Criatividade

3 dicas apoiadas pela ciência para criar mudanças em sua vida, segundo uma renomada cientista comportamental

Redação BeerOrCoffee
Escrito por Redação BeerOrCoffee em janeiro 27, 2022
3 dicas apoiadas pela ciência para criar mudanças em sua vida, segundo uma renomada cientista comportamental
Junte-se a mais de 30 mil pessoas!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos sobre o futuro do trabalho!

Se você deseja criar mudanças em sua vida e tirar metas, objetivos e planos do papel, pode conferir essas três dicas, baseadas na ciência, e capazes de te ajudar a chegar lá!

 

Mudar de hábitos e agir diferente é uma situação que todas as pessoas enfrentam em algum momento da vida. Mas, precisamos concordar, conseguir isso não costuma ser uma tarefa fácil. Se você quer criar mudanças em sua vida e, de fato, “virar a chave”, está no caminho certo!

O próximo passo é conferir as dicas que separamos a seguir. Confira!

Como criar mudanças em sua vida

No início do ano, as pessoas têm o hábito de definir metas e objetivos, tanto na vida pessoal quanto profissional. São metas como fazer uma atividade física, cuidar da alimentação, passar mais tempo com a família e menos nas redes sociais. Tem ainda aqueles que gostariam de se sentir mais confiantes e produtivos no trabalho e os que precisam cuidar mais da mente.

Apesar das boas intenções, a grande verdade é que muitas pessoas não conseguem mudar. Elas até começam, mas desanimam, perdem o foco e acabam desistindo.

Segundo a cientista comportamental, Katy Milkman, hoje, as pessoas investem muito em ferramentas, metodologias, técnicas e livros de autoajuda, por exemplo, para alcançar metas e atingir objetivos. Porém, grande parte não é bem-sucedida, pois simplesmente não considera um fator essencial: a ciência.

O que acontece, muitas vezes, é que as pessoas tentam mudar as suas vidas com base em soluções “mágicas” e truques milagreiros — o que, obviamente, não é bem assim.

Por isso, para evitar que mais pessoas fiquem frustradas e não atinjam suas metas e objetivos, a cientista norte-americana separou três dicas valiosas — e baseadas na ciência — para quem quer criar mudanças em sua vida. Veja!

Dica 1: aproveite o ‘efeito de recomeço’

Em uma palestra ministrada no Google há alguns anos, Katy Milkman foi questionada se existe um momento ideal para incentivar a mudança. Essa pergunta trouxe reflexão e a levou a estudos buscando compreender se há momento certo para mudar.

Após análises e pesquisas com sua equipe, Milkman entendeu que existe um “efeito de recomeço”. Ele, basicamente, está associado a momentos específicos na vida em que as pessoas costumam “mergulhar” em algo novo e têm mais motivação para mudar.

O início de ano, para grande parte das pessoas, tem esse “efeito de recomeço”. É como se uma página fosse virada e, as energias, renovadas. Começar em um emprego novo e se mudar de casa também trazem o “efeito de recomeço”. Tais acontecimentos nos deixam mais estimulados, motivados e animados.

ano novo visto de cima em uma cidade

Vale ressaltar que não somente os eventos “grandes” geram esses sentimentos. O início de uma nova semana, por exemplo, também pode ser um recomeço. Ou seja, você não precisa esperar uma nova virada do ano para mudar. Pode dar início a isso na segunda-feira que vem, por exemplo.

Portanto, para criar mudanças em sua vida, comece aproveitando o “efeito de recomeço”. Utilize-o como trampolim para saltar em direção às suas mudanças.

Dica 2: identifique quais barreiras estão no seu caminho

Buscar mudar, melhorar e adquirir bons hábitos são ações relevantes para qualquer pessoa e sempre devem ser incentivadas. Contudo, é importante que, antes de mudar e de tentar fazer algo novo, analise e identifique as barreiras que estão no seu caminho, afinal, uma hora ou outra, elas aparecerão.

Um exemplo que muita gente se identifica é o das atividades físicas. Muitas pessoas querem cuidar melhor da saúde e, por isso, se matriculam em uma academia. Porém, a verdade é que nem todo mundo gosta de malhar.

Logo, se a pessoa faz algo que não gosta, que não a deixa feliz e muito menos motivada, a tendência é que, em pouco tempo, ela acabe desistindo.

Por isso, para criar mudanças em sua vida, identifique previamente quais podem ser as barreiras no seu caminho, para que então você possa superá-las.

Por exemplo, nesse caso da atividade física, é possível fazer escolhas mais atrativas. Entre os exemplos: andar de bicicleta, correr ou caminhar ao ar livre. Entrar para um clube de dança ou natação. Ou ainda, jogar bola com os amigos em um dia da semana. 

Homem correndo maratona em um final de tarde ensolarado

Todas essas atividades, feitas de maneira adequada e regularmente, também trarão diversos benefícios à saúde e ao bem-estar. Procure trabalhar suas metas e objetivos de uma forma que lhe agrade, seja leve e até mesmo divertido. Desse jeito, será muito mais fácil e prazeroso estabelecer e alcançar metas.

Dica 3: dê conselhos

A terceira e última dica para criar mudanças em sua vida é: dê conselhos. Isso porque, ao orientar pessoas, além de ajudá-las, você fica mais próximo de alcançar as suas metas e objetivos.

Quando você auxilia alguém, se sente mais confiante e motivado, especialmente porque vai criar um sentimento de que precisa estar preparado para ajudar essas pessoas. Elas confiam em você, no seu conhecimento e nas suas palavras.

Ou seja, ao dar conselhos, você vai se dedicar mais e vai aprender. Às vezes, orientando e conversando com alguém, você pode ter ideias e insights que vão contribuir de alguma maneira para o que você almeja.

A cientista comportamental Katy Milkman, em estudo realizado no ano de 2019 com estudantes de ensino médio, averiguou justamente a importância dos conselhos. Na pesquisa, os alunos que adotaram o hábito de dar conselhos a colegas e amigos melhoraram suas notas. Quem recebeu orientação também, ou seja, no final, todos saíram ganhando.

Portanto, em sua rotina, procure dar conselhos, seja em casa, no trabalho ou em qualquer outro ambiente.

E então, tudo pronto para a transformação? Seguindo essas três dicas, você estará no caminho certo para criar mudanças em sua vida!

E se uma das mudanças que você deseja está relacionada ao trabalho, confira dicas essenciais sobre comunicação na volta ao escritório, segundo um especialista em linguagem corporal do FBI.

Texto por Bruno Guerra, Jornalista, Redator e Analista de SEO. Revisado por Nícolas David, Repórter, Jornalista e Revisor. 

Faça sua primeira reserva em um coworking!

X