Anywhere Office

5 maneiras de acertar no modelo de trabalho híbrido e colocar sua empresa na frente

Redação BeerOrCoffee
Escrito por Redação BeerOrCoffee em agosto 12, 2022
7 min de leitura
5 maneiras de acertar no modelo de trabalho híbrido e colocar sua empresa na frente
Junte-se a mais de 30 mil pessoas!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos sobre o futuro do trabalho!

Acertar no modelo de trabalho híbrido exige que você atente a 5 boas práticas: entender a satisfação dos colaboradores com o regime de atuação, passar uma boa impressão, cuidar da localização, estar disponível para feedbacks e usar o OfficePass, do BeerOrCoffee. Conheça os detalhes.

acertar no modelo de trabalho híbrido

Combinar a atuação presencial e a remota é a solução que muitas empresas estão encontrando em 2022. Mas acertar no modelo de trabalho híbrido requer uma gestão eficiente, que foque o bem-estar e a qualidade de vida dos colaboradores, além de resultados voltados para as entregas.

Um dos objetivos é encontrar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Ao construir esse pilar, os funcionários se tornam mais engajados e motivados. Isso aumenta a vantagem competitiva do seu negócio. Além disso, vários desafios do trabalho remoto podem ser resolvidos com a modalidade híbrida. Por exemplo:

  • Dificuldade de se desconectar;
  • Comunicação ineficiente;
  • Gestão do tempo;
  • Solidão;
  • Baixa motivação e produtividade;
  • Sensação de FOMO, ou medo de não pertencer ao grupo;
  • Segurança da informação.

Então, como fazer o trabalho híbrido dar certo? Neste post, trazemos algumas soluções. Confira.

1. Saiba se os seus colaboradores estão satisfeitos com o trabalho híbrido

O primeiro passo para acertar no modelo de trabalho híbrido é ver se ele atende às demandas dos seus colaboradores. Segundo dados da consultoria McKinsey, os executivos C-suite esperam um aumento nesse regime de atuação no pós-pandemia. O levantamento feito mostra que:

  • 7% esperam que a equipe fique até 20% do tempo na empresa;
  • 40% acreditam que o presencial tomará de 21% a 50% do tempo;
  • 40% têm a expectativa de que o tempo passado na empresa vai variar de 51% a 80% do tempo.

No Brasil, uma pesquisa da Robert Half mostra que 48% das empresas preferem o trabalho híbrido. Além disso, os brasileiros querem trabalho remoto, já que 58% dos colaboradores querem migrar para esse modelo ainda em 2022. Um dos motivos é a preocupação com o bem-estar, que chega a 71% no Brasil.

Outro estudo da McKinsey indica que 64% dos entrevistados gostariam de trabalhar de casa durante 4 dias da semana. Ainda assim, a modalidade híbrida não é unanimidade. Há quem prefira outros modelos. Por isso, considere algumas questões:

  • Reconheça as tendências e preferências, reconhecendo o elemento humano da estratégia;
  • Comunique as políticas que motivam a escolha da empresa;
  • Escute, teste e faça ajustes de acordo com a preferência dos funcionários;
  • Revise a cultura organizacional e faça as adequações necessárias, inclusive as lições aprendidas durante a pandemia. Perceba que isso é bastante individual. Ou seja, depende da sua empresa.

guia completo do anywhere office acertar no modelo de trabalho híbrido

2. Passe uma boa primeira impressão do escritório

O trabalho híbrido prevê que os colaboradores também compareçam ao escritório alguns dias da semana ou em períodos específicos de tempo, por exemplo, a cada quinzena. Por isso, vale a pena investir em um ambiente aconchegante para garantir o comprometimento dos funcionários.

Um escritório bem projetado traz benefícios tanto para quem deseja voltar ao presencial quanto para aqueles que estão reticentes. É uma forma de trazer uma boa experiência e incentivar a motivação e a criatividade.

Além disso, os funcionários vão notar todas as mudanças (ou falta delas) realizadas durante o período em que ficaram longe da empresa. Portanto, essa é a oportunidade de ter um espaço que una a vida corporativa e a doméstica, acertando no trabalho e alcançando o máximo de benefícios.

Você pode fazer isso colocando plantas, sofás, tapetes, mesas grandes e outros elementos utilizados no ambiente residencial. Como esse é um investimento que demanda tempo e dinheiro, considere os coworkings da rede do BeerOrCoffee. Presentes em mais de 160 cidades, são espaços adaptados a todos os estilos.

Assim, você encontra desde os mais descolados — como o Youw, em São Paulo — até os mais sofisticados e tecnológicos — por exemplo, o Club Coworking, também na capital paulista. Com esses escritórios compartilhados, sua equipe tem a infraestrutura e o estímulo necessários para se comprometer e alcançar bons resultados.

