Será que a liderança gentil é a chave para o futuro do trabalho?

Liderança gentil

A liderança gentil atua como uma parceira com o colaborador, valorizando a diversidade e sabendo ouvir a equipe. Por isso, ela pode ser a chave para o futuro do trabalho. Entenda mais a seguir!

Em janeiro de 2022, a Enel — empresa líder na geração de energia — concedeu uma entrevista para falar sobre o futuro do trabalho. Nela, além de falar sobre tendências como a adoção de práticas sustentáveis a partir da perspectiva ambiental, a organização trouxe outra visão importante: a adoção de uma liderança gentil. 

Visando construir um futuro melhor para todos, a empresa passou a focar em estratégias de valorização dos colaboradores. Mas será que, de fato, esse tipo de liderança é a chave para o futuro do trabalho? A resposta é sim! Porém, é preciso entender melhor o conceito para aplicá-lo em sua empresa. 

Por isso, neste conteúdo, você entenderá o que é a liderança gentil e como adotar esse modelo!

O que é uma liderança gentil?

A liderança gentil é aquela que promove um ambiente mais positivo e humanizado. Ela foca na busca por melhores resultados por meio do fortalecimento das conexões humanas, com enfoque no desenvolvimento de bons relacionamentos na equipe. Além disso, de certo modo, ela se baseia no conceito de gerar valor aos colaboradores. 

Para entender melhor, imagine que a empresa precisa aumentar as vendas e deseja fidelizar a base de clientes. Nesse momento, é comum pensar em gerar diferenciais que entreguem mais valor aos consumidores, certo? Na liderança gentil, a ideia é promover um ambiente que motive a equipe, gerando mais valor para os funcionários, para que eles também entreguem melhores resultados.

Isso é feito a partir de uma postura de gentileza, que investe no capital humano, respeita as diferenças e promove o desenvolvimento pessoal. Há um combate em relação aos ambientes hostis e altamente competitivos, nos quais os profissionais, muitas vezes, deixam de se ajudar acreditando que isso prejudicará o próprio desempenho.

Em vez disso, os próprios líderes demonstram a importância da gentileza e promovem um ambiente mais harmônico, baseado em solidariedade, respeito, tolerância e confiança. Para tanto, o foco não é apenas uma relação de subordinação comum nas relações de trabalho: o líder se posiciona como um verdadeiro parceiro. 

Como adotar esse modelo de liderança na empresa?

Se você busca oportunidades de melhorar o desempenho do negócio, assim como os relacionamentos internos e a cultura organizacional, você precisa saber como adotar uma liderança gentil. Para isso, é preciso ter uma postura que acolha e valorize os colaboradores. 

A seguir, veja como aplicar essa estratégia que se tornou tendência no mercado!

Adote a escuta ativa

Uma das bases para a liderança gentil é ter escuta ativa como uma forma de criar empatia, tentando compreender eventuais dores e dificuldades dos colaboradores para auxiliá-los na busca por soluções. Afinal, muitas vezes é preciso uma ação da empresa para que seja possível resolver determinados problemas. 

Ainda, é possível coletar feedbacks sobre o ambiente de trabalho e=as oportunidades de melhorias, para ter uma visão mais completa sobre como otimizar a experiência da equipe. Também vale fazer perguntas durante as conversas para entender melhor cada ponto abordado pelo colaborador e conseguir apresentar um retorno satisfatório, quando for o caso. 

Outra dica é promover a escuta ativa em grupo. Isso pode fazer com que diferentes pessoas da equipe troquem experiências e comecem a construir relacionamentos, ajudando a disseminar a cultura de gentileza. Dessa maneira, o líder atuará como um exemplo, enquanto a empresa traz oportunidades para que todos desenvolvam essa postura mais positiva. 

Tenha uma pauta de diversidade

Quando se fala em tendências do mercado, é comum observar o crescimento da temática sobre diversidade nas empresas. Porém, não basta rever as políticas de contratação para aumentar a inclusão. Também é preciso trabalhar as equipes e a própria liderança para acolher e respeitar diferentes aspectos, como cultura e ideias. 

Nesse sentido, pode ser necessário trabalhar uma conscientização de toda a empresa, incluindo líderes e colaboradores, para que a pauta sobre a diversidade seja realmente aplicada. Aqui, a escuta ativa se torna novamente relevante. 

Diversidade nas empresas

Isso porque, a partir dessa escuta, é possível debater temas e buscar melhorias em conjunto. Como resultado, a empresa terá oportunidades de trabalhar com foco na criação e na inovação — fatores importantes para o sucesso de qualquer negócio. 

Desenvolva uma relação de confiança

Outra questão relevante para adotar a liderança gentil é focar no desenvolvimento de uma relação de confiança com a equipe — e as dicas anteriores ajudarão nesse processo. Nesse ponto, pode ser interessante que os líderes também saibam compartilhar as próprias vulnerabilidades, trazendo mais humanização para o relacionamento. 

É bastante comum que os funcionários tenham uma imagem distorcida das lideranças, muitas vezes imaginando que eles não cometem erros, não sentem dificuldades e não apresentam fraquezas. Assim, uma forma de fortalecer a cultura da gentileza é se abrir e conversar sobre as próprias limitações.

A prática funciona como um exercício de confiança ao demonstrar que o líder confia no colaborador para mostrar as próprias fraquezas. Além disso, há a demonstração de que a empresa compreende essas questões, dando abertura para que os colaboradores também compartilhem as próprias vulnerabilidades. Isso ajuda no processo de construção de confiança.

Reconheça os colaboradores 

Outra prática importante de uma liderança gentil é o reconhecimento — e não apenas diante de conquistas. Neste caso, o foco é reconhecer que os colaboradores são humanos, que eles podem errar e ter dificuldades, mas que também podem ficar motivados e buscar entregas de qualidade para a empresa. 

Porém, também há o aspecto sobre reconhecer os talentos e o valor de cada funcionário. Elogiar as conquistas, agradecer as entregas realizadas e demonstrar compreensão diante de questões negativas junto aos feedbacks de melhoria são ações simples, mas que promovem maior motivação e acolhimento. 

Como você viu, a liderança gentil faz parte do mercado de trabalho do futuro, então vale a pena adotar essa postura na empresa. Afinal, os líderes têm um papel fundamental no desenvolvimento e no engajamento das equipes. Logo, é necessário adotar práticas que promovam uma postura mais positiva e permitam criar laços mais fortes, com confiança entre todos.

Quer mais dicas para a empresa? Baixa, gratuitamente, o nosso “Guia Home Office para Gestores: Produtividade, Efeitos no Brasil e Futuro”!

Guia Home Office para Gestores


Texto escrito por Joanna Nandi, Redatora Web. Revisado por Marcelo Madeira, tradutor, revisor e editor freelancer. 

Similar Posts