Carreira

Como superar a confusão mental? Entenda por que você pode estar lutando para pensar com clareza 

Redação BeerOrCoffee
Escrito por Redação BeerOrCoffee em janeiro 25, 2022
Como superar a confusão mental? Entenda por que você pode estar lutando para pensar com clareza 
Junte-se a mais de 30 mil pessoas!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos sobre o futuro do trabalho!

Saber como superar a confusão mental pode ser o diferencial para conseguir melhores resultados. Para isso, é preciso rever a rotina para implementar boas práticas que permitam otimizar as suas entregas. Saiba mais neste post!

Uma rotina complicada, como é comum em startups, pode gerar dificuldades para manter o foco e  pensar com clareza. Nesses momentos, é preciso entender o que é e como superar a confusão mental. O cenário de pandemia fez com que muitos profissionais passassem por essa situação.

Ela engloba um conjunto de sintomas que dificultam o desenvolvimento do raciocínio, em um processo que ficou conhecido como névoa cerebral. Dessa maneira, é importante entender mais sobre o problema e como superá-lo para otimizar o seu desempenho. 

Você já notou algum desses sintomas? Então continue lendo para entender o que é e como superar a confusão mental!

Como superar a confusão mental

O que é a confusão mental?

A confusão mental consiste em um estado de perturbação da mente que pode ter relação com diversas situações, como a redução do nível de consciência ou do desempenho ao realizar diferentes atividades relacionadas às funções cognitivas.

Em muitos pacientes, ela é resultado da infecção por covid-19. Entretanto, o problema também pode surgir em outros cenários. Isso porque a confusão mental também está relacionada a outras questões, como:

  • Níveis baixos de oxigênio;
  • Infecções;
  • Febre;
  • Estresse e ansiedade;
  • Problemas de sono;
  • Uso de medicamentos;
  • Deficiências nutricionais;
  • Entre outros. 

Inclusive, é importante destacar que empresas com rotinas mais aceleradas, buscando maior crescimento e inovação, a confusão mental também poderá estar presente. Afinal, são diversas questões acontecendo simultaneamente e exigindo a atenção dos profissionais, assim como a busca por soluções ou o cumprimento de etapas. 

Entretanto, esse excesso de informações pode dificultar a organização do pensamento, fazendo com que os profissionais não consigam pensar com a clareza necessária. Como resultado, o trabalho pode ser prejudicado e afetar toda a cadeia produtiva do negócio. 

Como superar a confusão mental?

Conhecendo mais sobre o conceito, é importante entender como superar a confusão mental. Primeiro, considere fazer uma consulta médica para identificar se não existem fatores de saúde gerando o problema e, se for o caso, realizar os tratamentos. Também, vale a pena seguir algumas dicas práticas sobre o tema. Veja só:

Adote padrões em seu dia a dia

O cérebro humano sofre impactos diários relacionados às experiências vivenciadas. Nesse cenário, a existência de rotina ajuda a protegê-lo dos efeitos de pequenas situações adversas, que podem gerar alterações em determinados aspectos do dia a dia. 

No entanto, diante de situações mais impactantes, é possível que os comportamentos habituais deixem de ser aplicados, alterando padrões e afetando o funcionamento cerebral. A pandemia, por exemplo, trouxe a necessidade de manter o distanciamento social, mudando a rotina de várias pessoas.

Quem estava acostumado a trabalhar fora de casa e frequentar diversos espaços, como academias ou restaurantes, precisou manter uma rotina mais caseira de maneira abrupta. Logo, o cérebro passou a exigir mais energia para se adequar às mudanças e construir novos padrões — o que pode gerar a confusão mental.

Portanto, uma das formas de combater esse problema é repensar a rotina para organizá-la, facilitando a padronização que a nossa mente precisa para ter um melhor desempenho. Mas por que isso acontece? O motivo é simples: a rotina permite economizar energia. 

Com o tempo, o cérebro começa a desenvolver comportamentos automatizados, visando ocupar menos energia. Com isso, ele busca meios de se dedicar mais às tarefas, o que ajuda a desenvolver pensamentos, ideias e cumprir as atividades com maior eficiência. Logo, a rotina é uma peça-chave quando se trata de como superar a confusão mental. 

Como superar a confusão mental

Estabeleça rotinas matinais

Seguindo essa linha de pensamento sobre rotina, é preciso ter especial atenção às manhãs. As primeiras horas do dia podem gerar situações de estresse diante de mudanças. Por exemplo, em uma alteração brusca entre o regime presencial e o trabalho remoto, existem alguns problemas que podem ser desencadeados.

Ao começar a trabalhar em casa, é possível que surjam dificuldades para encontrar o espaço ideal, organizar os horários ou, até mesmo, conseguir sair da cama no horário desejado. Ao mudar para um regime presencial de modo abrupto, podem surgir problemas para ajustar a nova hora ideal para levantar, para lidar com o trânsito, se vestir corretamente etc. 

Portanto, estabelecer uma rotina desde as primeiras horas do dia é importante para superar problemas do trabalho remoto ou de outros regimes de trabalho. Para auxiliar, separe um tempo para pensar na rotina, organizar a agenda e os horários. Com essas decisões tomadas, será mais fácil implementá-las em seu dia a dia, evitando essas escolhas logo pela manhã. 

principais dificuldades das empresas de tecnologia no trabalho híbrido

Tenha boas noites de sono

Uma das causas comuns da confusão mental tem relação com os problemas de sono. O bom funcionamento do corpo depende das horas de sono, pois é durante esse período que o organismo exerce as suas principais funções restauradoras, como combater as toxinas. 

Nesse sentido, os adultos precisam de cerca de oito horas de sono de qualidade e, preferencialmente, em horários regulares, seguindo uma rotina. Por isso, independentemente do regime de trabalho, é importante que as exigências e tarefas se alinhem a uma rotina saudável, sem excesso de horas dedicadas ao trabalho, por exemplo.

Afinal, esse tipo de prática pode reduzir as horas de sono ou fazer com que as horas dormidas não sejam de qualidade devido ao alto nível de estresse e preocupação. Assim, a cultura da empresa e o setor de gestão de pessoas também podem ajudar a equipe a combater o estado de confusão mental e criar um ambiente mais favorável. 

Conseguiu entender como superar a confusão mental? Como visto, a adoção de uma rotina padronizada e de boas horas de sono são fatores fundamentais para auxiliar na construção do pensamento. Então reavalie os seus hábitos para incluir as nossas dicas no seu dia a dia. 

Após conferir essas dicas, saiba mais sobre o tema. Aproveite e confira 7 coisas que as pessoas mentalmente fortes evitam em suas rotinas!

Texto escrito por Redação BeerOrCoffee. Revisado por Marcelo Madeira, tradutor, revisor e editor freelancer. 

Faça sua primeira reserva em um coworking!

X