Carreira

5 afirmações positivas no trabalho para aumentar a confiança e a produtividade

Redação BeerOrCoffee
Escrito por Redação BeerOrCoffee em dezembro 3, 2021
5 afirmações positivas no trabalho para aumentar a confiança e a produtividade
Junte-se a mais de 30 mil pessoas!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos sobre o futuro do trabalho!

As afirmações positivas no trabalho para aumentar a confiança e a produtividade ajudam na melhoria do desempenho e no alcance da motivação e da satisfação pessoal. Essa é uma forma de se concentrar nas suas atividades e se diferenciar perante aos colegas. 

Você já deve ter ouvido falar que pensar positivo é importante para a saúde mental. Isso é tão verdadeiro que alguns experimentos já fizeram essa comprovação. Uma experiência da IKEA Dubai mostrou que a planta exposta a palavras ruins o tempo todo ficou com um aspecto murcho e folhas amarronzadas.

Enquanto isso, outra planta igual e sob as mesmas condições de rega e adubação ficou bonita e vistosa porque só recebia elogios. O que isso tem a ver com as afirmações positivas no trabalho para aumentar a confiança?

Tudo! Se uma planta, que não tem ouvidos nem sensações é capaz de sofrer esse impacto de forma tão significativa, imagine o que acontece com uma pessoa.

Inclusive, existe uma afirmação do boxeador Muhammad Ali que expressa bem o que estamos tratando aqui: “É a repetição de afirmações que leva à crença. Quando essa crença se torna uma convicção profunda, as coisas começam a acontecer”.

Muhammad Ali, um dos maiores atletas do século 20, morre aos 74 anos |  Agência Brasil

Na prática, tanto os comentários negativos podem interferir de maneira negativa no desempenho de um funcionário quanto os positivos são capazes de melhorar sua performance. Por isso, mais do que uma autoajuda (como muitos encaram), essa é uma das práticas de trabalho remoto recomendadas para gerentes — e colaboradores.

Como aplicá-la na sua empresa e alcançar bons resultados? Vamos explicar neste post e mostrar 5 afirmações positivas no trabalho para aumentar a confiança. Continue lendo.

 

O que são afirmações positivas?

As afirmações positivas são declarações feitas a si mesmo e aos outros com o objetivo de reforçar um comportamento, ideia ou pensamento. No começo, essas repetições podem parecer pouco naturais. Não tem problema. O propósito é fazer o subconsciente entender que pode atingir esse patamar e se tornar melhor em relação àquilo que está sendo dito.

De modo geral, essas frases funcionam como mantra. A questão é que elas trazem benefícios em várias áreas da vida. Um estudo mostrou que o otimismo e o bem-estar protegem contra doenças cardíacas e ajudam a manter um estilo de vida mais saudável.

No âmbito corporativo, essas afirmações contribuem para aumentar a produtividade devido à Lei da Atração.

Ou seja, quanto mais você pensa que está contribuindo para o seu trabalho e que terá reconhecimento, maior é a chance de se destacar e conquistar os objetivos esperados. É exatamente a ideia daquele livro O Segredo e das sugestões propagadas por vários gurus, como Deepak Chopra.

Por que as afirmações positivas podem fazer a diferença no trabalho?

Esse conceito pode ser aplicado para a sua vida pessoal, relacionamentos, para a qualidade de vida e para melhorar o seu lado profissional. Tudo é baseado na energia, ou seja, a capacidade de um corpo executar um trabalho ou fazer determinado movimento. Portanto, quanto mais pensamentos positivos você tiver, mais coisas boas atrai.

Essa é a ideia do magnetismo. Segundo essa crença, a mente é como um ímã. Por isso, quando você emite pensamentos positivos, atrai boas vibrações e o universo conspira a seu favor.

No ambiente corporativo, essa é uma forma de evitar o peso da rotina e manter a motivação. Além disso, outros benefícios são conquistados. Entre eles estão:

