Aluguel de salas comerciais vale a pena? Veja se essa é a melhor opção para sua empresa

aluguel de salas comerciais

O aluguel de salas comerciais consiste em locar um imóvel para a empresa funcionar. No entanto, esse processo pode sair caro e ainda exigir o pagamento de espaços desocupados. Por isso, é preciso considerar todos os custos e as operações envolvidas antes de tomar sua decisão. Nesse cenário, os escritórios privativos surgem como uma opção mais econômica e menos burocrática. Conheça. 

aluguel de sala comercial
Campaign Creators / Unsplash

Quando falamos em aluguel de salas comerciais, os custos aparecem e precisam ser considerados. Além do valor mensal, também existe uma série de contas. Por exemplo, luz, água, limpeza, segurança e manutenção.

Além disso, podem ser necessários investimentos iniciais elevados para adequar o espaço às necessidades da empresa. Sem contar no aumento dos valores médios cobrados.

Para ter uma ideia, o Índice FipeZap mostrou uma alta de 0,43% no valor do aluguel das salas comerciais. No entanto, em algumas cidades, o crescimento ultrapassou 8%.

Por isso, faz pouco sentido alugar uma sala comercial. Afinal, é possível encontrar um escritório confortável, seguro e bem localizado para que seus colaboradores possam trabalhar.

Nesse sentido, faz sentido destacar que os escritórios privativos em coworkings são a melhor opção. Com menos custos e burocracias, você deixa de se preocupar com a manutenção do espaço, a limpeza e até mesmo alguns materiais de escritório.

Isso chamou sua atenção? Se sim, leia este conteúdo e entenda mais sobre o que considerar no aluguel de salas comerciais (ou dos escritórios privativos, claro).

Guia Definitivo do Futuro do Trabalho (1)

O que é o aluguel de salas comerciais?

O aluguel de salas comerciais é realizado quando uma empresa precisa de um espaço exclusivo para executar seus trabalhos e/ou atender clientes. Existem diversos tipos e tamanhos — e a escolha depende do modelo de negócio.

Ao decidir alugar uma sala comercial, a empresa deve atentar a todas as questões envolvidas. Por exemplo:

  • Localização;
  • Tamanho;
  • Custos fixos;
  • Impostos;
  • Contrato;
  • Segurança;
  • Área para estacionamento;
  • Infraestrutura (banheiros, cozinha, climatização, acústica etc);
  • Serviços de internet disponíveis no endereço;
  • Possibilidade de reformas.

Além dessas questões, ao locar esse espaço, a empresa precisará considerar o investimento inicial necessário. Em alguns casos, é preciso realizar uma reforma e comprar equipamentos, mobiliários e materiais.

Mesas, cadeiras, ar-condicionados, cabeamento, cafeteira, utensílios de cozinha e banheiro, bebedouro e decoração são apenas algumas das necessidades de um negócio.

Ao mesmo tempo, uma sala comercial própria exigirá, também, que a empresa inclua uma série de processos em seu dia a dia. Por exemplo, é preciso garantir:

  • Limpeza do local;
  • Manutenção de equipamentos;
  • Materiais de escritório;
  • Cafezinho de todo dia.

Afinal, não estamos falando apenas de um espaço funcional. O foco é um local agradável para você e seus funcionários.

Então, ao decidir por essa alternativa, leve em consideração toda a operação que envolve a manutenção e o funcionamento do espaço. Caso contrário, os custos fixos podem pesar bastante no orçamento.

Por que NÃO é vantajoso fazer o aluguel de salas comerciais?

Como falamos acima, o aluguel de salas comerciais envolve uma série de decisões, processos e operações para a empresa. Do ponto de vista estratégico, essa demanda não é vantajosa para o negócio, começando pelos custos.

Explicando: em uma sala própria, a empresa precisa arcar com aluguel, luz, água, materiais de limpeza, equipe de limpeza, cafezinho, açúcar, bolachinhas, internet, materiais de escritórios, entre muitas outras coisas.

O aluguel também envolve o tempo de trabalho de vários funcionários. Eles precisam organizar tudo isso tudo de maneira administrativa. Além disso, devem cuidar de notas fiscais e registros contábeis.

Além disso, há a necessidade de contratar pessoal ou equipes terceirizadas para limpeza, segurança e manutenção.

Com tudo isso, os gestores e os colaboradores acabam ocupando seu tempo com questões que, embora importantes, não são o core business.

A produtividade diminui, e questões de rotina — como um ar-condicionado estragado ou a falta de café — podem estressar a equipe.

Então, o que fazer? Existe uma solução que retira toda essa burocracia e trabalho: os escritórios privativos localizadas em coworkings.

Leia mais: 4 vantagens competitivas para sua empresa alugar uma sala privativa

aluguel de salas comerciais
CoWomen / Unsplash

Como o escritório privativo pode resolver o problema da empresa?

O coworking é um espaço de trabalho compartilhado. Nesses locais, diversos profissionais autônomos, empresários, empreendedores e trabalhadores remotos ou híbridos de empresas diversas dividem um ambiente comum.

Porém, além do espaço compartilhado dividido entre vários profissionais, os coworkings também oferecem outros serviços, como as salas de reuniões e os escritórios privativos.

Os espaços de reuniões podem ser alugados por horas, períodos ou dias para a realização de reuniões e eventos diversos.

