Entenda por que Brasília possui a melhor internet móvel do País

Brasília possui a melhor internet móvel do Brasil

Brasília possui a melhor internet móvel do país, porque apresentou a velocidade mais rápida no download. Ao contar com esse recurso, os colaboradores aumentam sua produtividade e fazem todas as entregas necessárias. Já a empresa fortalece a sua marca devido à boa reputação.

De todas as cidades brasileiras, Brasília possui a melhor internet móvel do País. Isso é o que definiu uma pesquisa da Ookla, com análise dos dados do serviço de análise de métricas de conexão Speedtest. Segundo o levantamento, no Brasil, a taxa de download média chega a 48,1 Mbps, pelo menos entre os clientes da operadora Claro.

Já para os clientes da Vivo, TIM e Oi, a taxa média ficou em 31,9 Mbps, 28,2 Mbps e 21,6 Mbps, respectivamente. A pesquisa ainda verificou outros dados, que vamos mostrar ao longo deste post.

A questão é: por que o fato de Brasília possuir a melhor internet móvel do País faz a diferença? Para quem mora ou está na cidade a trabalho, os processos ficam muito mais facilitados. Afinal, uma boa conexão é primordial para realizar as atividades necessárias.

Portanto, essa alta velocidade também facilita o trabalho remoto na prática, o que nos faz questionar se a cultura do escritório sobreviverá no pós-pandemia. Qualquer que seja a resposta, existe um fato importante nessa pesquisa: Brasília tem a melhor internet móvel do Brasil e isso ajuda a se adequar aos novos modelos de atuação.

Por isso, vamos explicar melhor o levantamento e ainda apresentar informações úteis para você aproveitar esse benefício na capital do País e poder trabalhar com tranquilidade. Então, que tal saber mais?

Dados do Brasil

De acordo com o levantamento da Ookla, a operadora móvel com internet mais rápida foi a Claro. A pesquisa considera o quarto trimestre de 2021 e os smartphones com chipsets de última geração.

Quando avaliados os dispositivos com acesso à rede 5G, o desempenho da internet móvel foi ainda melhor. Nesse caso, os dados ficaram da seguinte forma:

  • Claro: 71,1 Mbps;
  • TIM: 56,2 Mbps;
  • Vivo: 55,9 Mbps.

É importante deixar claro que a Ookla não especificou que tipo de acesso 5G seria esse. Pode ter sido o 5G DSS, que consiste em um compartilhamento dinâmico de espectro. Afinal, a rede 5G propriamente dita ainda está em processo de implementação.

Várias pessoas mexendo no computador juntas

Além disso, ficou explicitado no relatório que a Claro entregou, pelo menos, 5 Mbps de velocidade de download e 1 Mbps para upload. Esses dados foram identificados em 88,7% das avaliações feitas. Portanto, foi considerado que essa é a rede mais consistente.

Em relação à latência, a melhor foi a TIM, com 27 milissegundos. A Claro ficou com 28 ms, a Vivo com 30 ms e a Oi com 32 ms. Esse indicativo mostra quanto tempo leva para um sinal ser enviado de um computador para outro. Quanto mais alto for esse número, pior é a conexão de internet.

Por que Brasília possui a melhor internet móvel do País?

Considerando os dados do Brasil, é possível entender por que Brasília tem a melhor internet móvel do País. A velocidade de download média ficou em 35 Mbps. Curitiba ficou logo atrás, com 30 Mbps. As outras cidades com melhor velocidade de internet são Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador.

Em todos esses lugares, fica claro que é mais fácil aplicar o modelo home office e trabalho remoto. Afinal, a conexão de internet em alta velocidade é fundamental para quem trabalha fora do escritório. Isso ajuda na produtividade e traz vários outros benefícios. Vamos ver em seguida.

Como a internet de alta velocidade ajuda o trabalho remoto?

Quando você opta por trabalhar fora do escritório ou precisa fazer isso por uma determinação externa, como aconteceu na pandemia, é preciso ter todas as ferramentas necessárias à sua disposição. A principal é a internet.

Afinal, é por meio dela que você pode realizar várias atividades. Por exemplo:

  • Enviar atividades entregues;
  • Entrar em contato com colegas e gestores;
  • Encontrar quais são as próximas tarefas a realizar;
  • Monitorar as diferentes etapas de um projeto;
  • Tirar dúvidas sobre as políticas de trabalho híbrido; e
  • Participar de reuniões via videoconferência.

Portanto, um sinal estável de internet é essencial para quem precisa trabalhar de qualquer lugar diferente do escritório. Quer um exemplo mais claro? Imagine que você está em uma reunião via Zoom e sua conexão começa a travar. Fica difícil acompanhar as informações, certo?

Reunião online pelo Zoom

Ainda tem mais. Um cliente pode ficar insatisfeito por falta de conexão. Isso acontece quando você precisa fazer uma entrega, o time todo depende de você, mas sua internet falha. Já pensou? Isso pode até levar a uma rescisão de contrato.

Por isso, é importante contar com uma conexão estável à sua disposição. Caso contrário, você poderá ter problemas na produtividade, nas entregas e no seu trabalho geral. Inclusive, a ponto de prejudicar a empresa e os outros colegas.

Como resolver o problema se a sua internet não for a melhor?

Neste caso, você tem três alternativas: contratar outra operadora, aumentar a velocidade atual ou ir para um coworking. Todas são válidas, mas é melhor escolher a terceira opção, se seu foco for realmente o trabalho.

Isso porque o coworking tem toda a infraestrutura de que você precisa. Por isso, tem wi-fi, área de alimentação, área de descompressão, café, espaço de convivência, armário locker, sala de reunião e o que mais for necessário.

As características mudam conforme o espaço reservado. Por isso, alguns coworkings têm mais opções do que outros. Desse modo, vale a pena avaliar todos os detalhes e considerar a ética da nova tecnologia e o alinhamento com as demandas da empresa para a qual você trabalha.

Assim, você poderá aproveitar que Brasília possui a melhor internet móvel do País, mas também ter uma boa conexão em outras cidades do Brasil. Tudo para facilitar o seu trabalho e o da sua equipe, e ainda garantir o máximo de produtividade.

Então, que tal entender melhor qual é o papel da liderança remota? Leia este miniguia para você otimizar a gestão de equipes a distância.


Texto escrito por Fabíola Thibes, jornalista e redatora web.  Revisado por Marcelo Madeira, tradutor, revisor e editor freelancer. 

Similar Posts