Ter um escritório organizado aumenta a produtividade

Quando você trabalha em um escritório organizado, você consegue concretizar melhor os seus planos, adotar uma rotina produtiva e cumprir com as metas e os objetivos de trabalho. Leia o artigo e saiba mais!

Manter o escritório organizado é fundamental para que você possa trabalhar melhor e consiga realizar as tarefas do dia a dia de forma mais eficiente e produtiva. 

Pare e pense! Quantas vezes você já perdeu muito tempo procurando um equipamento ou um documento que precisava para trabalhar? Se o seu escritório fosse mais organizado, isso deixaria de ser um problema!

Reunimos, neste artigo, uma série de dicas que te ajudarão a ter um escritório organizado e a produtividade aumentada na sua jornada de trabalho. Confira!

As 5 melhores dicas para ter um escritório organizado

Para ter um escritório organizado, você precisa organizar também a sua rotina pessoal e profissional. Além, é claro, da sua mesa e dos próprios dispositivos utilizados, como o notebook, o tablet e o smartphone. Vamos às dicas?

1. Comece organizando os seus dispositivos de trabalho

A revolução do trabalho remoto e a perpetuação da cultura do anywhere office estão fazendo com que as pessoas possam realizar as atividades profissionais em qualquer local.

Por conta disso, muitas vezes os próprios dispositivos pessoais, como notebooks, tablets e celulares são usados para acessar os programas da empresa, fazer videoconferências etc.

Para começar a ter um escritório mais organizado, portanto, comece por esses dispositivos. Mantenha os seus arquivos sempre muito bem arrumados em pastas e evite uma área de trabalho cheia de ícones.

Deixe na área de trabalho de seu computador apenas os aplicativos que usa com mais frequência e que são essenciais para a sua rotina de trabalho. 

No caso dos celulares e tablets, evite deixar muito à vista os aplicativos de redes sociais, jogos e outros que podem tirar a sua atenção durante o trabalho. 

Eles podem ficar em uma pasta oculta, para que possam ser acessados no momento apropriado, como nos intervalos e espaços para as atividades de lazer.

2. Invista em bons acessórios para guardar os seus materiais

Quem tem uma rotina de trabalho híbrido e conta com a assinatura de uma plataforma de coworkings, pode trabalhar a cada dia da semana em um local diferente.

Para evitar esquecimentos de itens importantes e ter um escritório móvel organizado, investir em bons acessórios para guardar equipamentos e materiais também é importante.

Você precisa ter uma boa mochila, por exemplo, com espaço para guardar o notebook, agendas, canetas, algum material de escritório, entre outros itens.

Mochila para trabalho

Tenha também o costume de usar sempre a mesma bolsa, maleta ou mochila, para evitar esquecer carregadores, fones de ouvido, pastas, materiais de escritórios e outros itens que são importantes para o seu trabalho.

3. Mantenha a sua mesa de trabalho bem organizada

Não importa se você vai trabalhar no coworking ou em uma sala privativa. Em todas as situações, a sua mesa de trabalho precisa estar muito bem organizada. 

Aqui vale aquela frase “menos é mais”! Você não precisa de uma infinidade de acessórios e objetos para trabalhar! Deixe em cima da mesa apenas aquilo que é essencial para você realizar o seu trabalho.

Além do notebook, mouse, bloco de anotações e canetas, deixe também em cima da mesa  o estojo do seu óculos (caso use) e uma garrafa d’água para você se manter bem hidratado. Todo o restante deve ir para as gavetas!

Outra ideia interessante, principalmente para quem ainda trabalha em escritórios fixos, é dispor de pequenos organizadores para guardar objetos como canetas, lápis, grampos, clips e outros itens comuns de serem usados no ambiente de trabalho.

Gaveteiros auxiliares para guardar fichários, contratos, listas e outros tipos de objetos também podem ser bem úteis!

4. Limpe o escritório diariamente

Pode até parecer óbvio, mas a limpeza diária faz toda a diferença para manter um escritório organizado. Por isso, vale a pena, antes do término do expediente, dar uma arrumada na mesa, passar um pano úmido com água ou álcool em gel e deixar tudo brilhando para o dia seguinte.

Além disso, vale lembrar, que a boa higiene nos escritórios é uma excelente prática para combater as infecções por doenças, como a Covid-19. Em tempos de pandemia, isso se tornou ainda mais necessário.

5. Considere trabalhar em um coworking

Engana-se quem pensa que um coworking, apenas por ser um escritório compartilhado, é sinônimo de bagunça. Muito pelo contrário! Justamente por ser um local de uso comum, as pessoas usam mais o bom senso e mantêm tudo sempre muito limpo e organizado. Isso acaba refletindo na produtividade de todos.

Também já foi comprovado por estudos que a solidão atrapalha a produtividade no trabalho. Logo, quem fica sozinho no home office ou convive sempre com os mesmos colegas no escritório tradicional tende a se sentir mais desmotivado com as tarefas profissionais.

A coisa muda de figura quando se frequenta um coworking! Nos escritórios compartilhados há sempre novas pessoas com quem conversar, além da oportunidade de se fazer novas parcerias profissionais.

Além disso, as empresas que investem na contratação de plataformas de coworking ganham muitos benefícios, pois não é necessário se preocupar com as contas de luz, água, aluguel e internet, por exemplo.

Também deixa de ser necessário se preocupar com a compra de equipamentos e produtos de limpeza. Há profissionais que fazem a higienização e a organização do espaço para que o escritório esteja sempre preparado para receber os seus colaboradores, clientes e visitantes.

Agora você já sabe que ter um escritório organizado aumenta a sua produtividade e a da sua equipe. Em um coworking isso fica ainda mais evidente e é por isso que migrar para essa modalidade é algo interessante nos dias atuais.

O OfficePass é um modelo de assinaturas do Woba, que oferece centenas de escritórios organizados para a sua equipe, onde e quando precisar. 

 Entre no nosso site e viva os benefícios de uma equipe com rotina totalmente em anywhere office.

OfficePass do Woba


Texto de Lucas FloresRelações Públicas e Mestre em Letras, Cultura e Regionalidade. Revisado por Marcelo Madeira, tradutor, revisor e editor freelancer. 

Similar Posts