10 formas de construir rapport com os membros do coworking

construir rapport

Você sabe o que é “construir rapport”? Rapport é uma palavra de origem francesa e significa “criar uma relação”. Para quem frequenta coworkings, trata-se de um conceito importante, uma vez que uma das vantagens desse tipo de ambiente de trabalho são as trocas que acontecem nesses locais.

Logo, construir rapport é algo buscado por muitos frequentadores de escritórios compartilhados. Ao estabelecer uma rede de contatos significativa, você terá mais oportunidades profissionais.

Mas como colocar tudo isso em prática? Listamos 10 dicas poderosas para você construir rapport com os membros do seu coworking. Ficou interessado? Continue conosco e confira agora!

1. Relacione-se de forma humana

Essa dica pode até parecer óbvia. Mas, às vezes, estamos no “piloto automático” com nossas atividades que não nos relacionamos de forma humana com as pessoas em nossa volta.

Cumprimentar a todos, ser solícito, puxar conversa em ambientes comuns, como a cozinha e as áreas verdes, por exemplo. Todas essas são boas formas de ser bem-visto pelos seus colegas dentro do escritório compartilhado e construir rapport.

construir rapport

2. Comunique seus valores

Não tenha medo de mostrar a sua personalidade e compartilhar os seus interesses. Ao comunicar os seus valores para os outros membros do coworking, eles se sentirão à vontade para fazer o mesmo com você.

Aquela conversa descontraída próximo da máquina de café pode fazer com que você conquiste boas parcerias profissionais e também novas amizades.

3. Conecte os membros uns aos outros

A ideia dos escritórios compartilhados é criar um espírito de coletividade entre profissionais e isso é muito importante para construir rapport.

Se um colega está precisando dos serviços de um contador e você conhece um profissional dessa área que atua no mesmo coworking, pode apresentar os dois e ser o elo para que uma nova relação se construa.

4. Faça perguntas para seus colegas

É claro que você não pode se tornar aquele chato que fica questionando tudo a todos. Porém, pode, sim, fazer algumas perguntas para seus colegas. Se você quiser saber mais sobre o trabalho que um profissional executa no escritório compartilhado, por exemplo, o questione.

Isso dará abertura para que o colega também se interesse pelas suas atividades. Se der “match”, você terá conseguido construir rapport com esse outro membro do coworking, que poderá ser parceiro de ações profissionais.

5. Entenda que o corpo fala

Você pode passar o dia todo em um coworking sem falar nada, mas ter se comunicado o tempo todo. Isso mesmo! O nosso corpo fala e a forma como nos portamos em frente às outras pessoas pode dar indícios da nossa postura profissional.

Isso não quer dizer que você precisa ir trabalhar de terno, gravata e um sapato brilhando, se esse não for o seu estilo. No entanto, é recomendável ter uma boa aparência, sentar com uma boa postura e reagir quando alguém passa por você ou faz uma saudação com a cabeça, por exemplo.

construir rapport

6. Garanta que todos se sintam incluídos

Sabe quando você vai a uma festa com um amigo e, ao chegar lá, ele encontra outra pessoa e acaba deixando você de lado? É uma situação bem chata e que todo mundo já vivenciou um dia, concorda? Em um coworking funciona mais ou menos da mesma forma e você precisa garantir que todos se sintam incluídos.

Para construir rapport, você deve conectar os profissionais uns aos outros. Em eventos, como cursos realizados no coworking, apresente as pessoas que você conhece umas às outras. Dessa forma, a sua comunidade profissional não parará de crescer.

7. Seja paciente para construir rapport

Relacionamentos levam tempo para serem construídos. É assim em uma amizade, em um namoro ou em qualquer situação que envolvem duas pessoas ou mais. Por isso, é necessário ter paciência!

Muitas vezes não será nas primeiras tentativas que você formará uma grande rede de contatos profissionais. Além disso, construir rapport é um trabalho contínuo, que precisará ser feito cotidianamente em sua carreira.

8. Construa laços fortes

Ainda na década de 1970, o estudioso Mark Granovetter resolveu estudar os laços que conectavam as pessoas numa rede. Ele chegou à conclusão de que toda relação gera um laço, que pode ser forte ou fraco.

Os laços fracos são aqueles que temos com conhecidos, com os quais não mantemos contato. Como um vizinho, um ex-colega de trabalho etc. Já os laços fortes são os que temos com pessoas próximas, como amigos e familiares.

Para construir rapport é importante criar laços mais fortes com os membros do coworking que você frequenta. Hoje em dia, com as redes sociais, isso ficou muito mais fácil. Assim, é possível compartilhar conteúdos que sejam interessantes com os seus colegas, por exemplo, e estreitar a relação por meio disso.

construir rapport

9. Saiba observar

Sabe aquele ditado que diz “os opostos se atraem”? Balela! Pelo menos quando falamos em relações pessoais. Você não consegue ter uma amizade sincera com alguém que pensa muito diferente ou que tem gostos completamente contrários aos seus, concorda?

É por isso que, para construir rapport, é uma boa prática ser um excelente observador. Preste atenção nos demais membros dos escritórios compartilhados e veja quais deles têm um perfil similar ao seu, para que assim possa conquistar novos contatos para a sua rede profissional.

A ideia é que você seja mais certeiro quando for desenvolver estratégias e encontre parceiros que realmente possam somar na sua rede de relacionamentos. Seja observador e tenha sucesso ao construir relações profissionais sólidas e duradouras.

10. Crie experiências compartilhadas

As experiências compartilhadas são uma excelente oportunidade para ampliar a rede e ter contato com mais profissionais do seu escritório compartilhado. Para isso, sugira cursos, encontros, cafés coletivos etc.

Caso você seja um profissional autônomo ou freelancer e ainda não frequente um coworking, a ida a um escritório compartilhado pode ser o pontapé inicial para construir rapport de maneira adequada!

E o Woba tem uma oportunidade incrível para você, que ainda não faz parte do nosso universo de coworkers! Entre os dias 12 e 16 de agosto acontece a Coworking Week! Será uma semana inteira com diárias gratuitas em coworkings de todo o Brasil. Veja agora mais informações!


Texto de Lucas Flores – Relações Públicas e mestre em Letras, Cultura e Regionalidade. Desde 2013, trabalha com produção de conteúdo para web. 

coworking week

Similar Posts