Os 4 espaços de coworking mais inusitados do mundo

espaços de coworking

OfficePass

Os espaços flexíveis estão, cada vez mais, caindo no gosto dos profissionais. Há escritórios compartilhados para todos os gostos e necessidades., incluindo os coworkings inusitados. Empreendedores, freelancers, startups e até grandes empresas já estão adotando os espaços de trabalho compartilhados.

Com o crescimento e variedade da demanda, a oferta também está maior e mais diversificada. Cada perfil de profissional e empresa possuem necessidades diferentes. Além disso, as pessoas também estão buscando coworkings inusitados, que ofereçam serviços bem atípicos.

A seguir, mostramos como escolher um coworking e destacamos os escritórios flexíveis mais incomuns do mundo e por que eles são um sucesso. Por fim, ainda apontamos que a indústria dos espaços compartilhados não para de crescer e sua empresa pode tirar muitas vantagens disso.

Por que escolher um coworking?

Primeiramente, vamos entender o porquê de os espaços de trabalho compartilhados serem tão interessantes. Se você já frequentou um coworking sabe que esses locais são cheios de vantagens para as empresas e os profissionais. 

Nesses espaços, é possível trabalhar em uma sala privativa ou nas mesas compartilhadas. Além disso, há salas de reunião que podem ser agendadas para dias e horários específicos. Cozinhas compartilhadas, área de convivência, cabine telefônica e serviço de recepcionista também estão inclusos no pacote.  

Com a comodidade e estrutura oferecidos pelos coworkings, o ambiente é propício para alavancar o seu negócio. Por lá você encontra profissionais de todas as áreas e empresas, todos ansiosos para conhecer novas pessoas e fazer networking. Assim como a interação é incentivada, a criatividade é aflorada pela energia vibrante do local.

Os coworkings estão sempre se reinventando e proporcionando novos serviços. Alguns, por sinal, são bastante incomuns. A seguir, vale a pena conferir o que cada um desses ambientes atípicos têm para oferecer!

1. Village Underground (Lisboa, Portugal)

espaços de coworking

O Village Underground é o espaço ideal para profissionais criativos. Lá, além de você encontrar uma arquitetura e decoração totalmente incomuns, há diversos espaços esperando para serem utilizados. A estrutura é formada por contêineres marítimos e ônibus antigos. Todos reformados e decorados de forma criativa.

Conteúdo relacionado: entenda todos os detalhes sobre os coworkings.

Nos contêineres, foram construídos os espaços de escritórios compartilhados, dentre os quais há também um estúdio de gravação. Já os ônibus de dois andares foram convertidos em uma sala de reuniões e um restaurante, o Buzz Lisboeta. No local são realizados eventos, workshops e exposições regularmente.

2. OneCoWork Marina Port Vell (Barcelona, Espanha)

espaços de coworking

Para quem está acostumado com os grandes centros urbanos e a trabalhar rodeado de prédios, uma vista para o mar não parece nada mal. Infelizmente, para a maioria dos profissionais, esse é apenas um sonho distante — e ir à praia para ver o mar, somente nas férias.

Mas, para quem decidir trabalhar em um coworking em Barcelona, esse sonho está bem próximo da realidade. Isso porque o OneCoWork da Marina Port Vell fica literalmente dentro da água. Além da paisagem de tirar o fôlego, os coworkers podem apreciar a brisa marítima entre uma reunião e outra.

E como se não bastasse, a marina fica apenas a alguns minutos da praia de Barceloneta. Ou seja, você pode fazer uma pequena pausa para dar um mergulho no mar ou tomar um sol e depois voltar ao escritório para continuar as tarefas do dia. 

Todas essas vantagens, claro, são acompanhadas de uma estrutura de escritórios com salas privativas, mesas compartilhadas, mesas individuais e salas de reunião. Isso sem falar em outros mimos, como academia de ginástica e bebidas como café, água e chás liberadas.

3. Naplab (Bangcoc, Tailândia)

espaços de coworking

O cansaço do dia-a-dia é uma realidade para a maioria dos profissionais. Em alguns momentos um pequeno descanso é tudo o que precisamos para, depois, voltar a produzir com toda energia. Contudo, nem sempre é possível tirar uma soneca ou se deitar para descansar a mente.

Tendo isso em vista, o empresário Atit Samerkai resolveu dar ao tempo de descanso o valor que ele merece. Assim, o escritório flexível Naplab, mais entre os espaços de coworking inusitados, oi idealizado e construído na Tailândia. Por lá você encontra um ambiente silencioso e estruturado para funcionar como, além de espaço de trabalho, um espaço para cochilos.

O local possui estrutura de escritórios privados e compartilhados, salas de reunião com capacidade para até 120 pessoas e estações individuais de trabalho. Mas também possui dois andares definidos como a “zona de cochilos”, com beliches confortáveis para se deitar e dormir. É só chegar, encontrar seu ponto preferido e se aconchegar. 

4. Brooklyn Boulders (Somerville, Estados Unidos da América)

espaços de coworking

Sabe-se que a saúde do corpo e da mente andam juntas. E para fazermos um bom trabalho, precisamos estar com os dois em dia. Por isso, atividades físicas também são importantes para nos tornarmos profissionais ativos, fazendo sempre um bom trabalho.

Dessa forma, cada vez mais, as empresas incentivam os seus colaboradores a praticarem esportes. Algumas até oferecem aulas coletivas e estrutura de academia dentro dos seus prédios. O espaço de coworking Brooklyn Boulders entrou para essa lista, mas com uma atividade bem fora do comum: a escalada.

A primeira unidade nasceu em Nova Iorque, no bairro do Brooklyn, mas atualmente já existem espaços em outras cidades dos Estados Unidos. A de Somerville, no estado de Massachusetts, é a maior delas, com paredes enormes para fazer escalada e esportes relacionados. O local tem mais de três mil metros quadrados e conta também com sauna, vestiário e espaços para eventos.

O crescimento: cada vez mais opções, incluindo os coworkings inusitados

Vimos que os espaços de escritórios compartilhados não oferecem somente a estrutura para trabalho. Afinal, eles são muito mais do que um escritório, são espaços de colaboração entre profissionais e empresas, são locais para interação social e precisam ser bem estruturados, confortáveis, atraentes e aconchegantes.

Uma pesquisa realizada pela Coworking Resources constatou que até o final deste ano haverá mais de 21 mil espaços de coworking no mundo. Além disso, o estudo prospectou um aumento de 43% nesse número entre 2018 e 2022. Isso mostra uma grande tendência de mercado, já que muitas empresas e profissionais já estão migrando para os escritórios compartilhados.

Agora que você conheceu alguns coworkings inusitados no mundo, que tal saber mais sobre outros escritórios flexíveis? Veja aqui 17 espaços nas principais capitais brasileiras e no mundo que são ideais para o seu negócio.


Este post foi escrito por Mariana Mendes, jornalista do Woba, inspirado pelo artigo “The World’s 4 Most Unusual Coworking Spaces”, publicado em Forbes.com.

OfficePass

Similar Posts