Trabalho remoto é a chave para saber como entrar no metaverso

como entrar no metaverso

Ao saber como entrar no metaverso, as empresas poderão melhorar o trabalho remoto, por meio de reuniões e escritórios virtuais, por exemplo. Veja mais informações, no artigo abaixo!

como entrar no metaverso
UK Black Tech / Unsplash

“Afinal, como entrar no metaverso?”. Essa é uma dúvida que se tornou comum desde que o termo começou a ser divulgado nas mídias.

A procura e a divulgação do tema começaram a ter mais volume quando o empresário Mark Zuckerberg anunciou que investiria no segmento. Porém, a ideia do metaverso vai além do que está sendo projetado pelo criador do Facebook.

No meio corporativo, o trabalho remoto tem sido considerado uma chave para que as empresas mergulhem de vez no metaverso.

Quer entender mais sobre o assunto do momento? Então, continue lendo!

Guia Definitivo do Futuro do Trabalho (1)

Entendendo o conceito de metaverso no ambiente de trabalho

O metaverso é um ambiente virtual compartilhado que combina o mundo físico ao mundo virtual.

Considerado como o futuro da internet, o metaverso permite que os usuários ingressem em um novo universo, conectando-se a qualquer tipo de ambiente digital.

Alguns jogos digitais, como o Fortnite e o Second Life, por exemplo, já trazem ideias do metaverso.

Contudo, a tendência é que a tecnologia deixe de ser usada apenas para fins de entretenimento e passe a ser vista, também, nos ambientes de trabalho Principalmente, nas atividades remotas.

Em entrevista ao portal Consumidor Moderno, Tiago Alves, CEO do International Workplace Group (IWG) no Brasil, declarou:

“O interesse das empresas [no metaverso] está altíssimo, apesar de muitas ainda estarem esperando para ver quem dará o primeiro passo na criação deste modelo corporativo. Nós, do IWG, já estamos estudando a nossa entrada, principalmente no que se refere às reuniões e espaços de trabalhos virtuais. Obviamente, não podemos revelar muitos aspectos sobre este tema, mas há muitos projetos sendo iniciados”.

Segundo o especialista, embora o metaverso ainda seja muito incipiente, já é possível acompanhar reuniões virtuais, treinamentos e outros tipos de eventos com o “selo metaverso”.

Como entrar no metaverso? Veja 4 tendências da tecnologia para o trabalho remoto

Se você quer saber como entrar no metaverso e conquistar vantagens competitivas para a sua empresa, precisa saber que a chave para isso está nas tendências do trabalho remoto.

Dicionário do Trabalho Remoto (1)

Muitas das novidades do metaverso para meio empresarial estão relacionadas ao trabalho feito remotamente. Confira, a seguir, algumas tendências!

1. Experiências de encontro

Empresas de tecnologia já estão desenvolvendo recursos de metaverso para proporcionar experiências de encontro muito fidedignas às reais.

A ideia é que esse tipo de recurso impulsione ainda mais o home office e o trabalho remoto, tendo em vista que facilita as interações entre colegas.

Com o metaverso, será possível realizar reuniões praticamente iguais às presenciais, mesmo que cada participante esteja em um espaço físico diferente.

A experiência de encontro no metaverso vai muito além das videochamadas. Será possível realmente interagir com os colegas, observando gestos e até mesmo simulando toques e outras atividades sensoriais.

Parece coisa de filme? Pode até parecer, mas, em breve, essa deve ser a nossa realidade!

como entrar no metaverso
rawpixel.com / Freepik

2. Espaços de bem-estar

Entre uma atividade de trabalho e outra, não há nada melhor do que descansar em um espaço relaxante e dar uma oxigenada na mente, não é mesmo?

Quando as empresas já tiverem recursos para entrar no metaverso, isso também será possível! Há, em desenvolvimento, ambientes virtuais que simulam florestas ou aquários, por exemplo.

Essas áreas podem simular espaços relaxantes e, ainda, conter conteúdos como meditações guiadas e aulas de alongamento e ginástica laboral.

Tudo isso deve ser feito para que os colaboradores possam melhorar a qualidade de vida no ambiente de trabalho, independentemente do espaço em que se encontram fisicamente.

3. Combinações entre os espaços reais e os espaços virtuais

Dentre as tendências do metaverso para o mercado de trabalho, também estão as combinações entre os espaços reais e os espaços virtuais.

Os funcionários poderão entrar em uma loja ou em um restaurante virtual e ter acesso a produtos, fazer a compra e recebê-los em casa, por exemplo.

Imagine que um colaborador da empresa está no horário de almoço. Por meio do metaverso, ele consegue acessar o cardápio de um restaurante parceiro da empresa, de forma muito similar à real.

Após observar o cardápio, ele faz o pedido online e recebe o prato escolhido em casa, no coworking ou em outro local em que estiver trabalhando, por delivery. O vale-refeição ficará muito mais interativo e prático.

4. Infinite Office

Calcular o quanto de espaço de escritório uma empresa precisa nem sempre é uma tarefa das mais fáceis.

E se a gente disser que o seu negócio pode ter um espaço com tamanho infinito? Com o metaverso, isso será possível!

Uma das tendências do metaverso é o Infinite Office! A ideia é que a realidade aumentada seja utilizada para que as pessoas possam interagir em espaços virtuais da empresa.

O seu negócio poderá ter um grande salão de eventos para fazer os treinamentos de onboarding dos novos funcionários, por exemplo. Já imaginou que interessante?

Dispositivos para entrar no metaverso

Quando falamos em metaverso, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre os dispositivos que deverão ser usados para acessar os espaços virtuais.

Apesar de ainda terem pouca adesão, os óculos VR devem ser os principais instrumentos usados para entrar no metaverso. É em um dispositivo desse tipo que a Meta (antigo Facebook) está trabalhando para, em breve, fazer o lançamento.

Dispositivos de áudio também poderão ser usados para dar acesso aos ambientes virtuais, como prevê Scott Galloway, pesquisador e professor da New York University.

Para ele, esse formato terá mais adesão, tendo em vista que as pessoas já utilizam os aparelhos considerados wearables, como AirPods e iPhones.

Viu como o trabalho remoto é a chave para saber como entrar no metaverso? Por isso, é importante começar a dar os primeiros passos nesse sentido.

Investir em recursos que já ofereçam alguma experiência virtual é um bom caminho para começar. Assim, você sabe como entrar no metaverso e garante que a sua empresa realmente se digitalize e ganhe competitividade.

Veja mais dicas interessantes em nossa checklist necessária para a sua empresa se preparar em relação aos novos formatos de trabalho. Baixe agora mesmo!

Checklist dos novos formatos de trabalho


Texto de Lucas FloresRelações Públicas e Mestre em Letras, Cultura e Regionalidade. Revisado por Gabriele Lisboa, revisora textual freelancer.

Similar Posts