Flexibilidade no Trabalho

Quer ter sucesso no trabalho híbrido? Confie em vez de rastrear seus funcionários

Redação BeerOrCoffee
Escrito por Redação BeerOrCoffee em janeiro 14, 2022
Quer ter sucesso no trabalho híbrido? Confie em vez de rastrear seus funcionários
Junte-se a mais de 30 mil pessoas!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos sobre o futuro do trabalho!

Uma das principais estratégias para você ter sucesso no trabalho híbrido é confiar nos seus funcionários e dar autonomia a eles. Confira a leitura e entenda o porquê!

Devido aos avanços tecnológicos, inúmeras empresas adotaram modelos mais flexíveis de trabalho. se você quer ter sucesso no trabalho híbrido, é importante que, ao invés de rastrear os seus colaboradores, você confie neles. Criar uma política justa de trabalho também é importante. Veja mais abaixo!

O trabalho híbrido

Até pouco tempo atrás, a maioria dos profissionais adotava o modelo padrão de trabalho em que, basicamente, consistia em sair de casa, dirigir-se até a empresa e trabalhar dentro de um horário comercial estabelecido, normalmente, das 9h às 18h.

Hoje, cada vez mais profissionais desejam ter mais flexibilidade que permita o trabalho híbrido. E isto está associado, em grande parte, à experiência do home office.

Em resumo, o trabalho híbrido consiste em um modelo de trabalho em que os colaboradores executam suas atividades tanto na empresa quanto no home office ou em um coworking, por exemplo.

Essa flexibilidade permite que os profissionais trabalhem alguns dias na empresa, e, no restante da semana, eles possam realizar suas atividades de outro local, seja em casa, seja em escritórios flexíveis (coworkings) ou outros ambientes que lhes agradem, o que aumenta a responsabilidade e a autonomia para escolher como, onde e quando trabalhar.

Entretanto, para se ter sucesso no trabalho híbrido, é preciso que haja confiança e parceria entre a empresa e os colaboradores. Ao criar um compromisso entre a organização e os profissionais que trabalham nela, cria-se um ambiente para que a produtividade aconteça naturalmente.

Isso não acontece quando a empresa desconfia de seus colaboradores e passa a rastreá-los, e, se ela o fizer, os resultados podem não sair conforme o esperado. É um tipo de mentalidade que não se adequa mais à nova realidade.

Por isso, é importante que para ter sucesso no trabalho híbrido, você entenda os pontos que separamos a seguir.

sucesso no trabalho híbrido

Como ter sucesso no trabalho híbrido

Apesar de muitas empresas flexibilizarem seus formatos de trabalho nos últimos anos, ainda há diversas organizações que são mais resistentes a esses modelos.

De qualquer forma, é importante ressaltar que não existe certo ou errado. Cada formato está relacionado a uma estratégia diferente.

Agora, é inegável que muitos profissionais desejam mais flexibilidade, e o trabalho híbrido tem se mostrado uma estratégia possível, além de já estar funcionando muito bem.

Por isso, se você é gestor, diretor ou atua como líder de equipes, é essencial que você:

Confie na autonomia dos colaboradores

Quando a pandemia de Covid-19 foi declarada, e medidas de restrição e de isolamento foram estabelecidas, inúmeros profissionais tiveram que “se virar” de suas casas para organizar um ambiente de trabalho adequado e que, muitas vezes, não seguia o tradicional horário comercial.

Ao contrário do que muitos pensam, essa autonomia gerou uma maior produtividade por parte dos trabalhadores.

Segundo pesquisa realizada por Tsedal Neeley, professora da Harvard Business School, 70% das empresas que participaram do estudo relataram um aumento de produtividade entre os trabalhadores durante a pandemia.

Isso demonstra que se você quer solucionar os principais desafios do trabalho híbrido, você precisa confiar que seus colaboradores são bem-intencionados e inteligentes o suficiente para cumprir com as suas responsabilidades de trabalho mesmo que não o façam dentro de um espaço físico específico. 

