A importância do aprimoramento profissional e o papel do coworking nesse desafio

 

O aprimoramento profissional é algo que todos sabem ser importante para a carreira e para as empresas, mas você sabia que é possível contar com um coworking como facilitador dessa empreitada?

É sobre a minha experiência em relação a isso que vou falar no artigo de hoje. Se você está em busca de melhoria para a sua carreira ou quer tornar seu colaboradores mais produtivos e eficientes, confira o texto até o final!

Afinal, o que devo priorizar para um bom aprimoramento?

Vamos começar organizando melhor as ideias. Uma das coisas que mais afetam a vida profissional das pessoas é a falta de clareza em seus objetivos. Por isso, destaquei os 3 pontos que considero mais relevantes para garantir um bom aprimoramento para a carreira e para a empresa.

Gestão do tempo

O tempo é único recurso que nos é ofertado de forma totalmente isenta e igualitária. Todos temos as mesmas 24 horas a cada novo dia, mesmo que em alguns deles, pareçam ser menos. O que causa essa sensação é a falta de organização e controle das tarefas. Então, essa é uma habilidade que todos, de qualquer área profissional precisa desenvolver.

Habilidades técnicas

Falar de melhorias de carreira ou de equipes sem mencionar as habilidades técnicas chega a ser leviano. Obviamente, cada um deve buscar atualização constante em sua área de atuação, por meio de cursos, treinamentos e participação em eventos como palestras, workshops e meetups. Tudo isso enriquece a base de conhecimento sua e de toda a sua empresa.

Relacionamento interpessoal

Por mais que a sua profissão seja executada de forma isolada e unitária, somos seres sociais e precisamos interagir constantemente. O mundo dos negócios gira em torno das relações estabelecidas entre as pessoas em eventos, na prospecção de clientes e ao firmar parcerias com outras empresas e fornecedores. As organizações e profissionais liberais que dominam habilidades interpessoais, saem na frente de seus concorrentes.

Como um coworking contribui nesse processo?

Ok, temos 3 pontos de partida que podem ser trabalhados de diversas formas. Mas como um coworking pode ajudar a aprimorar cada um deles? É o que vou contar agora!

Autogestão

Em escritórios tradicionais, a regra é criada e mantida pelos gestores. Horários de trabalho, de descanso e dias de folga são apenas seguidos pelos profissionais, que podem ou não contar com certa flexibilidade. Apesar de ser uma forma bastante válida de gerenciar o tempo, ela inibe que os indivíduos desenvolvam sua autogestão.

Ao trabalhar em um coworking, é você quem determina seus horários. Logo, você é obrigado a se organizar e gerenciar as tarefas a serem desenvolvidas dentro do tempo que pretende utilizar. Isso ajuda a ter uma noção melhor do tempo gasto em cada atividade e quais são os seu horários mais produtivos. Sem falar que fica mais fácil flexibilizar a rotina sempre que necessário.

Localização e serviços

Sabe aquele curso que você sempre quis fazer, ou aquele evento da sua área que seus colaboradores deveriam ir mas que fica longe do escritório central da empresa? Com o apoio do coworking você tem um acesso mais fácil a eles sem interferir tanto nas entregas a serem realizadas.

Basta encontrar uma unidade que seja próxima ao local do evento ou curso e trabalhar de lá nos momento de intervalo ou durante o dia, nos casos de eventos noturnos. Inclusive, falei sobre isso em um dos meus artigos aqui do blog, sobre o Construir Coworking, que fica próximo a uma unidade do Sebrae aqui em BH.

Os serviços oferecidos pelos espaços atendem perfeitamente à rotina de um escritório e a adequação das tarefas é muito mais fácil dessa forma, do que comparado a ter que se deslocar pela cidade.

Compartilhamento entre diferentes profissionais

Quando pensamos em coworking é muito fácil pensar em profissionais autônomos interagindo e criando uma rede, mas você sabia que as empresas que se instalam nesses espaços também aproveitam benefícios semelhantes?

Existem diversas opções de locais com salas privativas em BH, estive em alguns deles e posso dizer que vi diferentes tipos de negócios operando muito bem neles. As pessoas interagiam não apenas com seus colegas de empresa, mas com outros profissionais nos ambientes compartilhados, como copa e sala de convivência.

É uma excelente forma de conhecer assuntos diferentes daqueles que fazem parte do seu cotidiano e estabelecer importantes parcerias.

Quais foram as qualidades que os coworkings em BH me ajudaram a aprimorar?

Já mencionei alguns pontos que pude presenciar nos locais que tenho visitado, mas guardei essa seção para falar sobre o que eu aprendi com tudo isso até agora e como tem sido importante para o meu crescimento profissional. Acompanhe.

Organização pessoal e profissional

Quando eu trabalhava alocada em uma empresa, todos os demais compromissos eram estabelecidos em função dela. Isso ia desde consultas médicas até a resolução de problemas junto ao banco. Depois de passar a trabalhar em casa, fui obrigada a encontrar formas de me organizar. Para fazer todas essas coisas, eu precisava adiantar meu serviço para liberar quase um dia inteiro e tentar resolver várias coisas de uma vez.

Hoje, por meio do BeerOrCoffe, eu posso simplesmente escolher unidade que esteja próximo do compromisso que tenho e ir, como aconteceu em minha ida ao Legal Space, um coworking na região do Barro Preto. Consigo utilizar meu tempo de forma mais inteligente e eficaz, aproveito promoções em horários econômicos em serviços, sem deixar de realizar minhas tarefas e gerar minha renda.

Adaptabilidade

Resiliência é uma palavra que está presente na maioria dos requisitos dos cargos atuais. Ela está diretamente relacionada à capacidade da pessoa em se adaptar a novos cenários e obter bons resultados a partir disso. Passei 13 atuando alocada em empresas, depois mais 2 anos confortável em minha casa. Agora, cerca de uma a duas vezes por semana eu trabalho em um coworking diferente.

A cada nova visita, diferentes experiências e sensações. Novas oportunidades de experimentar a rotina profissional sob uma perspectiva variada. Assim, eu tenho que me adaptar a cada novo escritório e isso me torna mais preparada para enfrentar as adversidades que surgirem pelo caminho.

Visualização de novas oportunidades

No primeiro contato que tive com um coworking, já veio a primeira oportunidade: de escrever neste blog. O fato de visitar os locais e ter o contato com outras empresas e profissionais me mostrou que eu estava me fechando em uma bolha ao passar tanto tempo entocada em meu quarto.

Conversar com pessoas falar sobre assuntos de trabalho ou casuais ajuda a abrir a mente para novas vivências. Me ajudou a enxergar que eu precisava investir mais na minha carreira e em me mostrar como a profissional competente que sou para o mundo. Me incentivou a querer ser melhor sempre e ir em busca do meu sucesso.

Eu, sozinha, já consegui absorver tudo isso em menos de 2 meses. Imagina o que um time inteiro da sua empresa não tem a trazer de melhorias?

Se você está em busca do aprimoramento profissional, que tal dar um novo passo em direção ao futuro? Conheça um dos coworking da rede BeerOrCoffe e experimente todos esses benefícios.


Natália Fernandes é analista de conteúdo e co-fundadora da Começando na Web.

 

Similar Posts