Confraternização para empresa remota: como foi o Retreat do Woba

OfficePass trabalho no escritório

Os encontros entre as equipes são momentos divertidos que geram conexões pessoais e profissionais. Mas como fazer uma confraternização para empresa remota? Neste post te contamos o que aconteceu no Retreat Woba e damos ideias para você aplicar na sua realidade também.

Quando uma equipe trabalha remotamente, seja de forma integral ou parcial, alguns processos e rituais devem ser um pouco diferentes. Para se sentirem conectados uns aos outros os funcionários desenvolvem estratégias de comunicação e envolvimento bastante eficazes, como uma confraternização para empresa remota de tempos em tempos.

Esses momentos são essenciais para fomentar a colaboração, a troca de experiências e o fator social, que é tão importante para as pessoas. Por isso, o Woba realiza anualmente um encontro com todos os colaboradores, o nosso Retreat. Se você quer saber mais sobre como realizar uma confraternização para empresa remota e descobrir como foi a experiência do Woba em 2020, veja a seguir.

Sobre o Woba e a cultura anywhere office

confraternização para empresa remota
Evento realizado em São Paulo com presença do Woba

Se você já conhece o Woba sabe que somos grandes adeptos do trabalho remoto. Inclusive trabalhamos de forma 100% remota, com colaboradores espalhados em diversas cidades, distribuídas entre cinco países diferentes (Brasil, Portugal, Hungria, Inglaterra e Peru). Para que isso dê certo contamos com ótimas ferramentas digitais e uma cultura interna muito bem construída.

Nossos princípios incluem a confiança em cada um dos integrantes da equipe, a capacidade de autogestão, proatividade e comprometimento. Nos baseamos em três pilares principais: colaboração, dinamismo e conexão. Enquanto temos como essência, ao mesmo tempo, a diversão, sentimento de pertencimento e espírito explorador.

Adoramos a flexibilidade e liberdade que o trabalho remoto nos proporciona — e por causa delas, somos todos nômades do Woba. Nos apelidamos dessa forma pois não existe palavra melhor para descrever nossa natureza, estamos cada dia em um lugar diferente.

E por mais que isso seja realmente incrível, existem aqueles momentos em que sentimos falta do contato físico. Nós nos reunimos diariamente de forma virtual, mas nem sempre é possível estarmos juntos fisicamente. Pensando nisso, desenvolvemos uma estratégia para resolver esse problema e chegamos ao modelo do Retreat Woba. Se você quer saber mais sobre essa experiência, continue lendo.

O que é o Retreat Woba

Uma confraternização para empresa remota pode acontecer de várias formas diferentes. No caso do Woba, como temos pessoas fora do Brasil e que moram em várias cidades do país, decidimos que a melhor opção seria realizar uma viagem capaz de reunir todos no mesmo local pelo maior número de dias possível. Pelo segundo ano consecutivo esse encontro foi um sucesso e praticamente todo o time pôde participar.

O local escolhido em 2020 foi a vila de Arraial D’Ajuda, na Bahia. Quase 60 pessoas compareceram e vivemos quatro dias intensos, com muitas atividades, dinâmicas e, claro, festas. A princípio o destino final era segredo, apenas alguns integrantes da organização sabiam onde seria realizado o Retreat, o que adicionou doses de animação e expectativa ainda maiores para o time.

Esses momentos são essenciais para criar conexões e aumentar ainda mais a integração das equipes. Os relacionamentos, tanto pessoais quanto profissionais, fazem parte da essência do ser humano e devem ser cultivados. Por isso, gestores de empresas (pequenas, médias e grandes) devem dar valor a esse aspecto, que contribui para a satisfação e produtividade dos funcionários.

confraternização para empresa remota
Os fundadores do Woba: Roberta, Pedro e Eric

Atividades de uma confraternização para empresa remota

Como dissemos acima, durante os dias que passamos em Arraial D’Ajuda realizamos todos os tipos de atividades. Foram intercalados momentos livres e de descontração com dinâmicas pensadas para aumentar a união dos times da empresa. Abaixo falaremos um pouco do que foi vivido no Retreat Woba 2020.

confraternização para empresa remota

1. Kick-off e apresentação do evento

Nossa CEO, Roberta Vasconcellos, realizou a abertura oficial do evento na noite do primeiro dia de Retreat. Esse é o momento de falar sobre os objetivos e expectativas para os dias que estarão por vir. Além disso, todos ouviram atentamente à história do Woba, como tudo começou e quais são os planos para os próximos anos. Cada colaborador teve a oportunidade de, também, falar um pouco sobre sua experiência com a empresa e todos os envolvidos nessa história.

