Trabalhar com amigos: aumento de produtividade e de felicidade

Amigos trabalhando juntos

Trabalhar com amigos pode melhorar o rendimento e o humor do seu time. A qualidade de vida e as boas companhias estão diretamente ligadas à produtividade dentro de sua empresa. Saiba como!

As relações entre amizade e trabalho geram muitas dúvidas, pois, enquanto algumas pessoas acreditam que essas relações não se misturam, diversas experiências demonstram que trabalhar com amigos pode ser muito benéfico. Entre as vantagens, estão o melhor desempenho e o bem-estar pessoal e organizacional.

Nesse sentido, uma dúvida recorrente é se desenvolver equipes em que há relações de amizade influencia no rendimento do seu pessoal, e a outra é como essa influência ocorre.

Quer entender o que acontece quando você tem um time de colaboradores que são amigos? Continue lendo este post para conhecer os impactos!

Quais são as vantagens de trabalhar com amigos?

Como você viu, trabalhar com amigos pode oferecer vantagens para os colaboradores, o que se reflete nos resultados da empresa. Sob a coordenação de Jessica Methot, da Rutgers University (EUA), foi feita uma pesquisa em uma empresa de seguros com sede no sudoeste dos Estados Unidos, com  168 trabalhadores entrevistados para chegar a essa conclusão

Na empresa observada, havia algumas políticas internas que permitem que os funcionários troquem de posições com colegas temporariamente e que trabalhem com equipes diferentes com certa frequência.

A pesquisa registrou listas de cada funcionário contendo o nome de até 10 colegas a quem eles podiam pedir ajuda para realizar determinadas tarefas. Em seguida, os trabalhadores listaram 10 pessoas que eles consideravam amigos e com os quais tinham maior proximidade. A partir desses esclarecimentos, foram criadas redes profissionais dentro da empresa. 

Além das listas, os observadores também registraram informações sobre cansaço e sobre exaustão no trabalho, bem como sobre o ambiente organizacional. Seis semanas após o estudo, os gestores avaliaram o desempenho de seus funcionários a pedido dos pesquisadores. Conheça alguns dos resultados observados!

Melhora no rendimento

Durante a pandemia e com o modelo home office implantado de maneira quase que obrigatória nas empresas, ficou claro que funcionários isolados, sem contato com os colegas de trabalho, tendem a ter uma produtividade menor.

Na verdade, quanto mais sozinhos, pior seu rendimento. A solidão é um dos fatores que mais prejudica o desempenho de um profissional. Na direção oposta, trabalhar com amigos pode aumentar a produtividade e a confiança dentro da equipe. 

Amigos se ajudando no trabalho

A maior descoberta da pesquisa estadunidense foi a revelação de que relações múltiplas e interpessoais no trabalho aumentam, de forma significativa, a produtividade da equipe. Quando algum colaborador precisa de ajuda em uma tarefa, é mais provável que ele pergunte para uma pessoa com quem tem mais afinidade, já que o medo de julgamentos ou de falsas impressões sobre ser um funcionário ruim é menor quando há algum vínculo entre os trabalhadores.

Redução do cansaço e do estresse

A partir de todos os dados coletados, a equipe que fez a pesquisa relacionou como as dinâmicas de relacionamento dentro da empresa podem afetar o desempenho dos funcionários e influenciar em alguns problemas de cansaço e de exaustão, como burnout.

As relações de amizade favorecem a troca de conselhos entre os parceiros, além de criar redes profissionais mais estruturadas dentro da organização.

Acesso a informações sobre a empresa

Outro fator interessante é que funcionários com amigos em setores diversos da empresa podem obter informações que seriam de difícil acesso caso não tivessem essa conexão. Isso porque esses profissionais têm maior liberdade para pedir ajuda sem o medo de julgamentos.

De certa forma, trabalhar com amigos também melhora o humor da equipe e torna a rotina mais leve. Esse efeito impacta de maneira direta a produtividade.

Como incentivar amigos que trabalham juntos?

Agora que você já conhece os benefícios de trabalhar com amigos, pode estar se perguntando como colocar isso em prática na sua empresa, certo? Veja algumas dicas para implementar essa ideia!

Aposte no trabalho flexível

A produtividade da sua equipe também tende a melhorar se você adotar um modelo de trabalho flexível. Com uma rotina otimizada, os funcionários podem ter maior facilidade para lidar com trabalho doméstico e possibilidade de conhecer lugares novos. Também há uma redução dos custos para a empresa.

Desse modo, o trabalho flexível vai muito além da maleabilidade dos horários, e essas são apenas algumas das vantagens de contratar um serviço de coworking para possibilitar esse modelo de trabalho. Tenha em mente que o lugar onde as pessoas exercem suas funções também tem influência na sua produtividade.

Ao priorizar o anywhere office, que é a possibilidade de trabalhar de qualquer lugar, é possível flexibilizar o trabalho de maneira efetiva e eficiente. Como parte da cultura dessa perspectiva, contratar soluções de coworking amplia a escolha de diferentes escritórios compartilhados para você e para seus colaboradores.

Contrate um serviço de coworking

Se você busca um ambiente moderno, criativo e inovador, os espaços de coworking oferecem isso e muito mais. Os colaboradores que estão no coworking são capazes de redefinir a cultura de trabalho. 

Isso se dá devido ao fato de que eles não se sentem presos à hierarquia convencional de horários e têm mais flexibilidade para trabalhar onde, quando e como quiserem. Assim, podem trabalhar com amigos de dentro e de fora da empresa!

A empresa que contrata os serviços do OfficePass, como o que é oferecido pelo Woba, tem acesso imediato e ilimitado a toda a rede. Oferecemos centenas de coworkings espalhados em mais de 170 cidades do país e crescendo diariamente nas melhores regiões do Brasil. 

Essa solução surgiu para atender, principalmente, às demandas de empresas que adotam o modelo de trabalho híbrido, fundamental, também, em um cenário pós-pandemia.

As salas disponíveis nesses espaços oferecem diversas vantagens, dentre elas:

  • custo mais baixo do que de escritórios convencionais;
  • equipamentos de qualidade à disposição das equipes;
  • infraestrutura completa para sua empresa; 
  • localização privilegiada em grandes centros urbanos.

Assim, seus funcionários terão tudo aquilo de que precisam para realizar suas tarefas com conforto e com melhor qualidade de vida. Ainda poderão conviver com amigos e pessoas com quem têm maior proximidade, melhorando a qualidade do ambiente, do humor e do rendimento de toda a equipe. As conexões feitas nos espaços de coworking possibilitam grandes trocas de conhecimento e oportunidades de crescimento do time.

Como você pôde ver, trabalhar com amigos intensifica o desempenho e a satisfação dos profissionais. Por meio da flexibilização do trabalho e do uso de serviços de coworking, é possível incentivar ainda mais a união e as amizades entre seus colaboradores.  

Ter centenas de escritórios disponíveis para você e para seu time é simples. Inicie a sua assinatura do OfficePass e pague somente quando usar, sem burocracia! 

OfficePass do Woba


Texto de Flávia Lemes, Mestre em Educação e Redatora. Revisado por Gabriele Lisboa, revisora textual freelancer. 

Similar Posts