Como gerenciar e resolver conflitos internos no trabalho remoto

conflitos internos no trabalho remoto

Um dos desafios dos gestores contemporâneos é gerenciar e resolver conflitos no trabalho remoto. Elencamos uma série de dicas que são muito úteis nesse momento. Confira!

Gerenciar e resolver conflitos internos é algo que deve fazer parte da lista de prioridades de qualquer empresário ou líder dentro de uma empresa.
 
Afinal, se não forem buscados meios para resolver os conflitos internos e reduzir os atritos entre os funcionários, a produtividade e a lucratividade de uma companhia podem ser afetadas.
 
A resolução de conflitos se tornou ainda mais importante no momento atual, em que o trabalho remoto, impulsionado pela pandemia da Covid-19, passou a ser adotado por muitas empresas.
Sem reuniões presenciais diárias e com menos oportunidades de interação, a resolução de conflitos internos se tornou ainda mais desafiadora.

6 dicas e estratégias para gerenciar e resolver conflitos internos no trabalho remoto

Para que você consiga gerenciar e resolver conflitos internos no trabalho remoto e sua equipe não perca produtividade, listamos algumas dicas e estratégias.

Recomendamos que você prossiga com a leitura para que possa implementar essas táticas no seu negócio. Vamos lá?

1. Garanta uma comunicação eficaz entre os seus colaboradores

Um dos principais motivos que fazem com que surjam conflitos nas empresas que trabalham remotamente é a falta de interação.

Além disso, a troca de mensagens apenas em texto pode causar diferentes interpretações. Quando alguém lê algo, não sabe a entonação de voz que o emissor quis dar para a frase, por exemplo.

Por isso, é uma boa ideia buscar meios para garantir uma comunicação eficaz entre os seus colaboradores. Além disso, as conversas, pelo menos em alguns momentos, devem ser orais.

Fazer videoconferências usando ferramentas como o Zoom é uma prática interessante para repassar demandas e garantir que os colaboradores interajam entre si.

para a atribuição de tarefas e trocas rápidas, recursos como o Trello, o Asana e o Slack funcionam perfeitamente para se organizar melhor.

2. Defina políticas claras para lidar com os conflitos

É importante que a empresa defina políticas e protocolos claros para gerenciar e resolver conflitos internos. Dessa forma, quando uma situação adversa ocorrer, o gestor não precisa perder muito tempo pensando no que vai fazer.

Veja um exemplo de passo a passo para resolver conflitos no trabalho remoto:

  1. Identifique o conflito em questão e quais foram as suas causas;
  2. Converse com os funcionários envolvidos e entenda os dois lados da história;
  3. Promova uma conversa com as partes envolvidas e busque por uma solução que seja viável para todos, inclusive a empresa;
  4. Se for necessário, solicite aos colaboradores que façam a assinatura de um documento formalizando a decisão tomada.

3. Tenha uma comunicação clara e transparente com a sua equipe

conflitos internos no trabalho remoto

A falta de transparência na comunicação entre os times é algo que contribui para que os funcionários se sintam inseguros e isso faz com que conflitos internos aconteçam.

Quando os processos são pouco transparentes, um funcionário pode pensar que os chefes ou colegas estão conspirando contra ele, por exemplo. 

O medo de ficar desempregado ou se prejudicar na empresa pode criar um sentimento negativo de competição, toxicidade e até mesmo ciúmes entre os colaboradores.

Para evitar que isso aconteça, é papel do líder adotar um sistema de comunicação sempre transparente e aberto para todos. Quando a equipe conhece os processos da empresa e como tudo ocorre, não há espaço para as teorias conspiratórias e as fofocas.

4. Incentive os funcionários a darem aos outros o benefício da dúvida

Sabe aquele jargão dos advogados que a gente sempre ouve nos filmes, séries e novelas: “Ninguém é culpado até que se prove o contrário”?

Essa afirmação tem como base o Artigo 11º da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH). Muito usado no meio jurídico, o trecho afirma que qualquer cidadão é inocente de possíveis delitos, até que sejam encontradas provas que o incriminam.

Trazendo essa realidade para o meio empresarial, é importante que os funcionários sejam incentivados a dar para os outros o benefício da dúvida. Ou seja, se alguma situação adversa acontecer, ninguém pode sair condenando o colega.

Caso perceba um comportamento inadequado do colega, o mais correto a ser feito é comunicar o supervisor de forma amigável. É ele quem procederá para apurar os fatos e tomar a melhor decisão para resolver o problema.

Nesse sentido, o líder deve encorajar a equipe a não presumir o pior e tentar ser mais atenciosa, em vez de julgar os colegas. Isso fará com que os seus funcionários se sintam mais empáticos e gentis uns com os outros, levando a menos conflitos.

5. Sempre monitore a produtividade do seu time

conflitos internos no trabalho remoto

Um dos principais problemas causados em uma equipe com conflitos é a baixa produtividade, conforme comentamos.

As empresas funcionam como máquinas, em que uma peça depende da outra para que o resultado alcançado seja o esperado. Porém, se uma dessas peças está desalinhada, o mecanismo não funciona como um todo.

Por conta disso, é importante que você sempre monitore a produtividade do seu time. Se a equipe estiver pouco produtiva, pode ser que alguma “peça” esteja fora do lugar e precise ser ajustada.

Nesse momento, convém gerenciar e resolver os conflitos internos, que podem ser motivados por diversos fatores, como os citados anteriormente.

6. Comemore as vitórias da sua equipe remota

Mais do que gerenciar conflitos, é preciso encontrar meios para evitá-los. Por isso, é interessante que você comemore as vitórias da sua equipe remota.

Se você coordena um time de vendedores, por exemplo, e eles alcançaram a meta do mês, isso pode ser celebrado em um encontro virtual. 

Que tal enviar uns quitutes ou brindes da empresa por um motoboy e fazer uma “festinha” virtual no Zoom para celebrar a conquista?  Momentos como esse estreitam as relações e fazem com que os conflitos sejam evitados.

Coloque em prática as nossas dicas para gerenciar e resolver conflitos internos no trabalho remoto! Dessa forma, o seu time será ainda mais produtivo e apresentará bons resultados, independentemente do local escolhido por cada membro para trabalhar.

E para continuar aprendendo sobre o assunto, leia agora o nosso artigo com 7 dicas práticas para garantir o sucesso da cultura da empresa com colaboradores remotos.


Texto de Lucas Flores – Relações Públicas e mestre em Letras, Cultura e Regionalidade. Desde 2013, trabalha com produção de conteúdo para web e há cerca de um ano trocou o interior do Rio Grande do Sul por Porto Alegre

Similar Posts