  • melhoria das habilidades e competências: quando você afirma a si mesmo que é bom em determinada atividade, tende a desempenhá-la de forma melhor. Por exemplo, se afirma ser bom em apresentações, tende a se sair melhor quando tiver que fazer uma;
  • foco e concentração: você consegue reduzir as distrações e se concentrar nos objetivos organizacionais. As afirmações positivas no trabalho aumentam a confiança e a motivação. Assim, é possível conquistar mais metas;
  • melhoria dos relacionamentos interpessoais: se você tem problemas com alguém, por exemplo, pode usar as afirmações para resolver esse conflito. Em vez de tratar mal ou evitar o colega, o pensamento pode ajudar a ter outra percepção sobre as atitudes da outra pessoa;
  • gerenciamento do estresse: quando uma situação ou atividade estiver difícil, esse é o momento de usar as afirmações positivas para diminuir a pressão. Assim, é possível encarar as dificuldades com mais tranquilidade;
  • aumento da satisfação no trabalho: os mantras aumentam a sua produtividade e também ajudam a aumentar a motivação. Isso porque se torna mais fácil tomar boas decisões, que elevam a felicidade e o nível de otimismo em relação à carreira.

afirmações positivas no trabalho para aumentar a confiança

Afirmações positivas no trabalho para aumentar a confiança: veja 5 delas

A busca pelos novos formatos de trabalho pode aumentar o nível de estresse com relação à profissão. Um exemplo é sair do trabalho presencial e ir para o remoto ou vice-versa. Nesse cenário, os funcionários sentem falta da interação pessoal, o que pode se tornar um grande fator de desmotivação.

principais dificuldades das empresas de tecnologia no trabalho híbrido

Por isso, é preciso adotar as afirmações positivas no trabalho para aumentar sua confiança. Assim, você pode atingir outro patamar no trabalho. Que tal ver quais são essas frases? Confira as 5 principais e entenda como elas ajudam.

1. Eu arraso nesse trabalho e vou me empenhar cada vez mais

É normal se sentir “emperrado” no cargo que ocupa, sem perspectivas de melhoria. Isso gera desmotivação, porque você deixa de sentir o desafio e a surpresa das atividades diárias. O problema é que esse sentimento tende a não ser identificado nas equipes remotas.

Com a repetição dessa afirmação positiva, você pode se perguntar como aumentar sua satisfação. Por exemplo, seria pela criação de oportunidades ou por tentar novas estratégias? Junto com esse pensamento, faça uma reflexão sobre o assunto para tomar uma atitude.

2. Eu serei produtivo hoje

Repita essa afirmação todos os dias. Essa é uma forma de começar bem o dia, pensando que tudo dará certo. Assim, caso apareça algum desafio, ele tende a ser solucionado com mais rapidez. De toda forma, repita essa frase sempre que aparecer alguma dificuldade.

3. Eu tenho escolha

Muitas pessoas se sentem arraigadas ao trabalho. Mesmo desmotivadas, ficam na posição devido a vários motivos, como questão salarial, medo de ficar desempregado etc. Ainda assim, você sempre tem uma escolha. Ter essa noção ajuda a tomar a melhor decisão. Além disso, diminui a pressão, porque você passa a pensar nos aspectos positivos do seu cargo — acredite, você vai encontrá-los.

4. Eu estou aberto e preparado para uma promoção

Quem não quer receber uma promoção? Ter reconhecimento e ainda ganhar um aumento é o objetivo de muitas pessoas. No entanto, nem todo mundo consegue. É preciso mais do que as competências técnicas. Também é necessário agregar habilidades socioemocionais, que ajudem a fortalecer a força de trabalho multigeracional.

Quando você faz essa afirmação positiva no trabalho para aumentar a confiança, tende a melhorar suas próprias habilidades. Também consegue se empenhar mais e descobrir alternativas para se destacar. O resultado é uma chance maior de alcançar seu objetivo.

5. Eu sou criativo, capacitado e talentoso

A produtividade está diretamente relacionada à confiança. Quanto mais você acreditar em si mesmo, mais tende a ser produtivo. Por isso, afirme ser criativo, capacitado e talentoso. Ao internalizar esse pensamento, você tem a chance de se destacar perante os colegas, porque começa a ter um posicionamento diferenciado.

Isso ajudará a ter novas ideias e pensar em alternativas para os problemas que se apresentam. Também contribuirá para desenvolver a resiliência e a se adaptar aos diferentes cenários. Tudo isso porque você conquista confiança.

Em resumo, quanto mais você pensar positivo, mais tende a melhorar seu desempenho. Isso traz mais chances de sucesso individual e corporativo. Que tal usar as afirmações positivas no trabalho para aumentar a confiança?

Agora que você viu por que ter um pensamento positivo, saiba como e por que é preciso redefinir a produtividade na era do trabalho híbrido.

Texto escrito por Fabíola Thibes, jornalista e redatora web.

Faça sua primeira reserva em um coworking!

X