2. Show de talentos

Será que os integrantes das equipes realmente se conhecem? Pode ser que você não saiba que a pessoa que trabalha com você todos os dias sabe tocar um instrumento musical, por exemplo. Pensando nisso, realizar um show de talentos ou simplesmente abrir o microfone para ouvir histórias inusitadas pode ser uma ótima estratégia. E foi exatamente o que fizemos! Os nômades conheceram de forma bastante divertida um pouquinho mais sobre cada um de seus colegas.

3. Atividades físicas e de relaxamento

A importância da realização de esportes ou atividades físicas já é conhecida. O bem estar dos funcionários se tornou uma grande preocupação para empresas de todos os tamanhos. E incentivar os profissionais a encontrarem uma modalidade da qual eles gostem é uma forma prática e eficaz de ajudá-los. No Retreat realizamos yoga, meditação, fizemos uma trilha leve e tivemos até uma pequena aula de dança.

Além disso, um de nossos co-fundadores, Pedro Vasconcellos, realizou as Olimpíadas dos Nômades. Ela consistiu em uma gincana que envolvia desafios físicos e intelectuais para os participantes. Cada equipe precisava desenvolver estratégias e delegar tarefas de acordo com as atividades. Dessa forma, as pessoas foram capazes de criar uma conexão com seus times e estabelecer uma relação de confiança ainda maior. Uma das atividades, por exemplo, foi a travessia de um “campo minado”, na qual uma pessoa vendada era guiada por dois de seus colegas.

4. Hackathon

Momentos de encontro entre equipes são extremamente propícios para o surgimento de novas ideias. A união de profissionais de departamentos diferentes ajuda a gerar soluções criativas para questões internas da empresa. Um vendedor pode ter sugestões valiosas para o time de operações, por exemplo. Afinal, ele vive o dia a dia do negócio com uma perspectiva bastante diferente. Ideias simples são capazes de melhorar consideravelmente certos processos e otimizar resultados. Use e abuse dessa interação para estimular o brainstorming entre as equipes, como fizeram nossos fundadores Eric Santos, Roberta e Pedro Vasconcellos.

confraternização para empresa remota
Hackathon: hora de pensar em novas estratégias para a empresa

5. Festas e tempo livre

A socialização é uma parte muito importante da conexão entre os integrantes de uma equipe. Criar laços com colegas de trabalho traz uma sensação de pertencimento que é altamente benéfica para os profissionais de uma empresa. Além disso, conhecer melhor as pessoas com quem você convive te ajuda a ter mais empatia com o outro, sentimento essencial para que haja respeito dentro e fora do ambiente corporativo.

As festas e períodos livres ajudam nessa tarefa. Os colaboradores se divertem ao mesmo tempo que se unem uns aos outros, descobrindo cada vez mais afinidades e coisas em comum. E essa conexão é incrível!

O que os colaboradores dizem

Pela experiência do Woba com o Retreat é possível perceber que os colaboradores da empresa simplesmente amam esse momento. Tanto as conexões que são criadas e fortalecidas quanto os momentos de diversão são combustível para uma maior satisfação e motivação das pessoas. São momentos que ficam guardados para sempre na memória dos integrantes da equipe e deixam aquele gostinho de “quero mais”. A expectativa para o ano seguinte é cada vez maior.

Para a CEO, Roberta Vasconcellos, o sentimento que fica é de agradecimento com um pouco de nostalgia: “É muita gratidão, obrigada a Deus e a todo mundo que esteve presente. E o que fica é a saudade, mas amanhã estamos juntos no Slack, Zoom, Tandem. Estamos sempre juntos!”. Para ver mais fotos e depoimentos, procure pela hashtag #RetreatWoba2020 no Instagram ou veja nos destaques do nosso perfil na rede social.

OfficePass trabalho no escritório

Similar Posts