5 benefícios do trabalho remoto que você nunca ouviu falar

Com o crescimento da cultura anywhere office, muitos empresários estão relatando os benefícios inesperados do trabalho remoto. Já é de conhecimento da maior parte dos gestores que, ao propor rotinas mais flexíveis, há aumento na produtividade e redução de custos nas companhias, por exemplo.

No entanto, depois que implementam essa modalidade de trabalho em suas empresas, os líderes começam a perceber benefícios inesperados, ou seja, situações que eles não pensavam que aconteceriam. Siga conosco e confira quais são essas vantagens!

Veja 5 benefícios inesperados do trabalho remoto

Listamos alguns ganhos inesperados do trabalho remoto, que são comuns de serem vivenciados por quem se torna adepto ao anywhere office no dia a dia. Acompanhe!

1. As equipes distribuídas costumam ter mais confiança

benefícios inesperados do trabalho remoto

A confiança e a parceria entre os colegas de trabalho são componentes-chave para as equipes de alto desempenho. Ao adotar uma cultura voltada para a rotina remota, em que os colaboradores podem trabalhar em qualquer local, ou seja, formando equipes distribuídas, a confiabilidade entre os membros cresce.

Diversos fatores podem explicar isso, inclusive o fato de que o ser humano tende a ser preconceituoso e estabelecer julgamentos (bons e ruins) em relação ao comportamento e o jeito de ser dos colegas. E aqui não estamos falando de tipos clássicos do preconceito, como o racial ousexual, mas sim de percepções sem fundamentos ou fatos concretos.

É bem provável que, em algum momento da sua vida, você tenha olhado com certa antipatia para um colega de trabalho por qualquer motivo que seja, como não gostar da forma como essa pessoa fala ou coloca as suas ideias para o grupo. Isso faz com que você não confie nesse indivíduo para compartilhar uma informação importante ou pedir ajuda para uma tarefa, por exemplo. Assim, o bom andamento do trabalho pode ser prejudicado.

Com a convivência virtual, inicialmente, as interações com os colegas tendem a ser mais profissionais. É claro que as amizades podem se desenvolver — inclusive, isso costuma acontecer de uma forma natural, o que traz muitos benefícios para a cultura da empresa.

No entanto, à medida que as interações remotamente com os colegas acontecem, quebramos uma série de preconceitos e estereótipos que desenvolvemos quando estamos pessoalmente com os colegas, já que a comunicação é restrita a determinados momentos e não é preciso ter uma convivência durante toda a rotina de trabalho, o que pode fortalecer as percepções negativas. 

Dessa forma, aos poucos, cria-se uma relação de confiança nas equipes distribuídas. É bem provável também que, quando os colaboradores se encontrarem pessoalmente, tenham uma visão mais positiva e livre de preconceitos dos colegas, tendo em vista que já conhecem os seus traços da personalidade e formas de agir nas atividades profissionais.

2. Acesso a talentos globais

As fronteiras geográficas são totalmente quebradas com o trabalho remoto! Logo, os setores de recursos humanos das empresas que adotam o modelo anywhere office estão tirando proveito disso para contratar talentos globais.

Se a organização deseja contratar um especialista em determinado assunto não importa se ele mora em um grande centro urbano ou numa pequena cidade do interior, tampouco se vive no Brasil ou no exterior. O acesso aos talentos se torna global, tendo em vista que o local onde o trabalhador executa as suas funções tem pouca relevância.

As ferramentas de comunicação síncrona e assíncrona, ou seja, imediatas e não imediatas, como as plataformas de videoconferência e os softwares de gestão, oportunizam o trabalho realizado em qualquer espaço com acesso à internet. Por conta disso, o time de especialistas da empresa só tende a ser muito mais diversificado e eficiente, contando com os melhores colaboradores em cada área.

3. Redução do tráfego de veículos nas ruas

Repensar a forma como ocorre o deslocamento nas grandes cidades é um desafio para os gestores públicos, uma vez que, cada vez mais, percebemos como é necessário preservar o meio ambiente. Esse também é um dos benefícios inesperados do trabalho remoto.

A justificativa é que, com a adoção da cultura do anywhere office, os funcionários das empresas podem trabalhar em home office ou em coworkings, que fiquem próximos às suas residências. De tal maneira, não precisam mais usar carros ou transporte público para se locomover.

A redução do tráfego de veículos nas ruas diminui os índices de poluição do ar e da água, bem como o consumo do petróleo. Tudo isso faz muito bem para a saúde do nosso planeta. Ao mesmo tempo, que gera ganhos de imagem para a empresa, que será vista pelos seus públicos como uma organização verde e sustentável.

4. Diminuição dos atestados médicos

A pandemia da Covid-19 fez com que percebêssemos como o contato diário com outras pessoas, nas ruas, no ônibus ou no próprio escritório da empresa pode contribuir para a proliferação de vírus e bactérias. E não é só o novo coronavírus que é visto como vilão nessa história!

É bem provável que você já tenha presenciado uma situação em que um funcionário pegou uma gripe, foi trabalhar, já que os sintomas eram leves, e contaminou vários colegas, que depois precisaram pegar atestados médicos e faltar ao trabalho. 

Quando a empresa dá a oportunidade de trabalhar remotamente, o colaborador que sentir qualquer mal-estar, por menor que seja, pode ficar em casa naquele dia. Logo, os colegas de trabalho não serão contaminados pela doença.

5. Aumento da satisfação dos colaboradores

Um estudo chamado  The State of Remote Work, realizado pela Buffer, concluiu que 99% dos trabalhadores remotos estão felizes com o modelo e pretendem seguir assim até o fim de suas carreiras. Foram entrevistadas 2.500 pessoas que trabalham nessa modalidade.

Colaboradores satisfeitos geralmente são mais leais, o que faz com que os índices de turnover também diminuam.

benefícios inesperados do trabalho remoto

Saiba como tirar o máximo de proveito dos benefícios inesperados do trabalho remoto

Conhecidos os benefícios inesperados do trabalho remoto, é interessante que você compreenda como tirar o máximo de proveito deles. Você pode usar essas informações para prevenir, diagnosticar e resolver problemas em relacionamentos, por exemplo, sendo essa uma prática desenvolvida pelo Woba.

A ideia é que todas as equipes sejam modeladas para trabalhar de maneira semelhante, sempre conectadas e com tratamento similar. Isso impede que determinado grupo ou colaborador seja visto como alguém que é favorito dos gestores, por exemplo.

Quando se aplica a cultura do trabalho remoto todos estão no mesmo patamar. Não importa se você é o CEO ou um auxiliar de escritório, a estrutura da companhia é horizontalizada, com as importâncias de cada cargo reconhecidas e sem favoritismos que causam atritos.

Gostou deste artigo sobre os benefícios inesperados do trabalho remoto? A sua empresa pode ter todos eles, basta começar a desenvolver uma nova cultura e modalidade de pensamento. Saiba mais em nosso conteúdo que apresenta 8 dicas essenciais para criar uma cultura de inovação no ambiente de trabalho.


Texto de Lucas Flores – Relações Públicas e mestre em Letras, Cultura e Regionalidade. Desde 2013, trabalha com produção de conteúdo para web.

Similar Posts