Os próximos passos do anywhere office de acordo com o cofundador da Dock

Duas pessoas no anywhere office trabalhando juntos

Fred Amaral, cofundador da Dock, uma das líderes em tecnologia para meios de pagamento e banking as a service na América Latina, compartilhou as ideias que ele tem sobre o futuro do anywhere office, de acordo com as observações que faz em sua empresa. Veja em nosso artigo!

O anywhere office pode ser definido como um modelo de trabalho que permite que as pessoas realizem as suas tarefas em qualquer lugar. Ou seja, é possível trabalhar em casa, em um coworking, em uma biblioteca, em uma cafeteria ou, até mesmo, no escritório da empresa. 

Essa era uma tendência que já se observava há alguns anos, quando as tecnologias de computação em nuvem e de comunicação digital começaram a ser desenvolvidas. Porém, a pandemia da Covid-19 acelerou esse processo.

Agora, já que as restrições sanitárias estão mais brandas do que no início da crise do coronavírus, muitas empresas não pensam em retornar ao trabalho totalmente presencial. 

É esse o caso da Dock, uma das pioneiras no Brasil na implementação do anywhere office e cliente do Woba. Fred Amaral, co-founder da organização, publicou em seu perfil no LinkedIn as percepções que têm sobre o futuro do trabalho. Discutiremos sobre elas, neste conteúdo!

Fred Amaral, confundador da Dock

Sobre a Dock: conheça uma das líderes em tecnologia para meios de pagamento na América Latina

Antes de debatermos os tópicos levantados por Fred Amaral, é interessante que você conheça um pouco mais sobre a Dock, uma das líderes em tecnologia para meios de pagamento e banking as a service na América Latina.

A empresa oferece soluções que agregam valor, inovação e escalabilidade aos negócios, como a emissão de cartões, o digital banking e a adquirência — termo que indica a responsabilidade de intermediar os pagamentos realizados com cartões de crédito e de débito. Tudo isso na mesma plataforma.

Desde 2020, no início da pandemia, a Dock se tornou cliente do Woba. A empresa encontrou em nossas soluções de negócios o que eles precisavam para trabalhar remotamente.

OfficePass do Woba

Reflexões de Fred Amaral sobre o anywhere office

De acordo com Fred Amaral, a Dock foi uma das primeiras empresas a assumir uma postura totalmente anywhere office no Brasil. Ou seja, os “dockers”, como são chamados os seus colaboradores, podem trabalhar em qualquer lugar do mundo.

Para o gestor, a implementação foi muito bem-sucedida, tanto que foi destaque na mídia tais como as reportagens das revistas Boa Forma e Você RH. Porém, passado o período de novidade, na visão de Amaral, é necessário parar e avaliar o que vem dando certo e o que precisa ser ajustado na estratégia de anywhere office.

Nesse sentido, o co-founder da Dock fez algumas reflexões. Veja!

Relação entre tempo e espaço

Amaral acredita que há dois aspectos centrais no anywhere office: a localidade e o tempo. Ele conta que a empresa tem colaboradores espalhados pelo Brasil e pelo mundo, com flexibilidade para construírem as suas próprias rotinas, de acordo com as suas tarefas e as suas preferências pessoais. 

Sobre a localidade, Amaral diz não existir problema para a Dock: “Independentemente do local, é possível trabalhar com qualidade e produtividade”, afirma. A parceria com o Woba contribui muito para isso, já que os funcionários podem acessar coworkings com excelente infraestrutura em todo Brasil.

Porém, no que se refere ao tempo, a prática do anywhere office ainda apresenta algumas barreiras. Isso porque há atividades realizadas que devem seguir regras sobre as quais a empresa não tem controle.

“Na Dock, enquanto a maioria das atividades são assíncronas, existem aquelas que têm horários fixos, ou que dependem do funcionamento de terceiros. Temos hora certa para abrir e fechar o caixa com o Banco Central e temos horário-limite para processar os pagamentos do dia, por exemplo”, exemplifica Amaral.

Controle de horário

Ou seja, para o gestor da Dock, as empresas ainda precisam pensar em meios para contornar essas situações. Uma possível solução é a criação de protocolos caso a caso.

“O marketing e os desenvolvedores, por exemplo, têm atividades mais assíncronas. Já o time que abre o caixa no Bacen (Banco Central do Brasil) tem um horário rígido a seguir”, diz o executivo.

Nesse sentido, outro desafio observado por Amaral diz respeito ao fuso horário. Como as pessoas estão em espaços geográficos diferentes, esse é um detalhe que não pode ser negligenciado para evitar conflitos.

Manutenção da cultura empresarial

“Quando começamos o anywhere office, uma das nossas principais dúvidas era: como manter a cultura da empresa com pessoas em lugares diferentes? Nisso, demos um show, modéstia a parte”, conta Amaral.

Para o co-founder da Dock, que se orgulha por ter conseguido manter a cultura empresarial, mesmo com os colaboradores trabalhando remotamente, isso foi conquistado graças às oportunidades de relacionamento que foram criadas.

“Temos um app de desafios esportivos, e-games e uma parceria com o Woba, que dá acesso a nossos colaboradores em coworkings de todo o país, entre outras iniciativas”, explica Amaral, ao falar sobre a fórmula adotada pela Dock para manter a cultura da empresa. 

Avaliação de performance em ambientes assíncronos

Amaral também levantou uma questão sobre a avaliação de performances em ambientes assíncronos. Para ele, é um desafio para os líderes e liderados mensurar questões como a produtividade dos processos.

“Como evoluir o processo de gestão de todos os nossos times para que eles consigam fazer o processo do dia a dia ser baseado em tarefas e não em tempo?”, questiona. Uma ideia, talvez, seja usar o cumprimento de prazos das atividades como uma forma de mensuração da eficiência e participação dos colaboradores.

No final de sua publicação no LinkedIn, Fred Amaral deixou algumas questões em aberto para que seus seguidores pudessem refletir sobre os próximos passos do anywhere office.

Esse é um desafio para todos nós, empresas e colaboradores, tendo em vista que essa é uma modalidade relativamente nova. Juntos, dia após dia, vamos aprendendo sobre como se dar bem trabalhando remotamente.

O Woba oferece as melhores soluções para que os seus colaboradores possam trabalhar remotamente. Oferecemos centenas de escritórios para a sua equipe trabalhar onde e quando precisar!

Que tal começar a praticar o anywhere office na sua empresa? Oferecemos um teste de 30 dias grátis em nossa plataforma. Acesse o nosso site, saiba mais sobre os nossos serviços e solicite o período de degustação.


Texto de Lucas FloresRelações Públicas e Mestre em Letras, Cultura e Regionalidade. Revisado por Marcelo Madeira, tradutor, revisor e editor freelancer. 

Similar Posts