamento interpessoal

Promova uma boa convivência entre seu time. Busque integrar os colaboradores que estão mais afastados ou isolados e estimule formações de laços profissionais e ampliações da rede de networking.

A colaboração entre seus funcionários é fundamental para facilitar as trocas de informações e para promover a criatividade. Desenvolver confiança dentro e entre as equipes também diminui a ansiedade de separação dos amigos, caso eles não trabalhem mais no mesmo setor.

Apesar de atritos que podem ocorrer quando uma amizade na empresa não é bem administrada, as vantagens de trabalhar com amigos também merecem destaque.

Como promover amizades no trabalho?

Apesar dos pontos de atenção, ter um amigo na equipe de trabalho melhora a performance dos seus colaboradores. Incentivar amizades pode melhorar a produtividade e contribuir com a retenção de talentos, aumentando o engajamento dos profissionais na empresa.

Para aproveitar as vantagens de ter amigos trabalhando juntos em sua equipe, é possível estimular as relações interpessoais entre os profissionais. Os líderes têm o potencial de viabilizar a construção de vínculos de amizade verdadeiros no trabalho.

Algumas atitudes que podem ser tomadas pelos gestores são:

  • reconhecer a importância das amizades;
  • fornecer canais eficientes de comunicação para a equipe;
  • auxiliar na integração de recém-contratados;
  • organizar encontros entre as equipes;
  • oferecer espaços de interação.

Em suma, existem alguns cuidados a serem tomados para trabalhar com amigos, principalmente quando aspectos profissionais e pessoais se misturam. Buscar equilíbrio e comunicação clara possibilita que os pontos positivos de ter uma rede de amizade na empresa se destaquem, impactando positivamente a performance do time.

Ficou curioso para saber mais sobre as vantagens de trabalhar com amigos? Descubra como usufruir das amizades no trabalho!

Texto de Flávia Lemes, Mestre em Educação e Redatora. Revisado por Gabriele Lisboa, revisora textual freelancer. 

Faça sua primeira reserva em um coworking!

X