Como se convencer a fazer coisas difíceis no trabalho

Como se convencer a fazer coisas difíceis

Você já teve dificuldades para conseguir realizar tarefas mais complicadas? Isso é normal, mas existem dicas sobre como se convencer a fazer coisas difíceis que podem auxiliar no seu trabalho. Veja como isso é possível e otimize a sua rotina!

Independentemente da profissão, cargo ou forma de atuação, diversos profissionais podem ter um problema em comum: a dificuldade para realizar determinadas atividades. Geralmente, isso acontece por serem mais complexas, incômodas ou maçantes. Nesse cenário, como se convencer a fazer coisas difíceis no trabalho?

A verdade é que, nesse momento, a nossa mente pode trazer a maior barreira, gerando distrações e direcionando o foco para outras atividades. Inclusive, essa pode ser uma das grandes causas da famosa procrastinação — que pode resultar em frustrações e problemas em relação às entregas.

A boa notícia é que existem formas de lidar com essa situação. Se você quer saber como se convencer a fazer coisas difíceis, continue com a gente!

Como se convencer a fazer coisas difíceis

Identifique as tarefas que geram mais dificuldade

Para começar, vale a pena fazer um exercício de autoconhecimento para entender o que gera mais dificuldade em sua rotina de trabalho. Ao observar o seu dia a dia, é possível identificar padrões com o que demanda mais tempo para ser iniciado e finalizado devido à resistência em lidar com a questão.

O autoconhecimento é uma atitude importante para que seja mais fácil lidar com as demandas. Afinal, para conseguir solucionar um problema de maneira efetiva, o primeiro passo é identificar as causas. Entendendo quais são as coisas que trazem mais dificuldades, há chances de traçar estratégias mais robustas para enfrentá-las e beneficiar a produtividade.  

Conheça o princípio hedônico

Uma dica sobre como se convencer a fazer coisas difíceis no trabalho é entender o que pode colaborar com esse cenário. Aqui, o princípio hedônico pode fazer toda a diferença e abrir a sua mente para as causas da tendência de procrastinar na hora de cumprir essas tarefas.

Ele aborda o comportamento humano, entendendo que as escolhas das tarefas que realizamos tem o objetivo de minimizar questões negativas e tentar priorizar as positivas. Basicamente, se aproximar do prazer e fugir da dor. 

Nesse sentido, as escolhas feitas na rotina tendem a fazer com que as tarefas chatas fiquem para depois. É um processo natural do nosso cérebro, então entendê-lo pode ajudar a superar as dificuldades mudando a forma de encarar as decisões. 

Aproveite os momentos de bom humor

Conhecendo o hedonismo, vale saber que existe uma tendência de que a escolhas das tarefas podem ser influenciadas pelo humor, assim como o desempenho no trabalho. Se você estiver com sentimentos de tristeza, ansiedade e desânimo, é natural que seja mais difícil optar por uma tarefa complexa ou conseguir concluí-la.

Por outro lado, quando o humor está positivo, pode ser mais fácil realizar as coisas mais difíceis do trabalho. E como usar isso para ajudar a cumprir as atividades? A ideia é ter organização para entender o que deve ser feito e os prazos, mas priorizar as tarefas mais difíceis nos dias em que você estiver se sentindo melhor, com mais animação ou motivação, por exemplo. 

E, quando isso não for possível, vale pensar nos benefícios que a conclusão da atividade trará. Ao concluí-la e tirá-la da lista de pendências, a sensação de dever cumprido costuma melhorar o humor. Logo, isso pode ser utilizado como estímulo, principalmente diante das diversas possibilidades do trabalho remoto, que tende a aumentar a dispersão do pensamento em momentos do tipo. 

principais dificuldades das empresas de tecnologia no trabalho híbrido

Estruture a sua agenda considerando as tarefas difíceis

Seguindo a lógica das dicas anteriores, outra prática importante é ter uma agenda estruturada e reduzir a autonomia do cérebro. Quando existem escolhas, você já viu que a tendência é a priorização do que for mais fácil ou prazeroso. Portanto, a organização da rotina determinando quando realizar as coisas mais difíceis permite mitigar o problema. 

Além disso, envolva o pensamento lógico nas decisões. Muitas vezes, as escolhas fáceis exigem menos mudanças e energia, mas também tendem a manter os processos como estão e impedem a realização de melhorias. Trazer esse tipo de análise na hora de definir qual atividade fazer e focar em uma tarefa difícil pode ajudar a concluí-la com sucesso. 

Como se convencer a fazer coisas difíceis

Trabalhe com as recompensas

Você já parou para pensar que as recompensas, mesmo pequenas, podem estimular a realização de diferentes atividades? Isso tem relação com a motivação: o desejo de receber um mimo ou aproveitar uma experiência específica, por exemplo, podem estimular a realização das tarefas. A ideia é trazer isso para a rotina de trabalho, estabelecendo recompensas diante da conclusão das atividades. 

E para estimular a equipe, a empresa pode estabelecer metas e oferecer pequenos mimos após entregas que são mais complicadas para o time. Um café diferente ou um cupom para o colaborador pedir um delivery, por exemplo, já podem ter efeitos bastante positivos. 

Nesse caso, vale fazer uma avaliação dos processos para identificar os gargalos que demonstram as ações mais complexas e que geram dificuldades. Também vale conversar com a equipe para pensar nas recompensas. Assim, a estratégia será mais eficaz.

Mantenha um ambiente positivo

Por fim, vale rever o ambiente de trabalho, a cultura organizacional e outras características relacionadas à própria empresa. Por exemplo, com o crescimento na adoção dos novos formatos de trabalho, a utilização do anywhere office e a jornada flexível se tornaram tendência. A mudança do foco dos líderes e gestores também passou por mudanças.

Em vez de cobrar horas trabalhadas e comparecimento à empresa, muitas companhias passaram a observar os resultados entregues. Isso reduz a carga da função de liderança, enquanto permite criar um ambiente mais favorável para todos. O motivo é simples: um ambiente mais agradável estimula a motivação, que ajuda a lidar com as tarefas mais complicadas do dia a dia. 

principais dificuldades das empresas de tecnologia no trabalho híbrido

Com essas dicas sobre como se convencer a fazer coisas difíceis no trabalho, você conseguirá superar os desafios para aumentar a produtividade, sem deixar tarefas importantes para depois. Além disso, essas práticas também podem auxiliar a equipe, então vale a pena compartilhá-las com todo o time para que todos possam se beneficiar.

Quer aproveitar mais oportunidades para criar um ambiente positivo que estimule o trabalho? Conheça o OfficePass do BeerOrCoffee e proporcione espaços para a sua equipe trabalhar em mais de 160 cidades do Brasil!

OfficePass do Woba


Texto escrito por Joanna Nandi, Redatora Web.

Similar Posts