Os escritórios privativos são ambientes disponibilizados dentro dos coworkings e podem ser alugados por empresas que desejam um local mais reservado para o trabalho.

Ou seja, é um espaço dedicado e totalmente reservado. Assim, sua equipe tem um local específico para trabalhar.

Na prática, isso significa que é possível deixar os equipamentos e até objetos pessoais. Afinal, apenas os seus colaboradores entrarão na sala privativa enquanto ela estiver reservada.

Ao alugá-la, sua empresa também consegue reduzir custos fixos e operacionais. Além disso, outras vantagens são alcançadas. Por exemplo, ambiente agradável, flexibilidade e mais serviços agregados.

Conheça, a seguir, todos os benefícios de priorizar um escritório privativo, em vez do aluguel de salas comerciais.

Redução de custo

A redução de custo é, com certeza, a grande vantagem das salas privativas. Afinal, é importante que sua empresa tenha dinheiro em caixa e capital de giro — mas isso pode ser difícil quando os gastos fixos são elevados.

Ao ter uma sala privativa à sua disposição, você deixa de precisar de uma estrutura própria. Portanto, os custos de internet, aluguel, materiais de limpeza, profissionais de limpeza e manutenção etc. são excluídos.

Isso porque esses gastos estão embutidos no valor pago ao coworking. Tudo se torna responsabilidade do escritório compartilhado. Ou seja, você paga apenas um boleto e pronto!

Serviços adicionais

Outros serviços podem estar incluídos no aluguel dos escritórios privativos. Por exemplo, o coworking pode oferecer estacionamento ou convênio com estabelecimentos próximos.

A cozinha está sempre organizada, limpa, com um café pronto e até alguns petiscos. Alguns coworkings contam, também, com máquinas de café expresso, micro-ondas, geladeira e máquinas de vendas de bebidas e comidas.

Ou seja, a sua equipe ficará no espaço reservado. Porém, também terá acesso ao ambiente compartilhado para ter acesso a todos esses benefícios.

Além disso, a empresa não precisa se preocupar se tem papel higiênico nos banheiros, se é hora de realizar a manutenção do ar-condicionado, solicitar a limpeza das janelas ou a troca de lâmpadas queimadas.

Isso faz com que o trabalho do gestor de facilities seja otimizado e voltado para questões realmente estratégicas.

Personalização

De modo geral, os coworkings se preocupam com a estética e a ergonomia do espaço. Por isso, as salas privativas já são oferecidas com móveis, como mesas e cadeiras.

Entretanto, caso a empresa deseje personalizar o espaço, também é possível. Muitos coworkings permitem pintar paredes e adicionar ou remover divisórias.

Segurança

Os coworkings também oferecem mais segurança. Seu sistema e serviço de segurança costumam ser de boa qualidade, considerando a grande quantidade de equipamentos e materiais no local.

Portanto, esse é mais um custo fixo que pode ser tirado da sua lista. Dessa forma, você tem acesso a esse serviço sem precisar pagar um valor extra. Ele já está incluído na quantia mensal.

Guia de escritórios flexíveis no mundo (1)

Localização estratégica

A localização é outra vantagem das salas privativas. Nas médias e grandes cidades, existem coworkings localizados em diferentes pontos.

Assim, a empresa pode optar por ocupar uma sala privativa no centro da cidade ou em um bairro residencial e tranquilo. Há, também, opções pertinho da praia, outras com vista para a montanha e até para aquele parque famoso da cidade.

Ou seja: ao optar pelas salas privativas, você tem a oportunidade de trabalhar em locais onde alugar uma sala comercial seria inviável financeiramente.

Sem contar que há muitas opções de coworkings para você escolher. Para ter uma ideia, só na rede do Woba, por exemplo, são mais de 1500 escritórios disponíveis em mais de 180 cidades.

Planos flexíveis

Quando a empresa decide pelo aluguel de salas comerciais, geralmente, o acordo é feito por contratos engessados e de longo prazo. Por sua vez, o escritório privativo pode ser reservado pelo tempo que a equipe achar melhor.

Portanto, existe a possibilidade de alugar o escritório privativo apenas por alguns dias, semanas ou até meses.

Por todos esses motivos, muitas empresas estão adotando ou já ingressaram no modelo híbrido de trabalho. Nesse formato, os colaboradores não precisam estar presentes no escritório o tempo inteiro.

Assim, eles têm liberdade para escolher seu local de atuação e alternar os ambientes de acordo com as atividades que precisam ser realizadas.

No entanto, continuam com toda a infraestrutura necessária para exercerem suas funções. Afinal, o aluguel do escritório privativo garante todas as comodidades necessárias.

Agora, responda à pergunta: o aluguel de salas comerciais vale a pena? É provável que você concorde que não. Então, que tal optar por uma opção muito mais estratégica, como as salas privativas? Assim, você terá os melhores resultados da sua equipe ao mesmo tempo que diminui os custos fixos.

Quer saber mais sobre as salas privativas e tudo que elas podem trazer para o seu negócio? Então, preencha o formulário e descubra o escritório privativo ideal para sua empresa!


Texto escrito por Liandra Cordeiro, redatora web. Revisado por Gabriele Lisboa, revisora textual freelancer.

Similar Posts