Como o trabalho híbrido está revolucionando o escritório físico?

Conforme ganha popularidade nas empresas, o trabalho híbrido está revolucionando o escritório físico. Agora, esses ambientes estão mais focados no desenvolvimento da cultura e se concentram na colaboração. Leia o artigo e compreenda esse fenômeno.

O trabalho híbrido está revolucionando o escritório físico! Agora, os espaços de trabalho estão deixando de ser apenas um local onde as atividades são realizadas e são muito mais focados em se desenvolverem como hubs de relacionamento.

O formato híbrido, vale lembrar, se caracteriza pelas empresas darem autonomia para os colaboradores escolherem onde, como e quando realizarão as suas atividades.

Nesse modelo, os funcionários podem alternar as suas atividades entre o home office, os coworkings e o escritório tradicional da empresa, por exemplo. 

Leia os tópicos abaixo e saiba mais sobre como o trabalho híbrido está revolucionando o escritório físico. 

O trabalho híbrido está revolucionando o escritório físico: entenda como isso acontece

Recentemente, uma reportagem da CNN Brasil trouxe dados de uma pesquisa realizada pela empresa global de consultoria Robert Half.

Segundo o estudo, 92% dos trabalhadores preferem o trabalho híbrido e 48% das empresas entrevistadas pensam em adotar esse formato de alguma forma até o final de 2022. 

A pesquisa também aponta que as empresas precisam focar na reconstrução das conexões entre as equipes e suas áreas, além de utilizar plataformas que melhorem a comunicação. 

Em meio a essa realidade, os escritórios físicos estão mudando de objetivo e até mesmo tendo a estrutura física alterada. Em suma, a revolução ocorre em três tópicos. Veja!

Fortalecimento da colaboração, da cultura e da coesão

A socialização é uma das principais razões pelas quais os colaboradores desejam trabalhar no escritório físico em alguns momentos. 

Isso porque, quando estão no mesmo ambiente de trabalho que os colegas, as pessoas se sentem mais colaborativas e pertencentes à cultura da empresa.

Tal informação tem respaldo científico! Segundo uma pesquisa da McKinsey, mais da metade dos funcionários que pediram demissão dos empregos nos últimos meses, fizeram isso porque não tinham um sentimento de pertencimento. 

Ao nos aprofundarmos no estudo da cultura, podemos buscar referências como o sociólogo Mark Granovetter que, em 1973, buscou entender como acontece a difusão das informações e dos fenômenos culturais a partir dos relacionamentos humanos.

Granovetter desenvolveu a chamada “teoria dos laços”. Para ele, um laço é um elemento de ligação entre as pessoas que participam de determinada rede, como os colaboradores de uma empresa.

O sociólogo divide os laços em três categorias: fortes, fracos e ausentes. Ele explica que, quanto maior a intensidade emocional do vínculo entre dois indivíduos, mais força tem o laço social.

Para que os funcionários de uma empresa se sintam pertencentes à cultura organizacional de uma empresa, portanto, fortalecer os laços com os colegas de trabalho é essencial.

É claro que isso pode ser estimulado mesmo no trabalho remoto. Porém, os encontros presenciais periódicos contribuem para que tais laços sejam fortalecidos.

O trabalho híbrido, portanto, está revolucionando o escritório físico nesse sentido. As sedes das empresas estão se tornando pontos de encontro para os colaboradores desenvolverem melhor os seus laços sociais.

Mudanças no design do escritório físico

O modelo de trabalho híbrido também está provocando mudanças na arquitetura e no design dos escritórios físicos das empresas.

Aquele velho modelo estrutural, em que cada executivo ou setor tem uma sala específica, por exemplo, é cada vez menos aplicado.

Como os funcionários não ficam fixos na empresa, não faz sentido que eles tenham uma sala apenas para eles, por exemplo.

Os escritórios das empresas tendem a ter um desenho cada vez mais similar ao dos coworkings, com grandes estações de trabalho que podem ser ocupadas pelos colaboradores.

Além disso, as salas de reunião e os espaços colaborativos, como cozinhas e áreas de descanso também devem ser mais valorizados. 

Isso porque é nesses espaços que ocorre a convivência entre os funcionários, provocando o fortalecimento dos laços sociais e o fortalecimento do sentimento de pertença à cultura.

Ausência de padrão no design

Até pouco tempo atrás, os escritórios das empresas eram praticamente o mesmo, independentemente do setor em que elas atuassem. No futuro do trabalho, isso deve deixar de ocorrer.

O design dos escritórios deverá se desenvolver conforme a necessidade de cada organização. 

As empresas que lidam com finanças, como os bancos e as fintechs, por exemplo, geralmente precisam de mais escritórios privativos, tendo em vista que trabalham com dados confidenciais dos clientes.

Por sua vez, empresas de outros segmentos, como as que prestam serviços comerciais, podem operar com mais flexibilidade e totalmente em hot desking, ou seja, sem assentos fixos ou salas privativas no escritório.

Google Bay View: modelo de escritório no mundo do trabalho híbrido

Um bom exemplo de um escritório que traz o modelo que deverá ser comum na era do trabalho híbrido é o Google Bay View.

Inaugurado em maio de 2022, na Califórnia, o Google Bay View é um campus criado pela gigante de tecnologia, cujo objetivo é incentivar o trabalho híbrido entre os funcionários.

O espaço foi projetado para que os funcionários do Google possam trabalhar em esquema de rodízio, ficando alguns dias em home office e em outros indo até o escritório.

Nos dias em que irem até a empresa, os colaboradores podem frequentar o Google Bay View, que funciona 24 horas por dia, dando mais flexibilidade às rotinas dos funcionários.

O ambiente é totalmente colaborativo e conta com áreas compartilhadas para que os colaboradores possam praticar o networking. Além disso, a construção é sustentável, adotando várias medidas para reduzir ao máximo os impactos ambientais.

Estamos vivendo uma nova era nas empresas, isso é fato! Dentro desse contexto, cabe aos gestores se inspirarem em exemplos como o do Google e em dados como os que trouxemos aqui. Assim, poderão adaptar os espaços dos seus negócios.

O trabalho híbrido está revolucionando o escritório físico e esperamos que este conteúdo tenha ajudado você a entender mais sobre o assunto.

Aproveite e leia também o nosso e-book que fala sobre o onboarding de equipes remotas na prática. Baixe agora gratuitamente!


Texto de Lucas FloresRelações Públicas e Mestre em Letras, Cultura e Regionalidade. 

Similar Posts