Flexibilidade no Trabalho

Para empreendedores: confira os benefícios de desacelerar a rotina

Redação BeerOrCoffee
Escrito por Redação BeerOrCoffee em janeiro 11, 2022
Para empreendedores: confira os benefícios de desacelerar a rotina
Junte-se a mais de 30 mil pessoas!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos sobre o futuro do trabalho!

Nem sempre alcançar o máximo de produtividade deve ser o objetivo para os empreendedores. Conheça os benefícios de desacelerar a rotina!

O dia a dia dos empreendedores costuma ser bastante desgastante. São muitos afazeres e o cansaço pode prejudicar os resultados. No entanto, ainda que o excesso de compromissos pareça o único caminho para atender a todas as demandas, existem diversos benefícios de desacelerar a rotina, que inclusive contribuem para melhorar a produtividade.

Em um mundo tão corrido, saber os momentos de reduzir a velocidade ou mesmo de fazer pausas pode ser determinante para manter as atividades profissionais, tomar decisões importantes com clareza e garantir a saúde.

Ficou interessado em saber mais sobre a importância e as vantagens de diminuir o ritmo de forma consciente? Continue a leitura para conferir!

 benefícios de desacelerar a rotina

Quais são os benefícios de desacelerar a rotina?

Desacelerar a rotina pode ser uma excelente forma de obter melhores resultados na empresa ou em negócios pessoais. Conheça as principais vantagens de ter o dia a dia bem organizado e com margem de tempo livre!

Melhora a criatividade

Você já ouviu falar em ócio criativo? Trata-se da necessidade de descanso para a criatividade aflorar. Em um estado de relaxamento, as pessoas raciocinam com mais clareza e aumentam as suas chances de ter boas ideias. Se às vezes parece difícil demais solucionar os problemas ou ter pensamentos inovadores, alguns momentos de descanso e lazer podem ajudar.

Além disso, experiências fora do trabalho são estímulos mentais e proporcionam aprendizados importantes para as suas atividades profissionais. Desacelerar a rotina e garantir os momentos adequados para descansar e se divertir — oferecendo o mesmo aos colaboradores — é uma ótima forma de melhorar a qualidade do trabalho executado.

Beneficia a produtividade

Como vimos, o descanso e o lazer auxiliam na criatividade e também contribuem com a produtividade. Forçar o corpo e a mente a trabalharem quando já estão em um estado de exaustão só prejudica as suas funções. Com frequência, as tarefas realizadas por pessoas muito cansadas precisam ser refeitas, o que representa uma perda de tempo em vez de um ganho em eficiência.

É fundamental ter a oportunidade necessária para se revitalizar, o que se reflete no foco para as tarefas importantes. Além de melhorar os resultados do trabalho, esse cuidado ainda ajuda a preservar a saúde física e mental, que são essenciais para a longevidade profissional. Como resultado, funcionários bem dispostos executam bem as suas funções e se mantêm mais saudáveis.

Fortalece as relações profissionais

Uma rotina de trabalho com mais flexibilidade costuma ser um sinal de empatia dos líderes em relação às necessidades pessoais dos colaboradores. Ao sentirem que suas demandas são acolhidas e respeitadas, os funcionários tendem a fortalecer o seu vínculo com a companhia, o que é ótimo para o seu engajamento em metas e planejamentos.

Da mesma forma, uma rotina mais leve e desacelerada evita conflitos gerados por conta do estresse. A equipe tende a ficar mais calma, o que é importante para estabelecer relacionamentos saudáveis e amistosos. Todos esses fatores se refletem diretamente na qualidade do trabalho executado.

Ajuda a focar no que é essencial

Com tantas novidades surgindo no mercado constantemente, é possível que as empresas tentem abranger muitas atividades que nem sempre fazem sentido para o seu modelo de negócios. Ao se organizar para ter uma rotina profissional mais objetiva, que garanta algum tempo livre, os gestores precisam avaliar o que é essencial para o empreendimento.

Esse foco no que é mais importante permite direcionar melhor o tempo e os esforços da equipe, bem como os recursos da companhia. Assim, as atividades fundamentais são executadas com excelência e o que for periférico é contemplado quando for possível.

É relevante destacar que a consciência do que é essencial para um negócio ajuda a ter mais energia para as atividades, pois o time conhece o propósito das tarefas executadas. Isso ajuda no crescimento e na consistência dos resultados.

 benefícios de desacelerar a rotina

Como promover uma rotina de trabalho mais flexível?

Agora que você já sabe quais são os benefícios de ter uma rotina mais flexível, é importante conhecer algumas formas de adotar essa proposta nos negócios. Acompanhe, a seguir!

Considere o anywhere office

Os regimes de anywhere office, ou trabalho de qualquer lugar, se tornaram mais populares com a necessidade de distanciamento social ocasionada pela pandemia de Covid-19, que surgiu em 2020. Mesmo com a retomada das atividades presenciais, os modelos de trabalho a distância devem se tornar uma nova realidade no mundo corporativo.

Para otimizar o uso do tempo é interessante avaliar o que pode ser feito remotamente e prezar pela objetividade no trabalho. Essa é uma forma de oferecer mais flexibilidade para a equipe e melhorar a rotina.

principais dificuldades das empresas de tecnologia no trabalho híbrido

Priorize a organização

Para aproveitar os benefícios de desacelerar a rotina profissional, a organização será a sua maior aliada. Como vimos, um dos pontos positivos dessa proposta é o foco no que é essencial para o negócio. No entanto, os gestores precisam ter um profundo conhecimento da empresa e de seus objetivos para determinar o que é mais relevante.

A partir dessas informações, será possível fazer uma distribuição das funções de trabalho condizente com a capacidade da equipe, sem sobrecarregar nenhum colaborador. Evitar defasagens no quadro de pessoal, sempre que possível, é outro cuidado fundamental.

Tenha atenção para a qualidade de vida dos profissionais

Equilibrar trabalho e qualidade de vida é um dos grandes desafios do mercado, mas isso é necessário para a longevidade do negócio e a retenção de bons profissionais. Nesse sentido, uma rotina mais flexível e empática abrange o respeito às necessidades dos colaboradores. Desse modo, é preciso manter uma cultura do diálogo e da maleabilidade.

Portanto, desacelerar a rotina no trabalho, ao contrário do que pode parecer, é uma ótima estratégia para empreendedores. Essa proposta ajuda a melhorar os resultados e a aproveitar melhor o tempo dedicado às atividades profissionais. Um dos caminhos para flexibilizar o dia a dia da empresa é contar com escritórios mais dinâmicos.

O OfficePass do BeerOrCoffee é uma assinatura de escritórios que oferece acesso a mais de mil espaços de coworking em diversas cidades do Brasil. Você pode selecionar o espaço que mais se adequa às suas necessidades. Conheça mais sobre o OfficePass!

OfficePass do BeerOrCoffee

Texto de Flávia Lemes, Mestre em Educação e Redatora. Revisado por Nícolas David, Repórter, Jornalista e Revisor. 

Faça sua primeira reserva em um coworking!

X