Como o Banzai Coworking, em Cascavel (PR), me ajudou a constatar que o coworking é mesmo o futuro do trabalho

Banzai Coworking

Banzai Coworking

Desde que comecei a trabalhar em coworkings, a minha vida profissional mudou para melhor em vários sentidos. Definitivamente, melhorei a comunicação, os relacionamentos interpessoais, a criatividade, a visão de negócios e o foco em resultados. Claro que isso não aconteceu apenas por causa desses ambientes compartilhados, mas eles foram essenciais para os meus avanços.

Recentemente, por exemplo, estive em Cascavel, no Paraná, onde vivi algumas experiências em espaços de trabalho da cidade. Neste texto, vou falar da minha visita ao Banzai Coworking, onde fui muito bem recebido e constatei de vez por que o coworking é o futuro do trabalho. Em seguida, vou destacar 5 motivos que mostram por que você escolher trabalhar em um coworking. Confira!

Banzai Coworking

O Banzai Coworking

Como bom mineiro, cheguei a Cascavel (PR) um pouco desconfiado. Saltei do ônibus na rodoviária e fui a pé para o meu Airbnb, que estava bem próximo. Em seguida, ativei o aplicativo do Woba para ver qual era coworking mais próximo de mim e constatei que era o Banzai, que estava a cerca de 1 km.

A essa altura do campeonato, já mais tranquilo, caminhei por 15 minutos até meu destino, onde fui muito bem recebido pela Aitana, a community manager do espaço. Logo percebi que o Banzai reflete bem o espírito de comunidade de um coworking. Além disso, é impossível não se encantar com a explosão de cores, desenhos e obras de artes que dão um tom bem criativo.

Como estava fazendo um trabalho em que precisava de mais privacidade, me instalei em uma cabine particular e coloquei a mão na massa. Por causa dos prazos apertados, acelerei minhas entregas e me surpreendi com o processo: ao mesmo tempo em que fui rápido, consegui manter a excelência que todo cliente espera. Em seguida, parei para tomar uma água e um café e conversei com o Lucas, que também é responsável pelo espaço. Ele é da área de programação e estava me contando, super animado, dos mergulhos que estava fazendo nas técnicas de SEO. Com isso, já emendei algumas ideias de inbound e outras estratégias e aí já viu, né? Era assunto garantido até, pelo menos, o carnaval do ano que vem.

Além disso, o Lucas me convidou para um meet-up que rolaria no dia seguinte — obviamente, com direito a beer e coffee (não resisti ao trocadilho, rs) e muita gente boa da cidade e região. Infelizmente, não pude ir ao evento, mas me despedi da Aitana, do Lucas e do Banzai com aquele sentimento da mais intensa e pura gratidão, em que pensei: “poxa, como foi bom vir aqui e viver tudo isso. Que santo privilégio!”. Por essas e outras, é impossível não constatar de que o coworking é, sim, o futuro do trabalho e eu conto os porquês a seguir.

Coworking — o futuro do trabalho

Segundo o estudo  Global Coworking Survey 2017, em 2017 mais de 1,1 milhão de pessoas trabalharam em coworkings em todo mundo. É uma tendência que só vai crescer e a seguir e a seguir eu destaco 5 motivos que indicam que você não pode ficar de fora dessa. Acompanhe!

Banzai Coworking

     1.Trabalho autônomo em ascensão

Definitivamente, as pessoas estão ficando cansadas do modelo tradicional de trabalho, em que precisam bater ponto e ficar no escritório de 8h às 18h. Nos Estados Unidos, por exemplo,estima-se que em 2020 40% da força de trabalho será composta por freelancers e trabalhadores independentes. Embora trabalhar em casa seja uma opção, você pode sentir-se isolado ou sujeito a distrações que afetam sua produtividade. Por isso, o coworking é uma opção perfeita para quem quer avançar na carreira de forma rápida e eficiente.

     2.Acessível a pessoas e empresas iniciantes ou não

Além dos freelancers e trabalhadores independentes, os coworkings também são excelentes escolhas para empresas de todos os tamanhos, inclusive aquelas em estágio inicial e com recursos limitados — como é o caso de muitas startups. As condições são sempre flexíveis e é possível utilizar o espaço por mês, por semana, dia e até hora (o próprio Woba oferece uma vasta gama de possibilidades).

     3.Instalações inclusivas

Esqueça aquele mundo de burocracias no momento de montar ou alugar um imóvel, como aluguel, taxas de locação, móveis, internet, eletrodomésticos como máquinas de café, geladeira e microondas e outros. Optando por um coworking, geralmente você tem:

    • mesa e cadeira (dependendo da sua demanda, uma sala privativa);
    • internet de alta velocidade;
    • acesso a impressoras;
    • escaninhos;
    • café e água free, com direito a cozinha equipada;
  • uso de sala de conferência.

E um “segredo-bônus”: já utilizei coworking em Belo Horizonte com piscina e a dona me deixou à vontade para nadar. Óbvio que não é para fazer do lugar um clube. A ideia é, por exemplo, dar um “tibum” para refrescar as ideias no meio de um dia de trabalho intenso. Não experimentei ainda, mas pretendo mudar isso em breve. O mais importante de tudo é que o coworking facilita esse novo modelo de trabalho do milênio, baseado na economia compartilhada, no empreendedorismo pulsante e em pessoas cada vez mais donas e protagonistas das suas histórias e carreiras.

     4.Colaboração e sinergia

Essa é uma das partes que mais gosto nos coworkings: pessoas que transformam o lugar em um ambiente de colaboração e sinergia. Eu conheci tanta gente incrível nos últimos meses e realmente é difícil externar isso em palavras. Nesses espaços, por exemplo, você pode esquecer aquela imagem do freelancer isolado. Em coworkings, você encontra:

    • um ambiente flexível, que incentiva a produtividade;
    • um local em que você consegue separar vida pessoal da profissional;
  • uma interação social positiva, com toque humano e senso de comunidade (muitos espaços contam com acessibilidade, incentivam práticas sustentáveis e permitem que você leve seu cachorro, por exemplo). 

     5.Novos negócios e contatos valiosos

Mais uma vantagens dos coworkings é que você pode encontrar pessoas que contam com competências complementares às suas. Dessa forma, você pode fechar novos negócios e estabelecer contatos valiosos. Se você é um empreendedor iniciante e quer mais presença online, por exemplo, pode encontrar um design para criar sua logomarca. Caso seja um universitário, pode conhecer potenciais empregadores. Enfim, as possibilidades são infinitas.

Com essas ideias, fica bastante claro que o coworking é uma opção muito atraente e, como dissemos, esses espaços só tendem a crescerPortanto, caso você se interesse, dar o próximo passo é muito simples: pelo Woba, você escolhe um plano ideal para a sua empresa ou projeto e pode aproveitar todas as vantagens em mais de 500 coworkings no país.

O melhor — já dá pra começar a experimentar coworking agora, com uma primeira diária totalmente grátis.


Guest Post do Renato Ribeiro: nômade digital e especialista em produção de conteúdo. Ele ajuda marcas e pessoas a terem visibilidade e autoridade online. É jornalista, com MBA em Marketing, pós em Gestão de Negócios e conta com experiência de 15 anos no mercado de comunicação e marketing.

Similar Posts