5 Melhores plataformas para reunião on-line!

Com a popularização do trabalho remoto, fazer reunião on-line se tornou algo corriqueiro para as empresas. Leia o artigo e veja quais são as melhores plataformas para os encontros virtuais em 2023!

A cultura do anywhere office, ou seja, do trabalho realizado em qualquer local, tem se estabelecido cada vez mais nas empresas. É por isso que conhecer as melhores plataformas para reunião on-line é tão importante.

Afinal, as empresas têm colaboradores e clientes ocupando diferentes espaços físicos. A fim de que se tenha uma reunião produtiva, portanto, a plataforma escolhida deve ser de excelente qualidade, garantindo boa conexão e comunicação entre os envolvidos.

Então, para que a sua empresa seja mais produtiva no trabalho remoto, continue lendo e confira a nossa lista com as melhores plataformas para reuniões on-line.

Conheça as 5 melhores plataformas para reunião on-line

Todas as plataformas que citaremos a seguir são boas opções para fazer reuniões on-line e para otimizar o trabalho remoto. Porém, cada uma delas tem particularidades que podem atender mais ou menos ao perfil de cada empresa.

Conhecer as diferentes plataformas e as funcionalidades de cada uma delas é importante para fazer uma boa escolha e para realmente ter sucesso nas reuniões com colaboradores que realizam o trabalho remoto ou em home office. Vamos à lista!

1. Zoom

O Zoom é uma das plataformas mais populares para fazer reuniões on-line. Ela foi a solução encontrada por muitas empresas que foram pegas de surpresa quando a pandemia da covid-19 começou e as atividades presenciais tiveram que ser suspensas.

Há uma versão gratuita do Zoom, a qual permite que até 100 pessoas participem de reuniões de até 40 minutos. Caso necessite realizar encontros com mais pessoas ou com duração mais longa, é preciso assinar algum dos planos pagos disponibilizados.

O Zoom está disponível para dispositivos móveis Android e iOS, assim como para os computadores com sistema operacional Windows e macOS.

2. Skype

O Skype é uma das plataformas para reunião on-line mais antigas. Assim como outros aplicativos, você pode utilizá-lo para conversas de áudio ou de vídeo, individuais ou em grupo.

Um dos principais diferenciais do Skype é a possibilidade de fazer chamadas para telefones fixos e celulares mediante o pagamento de uma taxa. Logo, se a sua empresa faz muitas ligações telefônicas, essa pode ser uma alternativa interessante.

O aplicativo do Skype pode ser baixado nos computadores e nos celulares, além de ter uma versão web.

3. Google Meet

Entre as opções de aplicativos para reunião on-line, também está o Google Meet. Bastante popular, essa plataforma oferece planos gratuitos e pagos, com suporte para chamadas com até 250 pessoas e 24 horas de duração.

O Google Meet independe de ter um app próprio instalado no computador. Para acessar as videochamadas, basta inserir o código da sala no site do serviço em qualquer navegador de internet. Isso pode ser feito por meio de computadores e de celulares.

A plataforma de reunião se destaca por ser compatível com outros produtos do Google G Suite. Ela permite, por exemplo, que os encontros fiquem marcados na Agenda dos participantes.

Além disso, as reuniões podem ser gravadas e armazenadas no Google Drive. Assim, é possível assistir aos encontros sempre que necessário. Esse recurso é excelente para quem produz atas, por exemplo, tendo em vista que pode anexar o link da reunião ao documento.

No quesito acessibilidade, o Google Meet também se destaca. Isso porque a plataforma conta com uma tecnologia que gera legendas automáticas para falas dos participantes das reuniões, facilitando o compreendimento de pessoas com deficiência auditiva.

4. Teams

Bastante similar ao Zoom e ao Google Meet, o Teams é a plataforma de reuniões da Microsoft.

Até 100 pessoas podem participar simultaneamente de reuniões na versão gratuita do Teams. Caso os encontros da sua empresa reúnam mais usuários, é necessário adquirir um plano pago.

Um dos benefícios que o Teams oferece é a troca de informações privadas entre os membros da reunião. Dessa forma, o líder pode enviar, via chat, uma mensagem particular para determinado colaborador sem que os demais tenham acesso à informação.

A integração com o pacote Office 365 também é um grande diferencial, principalmente se a sua empresa já utiliza esse serviço. Ferramentas como Word, Excel, Power Point, entre outras, poderão ser usadas, compartilhadas e editadas de forma coletiva durante o encontro.

Outro recurso interessante que o Teams oferece é a ferramenta “Tabs”, um espaço em que podem ser disponibilizados, na nuvem, os arquivos mais utilizados na rotina de trabalho.

No quesito segurança, o Teams também se destaca! A ferramenta e todos os arquivos nela presentes são criptografados de ponta a ponta. Isso evita que pessoas não autorizadas, como hackers, tenham acessos a informações sigilosas da sua empresa, por exemplo.

5. Discord

Bastante popular para o público gamer, o Discord também vem ganhando espaço no mercado corporativo, pois a ferramenta conta com recursos bem interessantes para a comunicação organizacional.

O Discord é um aplicativo de comunicação instantânea em que você pode trocar mensagens de  texto e de vídeo com os seus contatos, em canais privados ou abertos.

Para as empresas, um recurso útil do Discord é a criação de servidores, que são grupos formados por pessoas com interesses em comum.

Dessa maneira, podem ser criados grupos específicos para cada setor da empresa, como o marketing, o RH, a CIPA, a contabilidade, entre tantos outros.

Além das chamadas em tempo real, o Discord também possibilita o envio de mensagens em áudio ou em vídeo para serem vistos posteriormente, de forma assíncrona.

Como, no trabalho remoto, nem sempre os colaboradores estão em tempo e em espaços comuns, essa pode ser uma alternativa quando não é possível reunir todo mundo no mesmo horário para conversar.

E aí, qual das plataforma você prefere para conduzir as reuniões on-line na sua empresa? Considere os recursos de cada uma delas e decida qual é mais viável para o seu negócio.

Aproveite e também baixe o Guia prático e eficaz: melhores reuniões, melhores decisões, que apresenta o segredo das reuniões remotas mais eficientes. A leitura é muito interessante!


Texto de Lucas Flores, Relações Públicas e Mestre em Letras, Cultura e Regionalidade. Revisado por Gabriele Lisboa, revisora textual freelancer. 

Similar Posts