6 maneiras inteligentes de levar alegria festiva para trabalhadores remotos

alegria festiva para trabalhadores remotos

Proporcionar alegria festiva aos trabalhadores remotos é um desafio, pois a distância física limita algumas práticas tradicionais. Para driblar essa dificuldade, confira 6 formas criativas de alegrar seu time.

Os regimes de teletrabalho têm muitas vantagens e demonstram ser tendências importantes do mercado. Apesar disso, contam com alguns desafios ocasionados pela distância física. Nesse sentido, é importante encontrar formas de trazer alegria festiva aos trabalhadores remotos, especialmente nas comemorações de final de ano.

Mais do que mera recreação, as festividades desse período são importantes para integrar a equipe, fortalecer os relacionamentos e incentivar o prazer no trabalho. As empresas que adotam o sistema de atividades a distância precisam ter especial atenção para que as relações entre os profissionais não se tornem exclusivamente burocráticas, gerando um distanciamento.

Quer saber como incentivar a alegria das festividades para os trabalhadores? Continue a leitura e confira 6 ideias inteligentes!

alegria festiva para trabalhadores remotos

1. Envie brindes antecipados

Uma forma de gerar a sensação de proximidade entre a equipe é enviar brindes antecipados. O período festivo conta com muitos elementos que podem ser aproveitados para trazer a alegria festiva e fazer isso com alguma antecedência ajuda a equipe a entrar no clima de comemoração. Algumas ideias são:

  • Sacolas de guloseimas;
  • Panetones;
  • Guardanapos para mesa;
  • Canecas e chaveiros personalizados;
  • Camisetas;
  • Meias natalinas;
  • Sachês perfumados.

Se o planejamento da empresa inclui alguma comemoração virtual ou reunião de fim de ano com atividades especiais, o brinde enviado para a casa dos funcionários pode conter instruções a respeito das brincadeiras ou algum item para ser utilizado na chamada. Quando a equipe compartilhar o brinde, mesmo a distância, haverá a sensação de proximidade.

2. Ofereça prêmios

Durante o ano, a sua equipe se dedicou para cumprir as metas e alcançar os resultados projetados. Assim, oferecer bonificações pelo desempenho é uma forma de motivar os funcionários a aproveitarem ainda mais as festividades. Da mesma forma, incentiva um início de ano mais cheio de energia para alcançar novas conquistas para a companhia.

A empresa pode definir a maneira como distribuirá as bonificações: em dinheiro, em viagem ou algum outro presente. Também é importante determinar os critérios para a distribuição, que pode ser individual ou pelos resultados das equipes. 

Além das tradicionais bonificações, você pode oferecer prêmios divertidos para habilidades que sejam relacionadas ao trabalho remoto. Por exemplo: quem tem o melhor cenário virtual, aquele que sempre tem um cachorro latindo ao fundo, a pessoa que nunca se lembra de ligar o microfone etc. Certamente essa ideia tornará o final de ano da sua empresa mais descontraído e festivo.

3. Realize um amigo secreto virtual

O amigo secreto está entre as atividades mais tradicionais entre as empresas no final do ano. Ele também pode acontecer remotamente, sendo uma oportunidade especial para o time se conhecer melhor, além de garantir presentes especiais que serão sempre lembrados. 

A diferença nesse caso é que, em vez de entregar o presente pessoalmente, isso será feito pelo correio. O sorteio também é realizado virtualmente, o que pode acontecer por diversos sites com essa finalidade. Clique aqui para ver como organizar um amigo secreto a distância!

Lembre-se de estimular os participantes a abrir o embrulho apenas no momento da chamada. Esse cuidado ajuda a manter a sensação típica de suspense da brincadeira e permite que cada um veja a reação do seu amigo secreto com o que escolheu para ele. 

4. Estimule os sentidos dos funcionários

Um dos desafios do trabalho virtual é a ausência do compartilhamento de experiências sensoriais. Longe das repartições dos escritórios, aromas, toques, sabores e imagens não são comuns entre os colegas. Para gerar mais união e trazer alegria festiva para trabalhadores remotos, uma ideia é enviar uma caixa sensorial a cada um dos funcionários. 

A dica é usar a criatividade para incluir o estímulo a todos os sentidos. A experiência poderá ser compartilhada entre a equipe, com a oportunidade para cada pessoa falar o que sentiu com os elementos que recebeu. 

alegria festiva para trabalhadores remotos

5. Realize atividades de promoção da saúde mental

As festas de fim de ano são muito importantes para a interação entre os colaboradores, o descanso após um ano de trabalho e a união da família. No entanto, os desafios ocasionados pela pandemia de Covid-19, entre outros problemas que podem ocorrer ao longo da trajetória dos profissionais, tendem a afetar o aspecto emocional da equipe.

Com a distância física é mais difícil perceber as dificuldades enfrentadas pelos funcionários, o que exige do setor de RH uma atenção especial para que a rotina não se torne dura demais. Dessa forma, ter momentos para promover a saúde mental dos colaboradores, acolhendo suas dificuldades nesse período, ajuda a tornar o fim de ano mais leve.

Algumas formas de fazer isso são promover palestras, dinâmicas e outras atividades que tenham o auxílio de profissionais da psicologia. Esses momentos renovarão as energias e o bem-estar dos trabalhadores. Também é interessante oferecer algum tipo de suporte individualizado para atender a demandas específicas.

6. Sugira um karaokê online

O karaokê anima diversas festas e sempre rende boas risadas, com momentos de uma interação muito saudável entre os colegas. Sabia que é possível fazer essa brincadeira remotamente? Alguns aplicativos contam com versões curtas de grandes clássicos da música para animar o final de ano da sua empresa, como o SingSnap, TVKaraokê ou, até mesmo, o próprio YouTube.

Você pode reservar um momento da celebração para os talentos musicais se soltarem ou também pode incentivar a gravação de vídeos pelos funcionários. Uma ideia é fazer um concurso com votação para premiar as melhores performances. Esse será um momento inesquecível para a equipe.

Com essas 6 dicas para trazer alegria festiva para trabalhadores remotos, o final de ano da sua empresa vai ficar mais divertido, fortalecendo a integração entre os colaboradores.

Se as atividades promovidas virtualmente não forem suficientes, um caminho é procurar alternativas mais modernas e dinâmicas para organizar os encontros. É possível, por exemplo, contar com espaços completos e flexíveis, pagando apenas quando utilizar.

Se precisar de um local adequado para reunir a sua equipe que ofereça conforto e incentive produtividade dos funcionários, conte com as salas de reunião e espaços de eventos do Woba!

Reserve Salas de Reunião


Texto de Flávia Lemes, Mestre em Educação e Redatora.

Similar Posts