Concorrência no coworking: o que fazer para se destacar?

Se existe concorrência, o mercado está aquecido. Com ela, você aprende, amadurece seu negócio e tem um incentivo a mais para buscar aprimoramento constante. E a concorrência no coworking acaba sendo realidade está próxima. A

final, com cada vez mais adeptos a este estilo de trabalho, estará cada vez mais comum a presença de empresas e profissionais do mesmo segmento utilizando o mesmo espaço.

E quer saber? Tudo bem! Chegou a hora de fazer desse limão uma limonada, ou melhor, uma caipirinha.

Um coworking para chamar de seu

De acordo com o Censo Coworking Brasil, em 2018, os coworkings movimentaram 127 milhões de reais, fizeram cerca de 214 mil pessoas circularem por seus espaços, disponibilizaram 88 mil estações de trabalho e geraram 7 mil empregos diretos.

Esses números te dizem algo? Para nós diz, e muito: esse mercado está crescendo, e ter que lidar com sua concorrência compartilhando a mesma estação de trabalho é uma realidade bem próxima.

Achou um ponto negativo? Não vá por esse caminho. Te explicamos o porquê.

  1. Como a própria pesquisa do Censo Coworking Brasil afirma, “hoje não existe espaço ideal. Cada um vem experimentando diferentes tipos de estrutura, com diferentes serviços e testando o que funciona.” Ou seja, tem espaço pra todo mundo, e cada um extrai desta experiência o que for melhor.
  2. Aprender com quem vive dores parecidas com as suas é infinitamente melhor. Ou seja, transforme a concorrência numa parceria. Falaremos mais sobre isso.
  3. A concorrência te ajudará a aprimorar seus negócios, sair da zona de conforto, do comodismo humano. Olhe para seu colega coworker como uma oportunidade de evoluir, crescer sua empresa, seu lado profissional e pessoal.

concorrência no coworking

Concorrência no coworking ou Parceria?

Sério, em pleno século XXI está na hora de entender que o mercado precisa de concorrência por dois motivos: o primeiro para atender as necessidades de uma população que cresce exponencialmente, o segundo, sem concorrência não há mercado justo, será uma disputa desleal com o consumidor. Quem domina o mercado, acaba liquidando as necessidades do cliente.

Dito isto, é indispensável exercitarmos o olhar para a concorrência no coworking como sendo um aliado. Não estamos dizendo que sua empresa precisa entrar em acordo com as demais empresas do segmento em cada tomada de decisão, apenas que precisa existir cordialidade, e quem sabe conversas amigáveis para entender como podem melhorar a atuação de ambas.

Dentro dos coworkings isto é uma prática. Afinal, a essência dos escritórios compartilhados, como o nome bem diz, é compartilhar, sejam ideias, sejam despesas, sejam dúvidas ou bons resultados. Agora pense: você adere a esta forma de trabalho, ou seja, vira um coworker. Seu concorrente opta pelo mesmo caminho. Vocês passam a compartilhar vivências, ideias, possibilidades de melhorar o mercado que atual. Lindo né? Então, isso é parceria. Isso é ser coworker.

Convencido a ir para um coworking?

Ok. O primeiro passo já foi dado. Antecipe tendências e comece 2019 buscando um coworking para chamar de seu. Será uma jornada de muito aprendizado, e sem dúvidas, muito divertida. Para começar, temos uma dica de como encontrar o coworking ideal.

Dentre os benefícios de levar sua empresa para dentro de um escritório compartilhado, o principal deles é a oportunidade de evolução dos seus funcionários. Eles vão conviver diariamente com uma amostra do mercado, é quase uma pesquisa qualitativa diária. Obviamente, cada um absorve esta experiência de uma forma diferente, logo, não tem como criar uma regrinha. Mas, com certeza todos crescem, evoluem.

Enfim, chega de falar, ou melhor, escrever. Hora de partir para a prática e vir compartilhar suas experiências aqui, claro!

Estamos te esperando, quem sabe para um café?

Até a próxima! 🙂

 

Similar Posts