Liderança

Veja como o aprendizado online desenvolve skills de liderança

Redação BeerOrCoffee
Escrito por Redação BeerOrCoffee em abril 14, 2022
7 min de leitura
Veja como o aprendizado online desenvolve skills de liderança
Junte-se a mais de 30 mil pessoas!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos sobre o futuro do trabalho!

O aprendizado online pode ser um ótimo aliado para desenvolver habilidades de liderança e otimizar a gestão de equipes remotas. Entenda quais são os benefícios que esse modelo proporciona ao líder!

Um bom líder precisa saber ajudar a equipe, dar exemplo e garantir suporte para o desenvolvimento profissional. Porém, muitas vezes, o conceito é confundido com o de “chefe”, se limitando a fazer cobranças e exigências. 

Nesse sentido, é importante que as lideranças trabalhem para desenvolver skills mais alinhadas a uma atuação capaz de motivar e inspirar os colaboradores. Você sabia que o aprendizado online pode ser uma ótima ferramenta? 

A alternativa supera as barreiras, dando acesso a uma diversidade de cursos e professores que não estariam disponíveis se você dependesse de uma alternativa presencial. Além disso, a experiência online pode trazer benefícios no desenvolvimento de líderes.

Se você tem interesse no assunto, continue com a gente e descubra como o aprendizado online desenvolve skills de liderança!

Traz mais oportunidades para desenvolver o networking

O networking é uma habilidade essencial para qualquer profissional. Por meio de uma rede de contatos, é possível encontrar oportunidades de negócio, aprimorar conhecimentos, aprender sobre outras experiências ou se deparar com talentos que podem agregar valor à empresa — afinal, identificar bons profissionais também é importante para a empresa. 

Nesse cenário, o aprendizado online se torna um grande aliado ao ampliar o seu contato com pessoas de diferentes regiões do país que participam do mesmo curso. Inclusive, existem alternativas de alcance internacional, permitindo que você conheça profissionais de vários lugares do mundo. 

Vale destacar que, mesmo online, é comum que existam fóruns e outros espaços para aproximar os alunos, possibilitando a troca de ideias e experiências. Todo esse aprendizado e as conexões formadas podem trazer insights sobre o crescimento profissional e a atuação como líder, além de abrir portas no mercado. 

 

Amplia as possibilidades de aprendizado

O aprendizado online também amplia as possibilidades de aprendizado do líder. Como você viu, essa modalidade de ensino permite ter acesso a vários cursos, sem precisar se limitar às alternativas disponíveis presencialmente na sua cidade ou região, por exemplo. Logo, há mais chances de encontrar aulas que se alinhem às skills que você deseja desenvolver.

A busca por melhorias nos processos de liderança, assim como a procura de capacitações sobre o tema, incentivaram o mercado a desenvolver e disponibilizar materiais sobre o tema. Então o uso da internet visando o aprendizado de habilidades garante acesso aos melhores cursos para as suas necessidades. 

Ainda vale destacar a questão do tempo e da mobilidade. Nem sempre é fácil encaixar os estudos com os horários de trabalho, ainda que a jornada seja flexível. Com alternativas online, há maior flexibilidade para assistir aulas quando e onde quiser. Esse pode ser o diferencial para que um líder consiga investir no próprio desenvolvimento. 

Proporciona o contato com visões variadas sobre o tema

Como consequência das maiores oportunidades de networking e aprendizados diferenciados, também há possibilidade de ter contato com visões variadas sobre o mesmo tema. Embora isso seja possível em um ambiente presencial, no modelo online é possível ampliar a variedade de pontos de vista obtidos. 

Isso é resultado das diferentes vivências proporcionadas em cenários variados, considerando questões educacionais, socioeconômicas e geográficas. Essa troca pode enriquecer várias habilidades, como a empatia, a criatividade, a capacidade de inovação e de se antecipar a eventuais necessidades. 

Logo, há uma ampliação da perspectiva devido ao contato com diferentes pontos de vista ao conviver com os demais alunos. Isso ajuda no desenvolvimento de uma visão crítica, que otimiza a sua análise de contextos diversos para embasar tomadas de decisões e facilitar a identificação de oportunidades. 

Promove o desenvolvimento da competência cultural

Você sabia que um bom líder precisa ter competência cultural? Ela se refere à capacidade de reconhecer as características culturais de diferentes grupos sociais, assim como as suas necessidades, concepções e outras características do indivíduo. 

Considerando que as tendências de negócios evidenciam a importância de pautas como a diversidade na empresa, essa habilidade é essencial para as lideranças. No caso do aprendizado online, ele faz uma ponte entre o aluno e profissionais que se encaixam em diversas culturas.

Afinal, há chances de interagir com pessoas de diferentes comunidades — inclusive internacionais. Essa vivência que supera as regiões de vivência do líder ajuda no desenvolvimento de habilidades de comunicação, colaboração e empatia, ajudando a entender os impactos das culturas no desenvolvimento de um indivíduo.

Como resultado, é provável que o líder tenha cada vez mais facilidade para escutar e compreender as necessidades dos colaboradores, considerando os contextos nos quais eles estão inseridos. Isso é um diferencial importante para desenvolver ambientes de trabalho mais positivos e ter times engajados, enquanto desenvolve uma liderança global. 

Ajuda a entender os modelos remotos

O trabalho remoto não é uma novidade, porém, ele passou a ganhar mais destaque após a Reforma Trabalhista, em 2017. Depois, com a pandemia de covid-19 que teve início em 2020, o modelo passou a ganhar ainda mais destaque por viabilizar a manutenção das atividades empresariais a distância.

Entretanto, para muitos líderes e gestores esse modelo de trabalho ainda é desafiador. Ele exige adaptações nos processos e nos canais de comunicação para promover uma integração do time mesmo sem a convivência presencial diária. 

Ao optar pelo aprendizado online, é possível perceber de que maneira buscar a integração de times a distância e perceber que, de fato, os processos no modelo remoto podem ser bastante funcionais e positivos. E vale lembrar que a flexibilidade na rotina também ajudam a validar as vantagens que o trabalho a distância traz para as equipes.

Tudo isso ajudará o líder a desenvolver as habilidades de gestão de tempo e de tarefas em relação ao ensino, mas que também serão utilizadas na empresa. Esse conhecimento ainda pode ser repassado aos colaboradores, aprimorando os processos para ter um alinhamento cada vez maior nas entregas da empresa. 

Conseguiu perceber como o aprendizado online desenvolve diferentes skills de liderança? Portanto, na sua busca por conhecimentos para aprimorar a atuação enquanto líder, vale a pena investir nas oportunidades online e aproveitar todas as vantagens que esse modelo de ensino proporciona.

Para acompanhar mais dicas e aprimorar os processos de liderança, aproveite e baixe gratuitamente o Guia Home Office para Gestores: Produtividade, Efeitos no Brasil e Futuro!

aprendizado online

Texto escrito por Joanna Nandi, Redatora Web. 

Faça sua primeira reserva em um coworking!

X