Apenas se lembre de que é preciso fazer um bom planejamento para passar essa boa impressão do escritório. Até mesmo porque a McKinsey identificou que 68% das empresas não têm um plano detalhado para colocar em prática.

3. Cuide da localização

Mais do que nunca, os seus colaboradores querem evitar longos deslocamentos. O ideal é encontrar um local que seja próximo deles e ainda tenha várias opções de comércio e lazer por perto, como cafés, restaurantes, barzinhos etc.

Isso porque as pessoas querem mais do que um ambiente corporativo, o que traz uma motivação extra para se deslocarem. Na prática, além de comparecerem ao escritório, vão à academia, ao shopping, encontram os colegas, fazem compras e o que mais precisarem.

Nesse sentido, a dica é: descentralize o seu escritório. Por mais que você busque uma localização estratégica, nunca vai atender às demandas de todos os colaboradores. Ao ter várias opções, cada funcionário vai escolher aquela que se adaptar à sua realidade.

Inclusive, essa solução ajuda a encontrar e reter talentos. Afinal, você pode buscar pessoas de qualquer lugar do mundo e ainda garantir uma equipe de alto desempenho. Tanto é que todas as companhias redesenharam seu processo de admissão. A McKinsey criou 3 categorias de empresas. Os resultados foram:

  • 41% das líderes redesenharam totalmente e 53% optaram pela contratação a distância;
  • 16% das intermediárias redesenharam totalmente e 77% implementaram processos remotos;
  • 18% das atrasadas redesenharam totalmente e 82% criaram um processo a distância.

Ou seja, a descentralização traz benefícios para a empresa e para os colaboradores. A questão é que existem várias maneiras de acertar no trabalho híbrido em relação a esse ponto. Uma delas é criando várias filiais. A melhor delas é usando os coworkings que integram uma grande rede, como a do BeerOrCoffee. Assim, é possível encontrar opções em boa parte do Brasil.

OfficePass acertar no modelo de trabalho híbrido

4. Esteja disponível para feedbacks

O retorno ao escritório é uma mudança de cenário. É importante se dispor a receber feedbacks e até fazer mudanças importantes, que auxiliem no engajamento e na motivação dos colaboradores. Tenha em mente que os funcionários são as pessoas ideais para mostrar o que está sendo positivo e o que precisa ser aperfeiçoado.

De toda forma, faça algumas mudanças no ambiente corporativo. Por exemplo:

  • Crie espaços privados para realizar trabalhos sem interrupção;
  • Melhore o café;
  • Facilite as videoconferências e ofereça uma estrutura completa para as reuniões começarem na hora.

Perceba que, assim como a dica anterior, essas alterações exigem investimento de tempo e dinheiro. Mas são essenciais para acertar no modelo de trabalho híbrido. Afinal, você quer que os colaboradores se sintam bem dentro e fora do escritório. Assim, também se reduzem os problemas do trabalho remoto e se consegue um resultado melhor com o regime parcial.

feedback acertar no modelo de trabalho híbrido

Ao mesmo tempo, isso leva à próxima dica. Afinal, colocar sua empresa na frente com o acertos no trabalho híbrido exige estratégia. Então, que tal ver o que fazer?

5. Utilize o OfficePass

Todos os aspectos de descentralização do escritório, causar uma boa impressão, ter boa localização e ainda estar disponível para feedbacks podem ser resolvidos com o OfficePass, do BeerOrCoffee.

A solução foi criada para atender empresas com mais de 100 colaboradores e permite que você faça uma assinatura de escritórios sob demanda. Como isso funciona? O processo é simples: você contrata o OfficePass e tem acesso ilimitado a toda a rede do BeerOrCoffee, com mais de 1.000 coworking em mais de 160 cidades brasileiras.

O pagamento é feito somente quando você usa. Portanto, é muito mais redução de custos com o máximo de infraestrutura. Além disso, a assinatura de escritórios atende a todos os pontos que tratamos ao longo deste post:

  • Os funcionários escolhem o espaço em que ficam mais satisfeitos;
  • Você causa a melhor impressão possível, porque temos espaços incríveis;
  • São mais de 1.000 escritórios disponíveis em várias cidades. Ou seja, a chance de um funcionário encontrar um coworking próximo de sua casa é enorme;
  • Estamos sempre mudando, porque aprendemos e vivemos o futuro do trabalho. Assim, você pode deixar de se preocupar com as alterações necessárias. Isso é com a gente! 😉

Agora você já sabe por onde começar a acertar no modelo de trabalho híbrido da sua empresa. Seguindo esses 5 passos, o resultado tende a ser o melhor possível.

Então, que tal colocar em prática? Conheça o OfficePass e converse com um de nossos consultores para entender melhor a solução.

Texto escrito por Fabíola Thibes, jornalista e redatora web.

Faça sua primeira reserva em um coworking!

X