Futuro do Trabalho

Pesquisa da Hyperscience mostra que 63% dos millennials aprovam a automação no local de trabalho

Redação BeerOrCoffee
Escrito por Redação BeerOrCoffee em dezembro 28, 2021
Pesquisa da Hyperscience mostra que 63% dos millennials aprovam a automação no local de trabalho
Junte-se a mais de 30 mil pessoas!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos sobre o futuro do trabalho!

Para a maioria dos millennials que participaram de uma pesquisa da Hyperscience, a automação no local de trabalho é benéfica tanto para profissionais quanto para as empresas. Entenda neste artigo o porquê!

De acordo com uma pesquisa recente da Hyperscience, 63% dos millennials — pessoas nascidas entre os anos de 1981 e 1995 — aprovam a automação no local de trabalho, especialmente se ela for utilizada para aliviar a carga de trabalho.

Além disso,  essa pesquisa mostrou que 81% dos entrevistados acreditam que a automação pode levar a um trabalho mais significativo.

Trata-se de números bem expressivos a respeito da automação no local de trabalho e que nos levam a refletir sobre a importância desse tipo de tecnologia e inovação.

Contudo, vale destacar que ainda há certos equívocos em relação ao que é automação e, por isso, nós explicaremos o conceito a seguir.

automação no local de trabalho

O que é automação no local de trabalho

Para muitos, a automação está ligada única e exclusivamente à redução da vida útil de trabalhadores ou à substituição de atividades humanas por máquinas, robôs e soluções tecnológicas. Esse é o caso de drones que realizam serviços de entregas, carros autônomos, robôs que organizam estoques de fábricas, sistemas de autoatendimento, entre outros.

Apesar dessas tecnologias já afetarem  alguns postos de trabalho de maneira significativa, a automação não é lá esse “monstro” que muitas pessoas acreditam. 

Primeiro, porque a automação criará novos postos de trabalho, e, segundo, grande parte da automação será parcial, e não total. Ou seja, ao invés de haver uma substituição de diversos profissionais, haverá, na verdade, uma colaboração entre máquinas e seres humanos, permitindo que os profissionais aperfeiçoem suas habilidades melhorando a produtividade.

Inclusive, isso é demonstrado no 2021 Automation Pulse Report, da Hyperscience, em que 35% dos millennials acreditam que humanos e máquinas podem, sim, trabalhar juntos.

Além disso, com o investimento em automação, as empresas podem alocar seus profissionais para funções estratégicas, enquanto as tecnologias executam atividades repetitivas.

Para que isso aconteça, os profissionais terão que se preparar e se adaptar a tais mudanças.

As mudanças causadas pela automação já podem ser sentidas, podendo tanto trazer boas (e novas) oportunidades quanto receio e incertezas, principalmente, para aqueles que não estão preparados para compreendê-las.

Um importante ponto de reflexão está relacionado à qualificação, visto que a automação já não é mais uma tendência, mas um caminho irreversível. E se você não estiver capacitado, acabará ficando para trás. 

A importância da automação para as empresas

Em um mercado de trabalho cada vez mais tecnológico, dinâmico e competitivo, as empresas, que visam sucesso e crescimento, precisam estar atentas à automação.

Isso porque a automação pode ajudá-las a:

  • Serem mais eficientes;
  • Reduzirem custos e despesas;
  • Diminuírem erros e problemas;
  • Atenderem demandas com muito mais agilidade;
  • Gerarem um melhor aproveitamento de recursos; e
  • Terem um grande diferencial competitivo.

Além disso, a IA (inteligência artificial), o machine learning (aprendizado de máquina), os robôs e as máquinas tecnológicas coletam e fornecem diversos dados, informações e insights relevantes, para que haja uma maior eficiência nas tomadas de decisões da empresa, visto que a automação funciona como um suporte gerencial, evitando assim, que decisões importantes sejam feitas de maneira equivocada ou baseadas em “achismos”.

Com o investimento em automação, a empresa realiza mais atividades em menos tempo e, melhorando o seu padrão de qualidade. Um exemplo seria um robô que não precisa fazer pausas a cada X minutos para descansar, realizando tarefas continuamente, inclusive, em feriados e finais de semana, o que o torna extremamente interessante para uma empresa utilizá-lo. 

Desse modo, as empresas que dominarem a automação, provavelmente, dominarão os seus mercados.

A automação no contexto do trabalho flexível

Por conta dos avanços tecnológicos e da pandemia que estamos enfrentando há quase dois anos, hoje, inúmeras pequenas, médias e grandes empresas  tornaram o modelo de trabalho mais flexível.

Há organizações que adotaram o modelo híbrido, enquanto outras optaram pelo home office (trabalho remoto) e, ainda, há aquelas que escolheram o anywhere office.

Independente da opção escolhida, é importante ter algum software que facilite a gestão do trabalho, pois nem todos os colaboradores estarão no mesmo local. Esse é o caso de uma empresa grande. Como ela poderá administrar centenas de funcionários, mantendo as coisas em ordem e alinhadas com esse modelo de trabalho flexível?

Assim, é de suma importância ter algum tipo de sistema de automação para ter um melhor acompanhamento das tarefas, a centralização das comunicações, a geração de documentos e relatórios, entre outras atividades organizacionais

Isso permitirá que, como dissemos acima, os profissionais poderão realizar tarefas menos repetitivas, enquanto o software de gestão faz análises, coleta dados e gera insights, ajudando no gerenciamento do trabalho.

automação no local de trabalho

E quais profissões a automação pode afetar?

Basicamente, todas. Umas mais, outras menos, porém, não haverá uma profissão que ficará de fora dessa transformação.

Isso porque esses sistemas de automação não estão limitados ao ambiente de trabalho, como também auxiliam, facilitam e melhoram diversos processos e tarefas diárias no ambiente doméstico. Afinal, hoje temos, por exemplo:

  • Lâmpadas e tomadas inteligentes;
  • Cortinas e persianas automatizadas;
  • Fechaduras eletrônicas e biométricas;
  • Assistentes por comando de voz, e muito mais.

A ideia de investir em automação está relacionada a tornar o trabalho mais eficiente e inteligente, e não mais difícil e complicado.

Para os profissionais que participaram da pesquisa da Hyperscience, 70% disseram que a automação pode agregar valor ao setor de transporte e logística, enquanto 66% acreditam que ela agrega valor ao setor de serviços financeiros e bancários. Porém, apesar da preferência por esses setores, há muitas outras áreas que também podem se beneficiar com o uso da automação, tais como os setores de construção civil, engenharia industrial, saúde, seguros, entre outros.

De qualquer forma, é válido ressaltar que o futuro do trabalho já chegou e para saber mais sobre ele, bem como se preparar de maneira adequada, confira o guia definitivo que a BeerOrCoffee produziu sobre o assunto.

Ebook Guia do Futuro do Trabalho

Texto por Bruno Guerra, Jornalista, Redator e Analista de SEO. 

Faça sua primeira reserva em um coworking!

X