Uncategorized

Pesquisa: 58% dos brasileiros querem adotar o trabalho remoto ou híbrido em 2022

Redação BeerOrCoffee
Escrito por Redação BeerOrCoffee em março 21, 2022
7 min de leitura
Pesquisa: 58% dos brasileiros querem adotar o trabalho remoto ou híbrido em 2022
Junte-se a mais de 30 mil pessoas!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos sobre o futuro do trabalho!

Uma pesquisa feita pela Microsoft revelou que 58% dos brasileiros querem adotar o trabalho remoto ou híbrido. Leia o artigo e saiba mais sobre essa e outras tendências para o futuro do trabalho.

Nos últimos tempos, muito tem se falado sobre o futuro do trabalho e a forma de organização das empresas para o futuro. Para os empresários e C-levels das companhias, estar de olho nessas tendências é muito relevante.

Uma pesquisa recente da Microsoft, por exemplo, revelou que 58% dos trabalhadores brasileiros querem adotar o trabalho remoto ou híbrido em 2022. Por isso, é importante que os gestores conheçam o formato e busquem meios para implementá-lo em suas organizações.

Quer saber mais sobre o assunto e as conclusões da pesquisa feita pela Microsoft sobre o futuro do trabalho? Se sim, é só seguir lendo o nosso artigo!

Pesquisa da Microsoft revela: 58% dos brasileiros querem adotar o trabalho remoto ou híbrido

Recentemente, a revista Exame fez uma reportagem trazendo os principais dados de uma pesquisa feita pela Microsoft sobre o futuro do trabalho. 

De acordo com o estudo, 58% dos trabalhadores brasileiros querem adotar o trabalho remoto ou híbrido, tendo em vista os benefícios que o formato proporciona para o dia a dia. 

Afinal, ao trabalhar de forma híbrida ou totalmente remota, os colaboradores têm mais controle sobre as suas rotinas, dispondo de mais tempo para atividades de lazer, estudos, dedicação à família e outros compromissos pessoais.

A partir desse contexto, vale destacar as diferenças dos conceitos relacionados ao trabalho flexível. Em primeiro lugar, é essencial falar sobre home office e trabalho remoto. Enquanto o primeiro é realizado apenas na casa dos colaboradores, o segundo pode ser conduzido em qualquer espaço.

Em seguida, é fundamental deixar claro o conceito de trabalho híbrido, que é quando os colaboradores podem trabalhar em alguns momentos no escritório da empresa e em outros ficam livres para escolher os espaços em que desejam fazer as suas atividades.

Os novos formatos de trabalho fazem parte do Anywhere Office, também conhecido como trabalho em qualquer lugar, e podem ser incorporados nessa nova cultura que está ganhando espaço nas empresas e a preferência dos trabalhadores.

Os impactos dos eventos globais para o avanço do trabalho remoto e híbrido

A pesquisa sobre tendências do trabalho para 2022, realizada pela Microsoft, descobriu que as mudanças no mundo do trabalho estão longe de chegar ao  fim.

É um fato que a pandemia da covid-19 fez com que muitas empresas tivessem que rever as suas estruturas e formatos. Porém, esse não é o único evento que impacta diretamente nas mudanças no mercado de trabalho.

Por conta da guerra entre Rússia e Ucrânia, por exemplo, o mundo viu os preços dos combustíveis dispararem. Esse aumento veio justamente num momento em que muitas empresas estavam retomando o trabalho presencial, tendo em vista que a fase mais aguda da pandemia já passou na maioria das regiões. 

No entanto, o alto preço dos combustíveis pode impedir com que alguns colaboradores se desloquem diariamente para o escritório. Manter o trabalho a distância por mais tempo, portanto, foi uma solução encontrada.

A pandemia e a guerra são eventos globais, que fazem parte do ambiente externo nas organizações. Ou seja, são situações para as quais as empresas não têm qualquer controle e devem se adaptar a elas.

Vivemos em um mundo cada vez mais globalizado, complexo e volúvel. Em meio a essa situação, saber como se adaptar às diferentes situações que estão acontecendo e que ainda podem ocorrer é essencial para a sobrevivência dos negócios.

Cases de sucesso no trabalho remoto ou híbrido

No mundo, não faltam exemplos de empresas que são verdadeiros cases de sucesso ao implementar o trabalho remoto ou híbrido (ou, se preferir, Anywhere Office).

Desde 2021, o Google trabalha em um formato híbrido, seguindo as diretrizes de uma carta elaborada por Sundar Pichai, CEO da gigante da tecnologia.

A própria Microsoft, que realizou a pesquisa anteriormente citada, também já adotou uma política de trabalho voltada para a cultura do Anywhere Office

No Brasil, uma das primeiras empresas a assumir uma postura totalmente remota foi a Dock, líder em tecnologia para meios de pagamentos e banking as a service. 

Fred Amaral, CEO da Dock, declarou que a parceria com o BeerOrCoffee foi fundamental para a implementação do Anywhere Office. Isso porque, com a assinatura do OfficePass, os colaboradores da empresa podem trabalhar em coworkings espalhados por todo o Brasil.

“Independentemente do local, é possível trabalhar com qualidade e produtividade”, afirma executivo. “Quando começamos o anywhere office, uma das nossas principais dúvidas era: como manter a cultura da empresa com pessoas em lugares diferentes? Nisso, demos um show, modéstia a parte”, complementa Amaral.

Veja outros dados interessantes levantados pela Microsoft

Outros dados relevantes para os gestores das empresas foram levantados pela pesquisa da Microsoft sobre o futuro do trabalho.

O estudo revelou, por exemplo, que 57% dos trabalhadores remotos do mundo estão considerando migrar para o formato híbrido. O mesmo ocorre com os colaboradores híbridos, com 51% tendo vontade de mudar para o regime totalmente remoto.

Além disso, para 53% dos profissionais no mundo, a saúde e o bem-estar se tornaram prioridades acima do trabalho. 

No Brasil, essa prioridade foi ainda maior, com 71% dos entrevistados declarando que se preocupam mais com a saúde agora do que antes da pandemia.

A Microsoft também divulgou um ranking com as características mais importantes para os trabalhadores. Veja:

  • 46% – cultura positiva;
  • 42% – benefícios de saúde mental e bem-estar;
  • 40% – senso de propósito;
  • 38% – horário flexível.

O relatório da gigante de tecnologia foi elaborado com base em entrevistas realizadas com 31 mil pessoas, em 31 países. Logo, ele apresenta dados bastante fidedignos à realidade mundial contemporânea.

Sua empresa está pronta para esse novo formato de trabalho? Isso é imprescindível, até mesmo para evitar a rotatividade de trabalhadores e garantir a retenção de talentos na organização.

Para saber mais e ter acesso a centenas de escritórios para sua equipe, onde e quando precisar, basta conhecer o OfficePass. Trata-se de uma assinatura que permite que sua equipe trabalhe de qualquer lugar.

Clique aqui para acessar o site do BeerOrCoffee

Office Pass

Faça sua primeira reserva em um coworking!

X