7 aplicativos que facilitam o trabalho remoto

O Woba separou sete aplicativos que têm como objetivo facilitar o trabalho remoto e ainda podem te ajudar a manter a produtividade, o foco e a organização em dia. 

Pensar em trabalhar em home office ou em coworking pode ser bem desafiador, principalmente se você nunca teve a experiência de trabalhar fora do escritório de uma empresa.

Porém, hoje isso é possível de qualquer lugar onde você esteja e já é uma das principais tendências de 2020. Além disso, vários processos e tarefas estão cada vez mais virtuais e o uso de ferramentas para registrar ideias e projetos é fundamental para facilitar e otimizar a organização dentro da empresa, garantindo um bom resultado de toda a equipe.

Pensando nisso, o Woba separou sete aplicativos que têm como objetivo facilitar o trabalho remoto e ainda podem te ajudar a manter a produtividade, o foco e a organização em dia. Confira!

1. WhatsApp

Ter uma conta no WhatsApp é grátis e esta é uma ferramenta simples, fácil e rápida para  entrar em contato com os seus colegas de trabalho. 

Seja em grupos de conversa ou em chats individuais, o aplicativo permite a comunicação ágil, clara e objetiva entre todos os funcionários de uma empresa – em áudio ou texto. Apesar de não ser o ideal, o WhatsApp pode ser uma boa solução temporária.

aplicativos que facilitam o trabalho
Foto: Reprodução do site AndoidPIT

Para facilitar essa comunicação, hoje em dia todas as operadoras oferecem planos com pacotes de aplicativos ilimitados. Aproveite para comparar as ofertas e escolha a que melhor se adequa a seu perfil de consumo. 

2. Slack

Se você acha que o Whatsapp não é a melhor opção e que as conversas do trabalho podem se misturar com as conversas pessoais, atrapalhando o seu rendimento, o Slack pode ser uma boa solução. 

Essa ferramenta, que pode ser usada tanto na versão gratuita quanto na paga, é um espaço em que todos os funcionários da empresa podem se conectar. Lá, as equipes conseguem se comunicar de forma assertiva facilitando o envio de mensagens e criando canais que possibilitam o envio de arquivos e a criação de enquetes, além de salvar o histórico das suas conversas.

Outra vantagem é que o Slack permite a integração de outros aplicativos, como Google Drive e o Google Agenda. Dessa forma, o time se organiza, economiza tempo e trabalha em sintonia.

aplicativos que facilitam o trabalho
Foto: Reprodução do site Slack

3. Asana

Nesta plataforma de gerenciamento de trabalho, os integrantes da empresa conseguem criar funções como listas de tarefas com prazos, designar a quem ela pertence e compartilhar o progresso das atividades. 

Cada um pode escolher a melhor forma de visualizar os seus projetos, seja em forma de caixa de entrada, lista ou calendário.

Usando o Asana, que está disponível tanto na versão gratuita quanto na paga, o time consegue se organizar e a informação não fica perdida. As pessoas conseguem ver e compartilhar suas tarefas – que também podem ser divididas em subtarefas para alcançar o objetivo, sabem como devem agir de acordo com a descrição do evento e também têm a noção de progresso conforme as atividades são concluídas. 

aplicativos que facilitam o trabalho
Foto: Reprodução do site Asana

4. Trello

Parecido com o Asana, o Trello cuida do gerenciamento de projetos de uma forma colaborativa e, claro, tem as suas particularidades. 

Também focado em ajudar as equipes e os usuários a se organizarem melhor e a manterem as metas em dia, o Trello funciona em pequenos quadros que são compostos de listas que podem ser personalizadas, tornando o processo de tarefas bem visual. 

Nele, também é possível direcionar as obrigações a um membro da equipe, colocar data limite de entrega e ser notificado por cada alteração feita. 

O Trello é ideal para pequenas empresas e também para aqueles que preferem uma ferramenta mais simples e fácil de usar. O app tem tanto a versão gratuita quanto a paga.

aplicativos que facilitam o trabalho
Foto: Reprodução do site Trello

5. GSuite

Além de te ajudar com as suas pesquisas, o Google também oferece diversos aplicativos para que você possa se organizar melhor no trabalho remoto

Para manter o time alinhado, tem o Gmail e o Hangouts, ferramentas que estreitam a comunicação. O Google Docs e o Spreadsheets permitem criar e compartilhar documentos de texto e planilhas, que podem ser editadas e comentadas por todos da equipe de maneira simultânea. 

Já o Google Agenda é pensado para você acompanhar as suas atividades, criar e agendar compromissos de forma mais rápida, podendo ter acesso à disponibilidade das pessoas com as quais quer marcar uma reunião, por exemplo. 

aplicativos que facilitam o trabalho
Foto: Reprodução do site Digital Pixel

Dentre as vantagens de usar os aplicativos do Google, a mais interessante é que eles permitem a integração com todos os aplicativos já citados até aqui.

6. Notion

O Notion é um espaço de trabalho completo para fazer anotações, armazenar inteligência e gerenciar dados, projetos e tarefas. Ele permite que a empresa deixe todos os seus processos muito bem documentados e com fácil acesso para todo o time. 

Com o app, você pode criar e organizar os documentos e informações em pastas e subpastas, cada uma direcionada a um setor específico da empresa. Orientações de serviços, políticas empresariais, treinamentos e operações principais também podem ser guardados por lá. 

aplicativos que facilitam o trabalho
Foto: Reprodução do site Notion

7. Loom

O Loom não é um app, mas uma extensão do Google Chrome, que permite gravar reuniões  importantes ou capturar sua tela para ensinar algo a alguém. 

Com uma interface intuitiva e que pode capturar simultaneamente a tela do PC e a sua webcam, ele pode ser bem útil, principalmente por permitir que os vídeos sejam vistos a qualquer momento, por meio da geração de um link ao final da gravação. 

aplicativos que facilitam o trabalho
Foto: Reprodução da extensão Loom

Esses são alguns dos recursos que podem ajudar bastante você a se organizar e criar uma rotina produtiva. Porém, no home office, o mais importante é que cada um respeite seu tempo, teste o que se encaixa melhor no estilo de trabalho pessoal e não perca tempo com distrações. 

Se quiser aprender mais sobre trabalho remoto, confira o webinar gravado pelos cofundadores do Woba, Pedro e Roberta Vasconcellos.


Guest post escrito pelos nossos parceiros do blog Minha Conexão.

Similar Posts