Portanto, dar autonomia aos colaboradores é fundamental. Não os trate como crianças, eles são profissionais. Eles não são pessoas que precisam ser orientadas o tempo todo sobre o que devem fazer, como fazer e quando fazer. Você não precisa controlar tudo.

Agora, pare e reflita: se durante a pandemia você confiou nos seus colaboradores, por que isso precisa mudar? 

Se os funcionários se sentirem “forçados” a ter que voltar ao escritório, é provável que se crie um certo ressentimento, o que, é claro, ninguém quer.

Mensure o desempenho, mas não de forma tradicional

Muitos gestores e empresários acreditam que é preciso ter as pessoas presentes na empresa para determinar o desempenho delas.

É a velha crença de que se estão visíveis, significa que elas estão demonstrando e afirmando o seu compromisso.

Porém, isso não é possível com o trabalho híbrido. Afinal, os colaboradores não estarão sempre presentes na empresa sob o olhar vigilante dos supervisores, mas, sim, trabalhando de outro local.

Por isso, outra ação é mensurar o desempenho dos colaboradores, que pode ser feito com base na entrega, na dedicação, na participação e nos resultados apresentados.

Além disso, é relevante que os colaboradores recebam treinamentos que os ensine a se comunicarem periodicamente sobre como está o progresso do trabalho.

Assim, gestores, gerentes e líderes da empresa ficarão sempre informados e atualizados sobre projetos, demandas, etc., mesmo que a distância. Demonstrar essa confiança para o seu time pode ser uma ótima forma de atrair e reter talentos.

sucesso no trabalho híbrido

Apoie e incentive o bem-estar na vida profissional

Por conta da pandemia que gerou diversos problemas, como as dificuldades enfrentadas nos últimos dois anos, a apreciação e a valorização pela vida ganhou bastante força.

Perguntas como: “como você está?” e “como posso ajudar?” são exemplos que se tornaram cada vez mais presentes e relevantes no ambiente de trabalho.

Assim, à medida que a vida começa a se normalizar, mantenha essa preocupação, esse cuidado e essa ênfase no bem-estar dos seus colaboradores.

Lembre-se: você está lidando com pessoas que têm sentimentos, preocupações, medos, problemas, etc.

Portanto, procure ouvir e conversar mais com os funcionários. Entenda o que eles estão passando, se precisam de algum tipo de ajuda e assim por diante. Invista mais nesse lado mais solidário e humano.

O ideal é que os colaboradores se sintam à vontade para se expressar e continuar compartilhando quaisquer conflitos relacionados ao trabalho que possam estar enfrentando.

Encoraje esse tipo de conversa e, claro, respeite os limites dos funcionários.

Dessa forma, seguindo essas recomendações, haverá uma conexão e uma confiança maior entre você e seus colaboradores, gerando um senso de compromisso e união entre a equipe.

Dê aos seus colaboradores o que eles precisam

Por fim, mas não menos importante, dê aos seus colaboradores o que eles precisam.

Afinal, quando um colaborador é contratado, ele recebe um espaço, equipamentos e ferramentas para executar as suas tarefas da melhor forma possível.

Mesmo que eles estejam trabalhando de maneira híbrida, seja em casa, seja em escritórios flexíveis, ou mesmo de outra cidade, não deixe de fornecer esses itens.

Normalmente, os colaboradores de uma empresa são bem-intencionados e, se receberem as ferramentas, a capacitação e o apoio necessário, eles não apenas irão trabalhar para você, como também serão profissionais de sucesso!

Se você quer impulsionar e melhorar ainda mais os resultados do trabalho híbrido na sua empresa, confira já este kit completo sobre o assunto, produzido especialmente pelo BeerOrCoffee.

Kit Completo Trabalho Híbrido

Texto por Bruno Guerra, Jornalista, Redator e Analista de SEO. Revisado por Marcelo Madeira, tradutor, revisor e editor freelancer.