Anywhere Office

3 estratégias inteligentes para aplicar em um local de trabalho distribuído

Redação BeerOrCoffee
Escrito por Redação BeerOrCoffee em dezembro 21, 2021
3 estratégias inteligentes para aplicar em um local de trabalho distribuído
Junte-se a mais de 30 mil pessoas!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos sobre o futuro do trabalho!

O que é um local de trabalho distribuído? Além disso, o que você deve fazer para organizá-lo de maneira eficiente? Essas e outras informações você confere a seguir!

Os avanços tecnológicos dos últimos anos e a pandemia de Covid-19 fizeram diversas empresas adotarem um modelo de trabalho mais flexível. Acompanhando essa verdadeira revolução, muitas delas estão aderindo ao local de trabalho distribuído.

Você, que ainda tem gastos excessivos com escritório e sofre para fechar as contas, sabe o que é isso? Se a resposta é não, sem problemas! No artigo de hoje, vamos explicar esse conceito. No fim da leitura, você é quem vai explicar o que é um local de trabalho distribuído. Siga em frente!

 local de trabalho distribuído

O conceito de local de trabalho distribuído

A maioria dos profissionais — e isso não faz tanto tempo — estava acostumada a trabalhar dentro de um escritório. Todos os colaboradores ficavam horas seguidas dividindo o mesmo ambiente e, depois de cumprir uma determinada carga horária, voltavam para casa.

A realidade agora é outra! As recentes transformações no mundo do trabalho permitem que colaboradores da mesma empresa trabalhem em diversos lugares. Enquanto alguns estão na sede da empresa, outros podem estar em casa, em coworkings, ou em espaços públicos.

É exatamente esse o conceito de local de trabalho distribuído. Atualmente, os profissionais de uma mesma empresa não precisam, necessariamente, frequentar o mesmo espaço físico. 

Estamos falando de um modelo de trabalho misto, que permite operações remotas e presenciais em diferentes locais. Parece bom, não é mesmo? Mas você deve estar se perguntando: por que esse modelo beneficia a empresa? Nós temos as respostas!

A importância do local de trabalho distribuído para empresas

Quando uma empresa permite que seus colaboradores escolham onde e quando trabalhar, ela obtém diversos ganhos. O principal deles é o aumento na produtividade. Além disso, haverá redução nos gastos e nos índices de turnover, ou seja, de rotatividade de pessoal.

Oferecendo esse modelo de trabalho, os colaboradores podem encontrar um ambiente mais adequado ao seu perfil e necessidades. Todos terão mais liberdade e autonomia, o que fará os profissionais renderem mais. Além disso, as pessoas terão mais tempo para cuidar da saúde, do bem-estar e dos seus relacionamentos.

Neste modelo, colaboradores e empresas saem ganhando. Para obter esses e outros benefícios do local de trabalho distribuído, é essencial adotar algumas estratégias. Veja a seguir!

Estratégias para um local de trabalho distribuído

1. Defina o espaço de escritório por funcionário

No conceito de local de trabalho distribuído, os colaboradores podem ir até os escritórios da empresa. Por isso, as companhias que optam pelo modelo devem pensar no espaço de escritório que cada funcionário pode precisar.

É muito importante que os colaboradores tenham o espaço adequado para exercer suas atividades. Assim, a experiência deles na empresa será a melhor e mais eficiente possível.

Na hora de definir o local de cada pessoa, considere o espaço das mesas, das salas de reunião e das áreas comuns.

Os colaboradores não precisam ter um espaço gigante à disposição, mas também não devem trabalhar no aperto. O espaço ideal é fundamental para garantir o melhor desempenho e produtividade das equipes.

2. Considere como os funcionários usarão os espaços

Outra estratégia importante, em um local de trabalho distribuído, é considerar como os funcionários utilizarão o espaço. Alguns profissionais, por exemplo, podem ir ao escritório apenas uma ou duas vezes por semana. 

Também existe aquela parcela que vai preferir ir mais vezes, seja pela estrutura, ou pela interação pessoal com outras pessoas e áreas.

Por isso, é essencial pensar nesses cenários e avaliar o que pode ser feito, mudado e melhorado. Essa é a melhor forma de aproveitar o escritório de maneira eficiente.

Um desenvolvedor, por exemplo, não tem a mesma rotina que um profissional de vendas. 

Enquanto o profissional de tecnologia trabalha a maior parte do tempo em silêncio, o vendedor passa boa parte do dia em ligações e reuniões para fechar negócios.

A tarefa do gestor é pensar, com cuidado, como pode fornecer o melhor workspace para cada funcionário.

Quais equipamentos eles vão precisar? Que tipo de ambiente é o mais apropriado para o que vão fazer? Esses e outros aspectos precisam ser bem analisados.

 local de trabalho distribuído

3. Reconfigure os espaços de escritório conforme a necessidade

Por fim, a terceira estratégia para aplicar em um local de trabalho distribuído é reconfigurar os espaços de escritório conforme o necessário.

Às vezes, o escritório está configurado em um modelo mais tradicional, seguindo uma organização e uma estrutura pré-pandemia.

E essa caraterística, hoje, pode não ser a mais apropriada em relação ao que os colaboradores precisam.

Por isso, para se adequar e se adaptar a uma nova realidade, é essencial avaliar uma reconfiguração nos espaços.

Por exemplo, se em uma semana normal, metade das mesas em um andar são reservadas e as salas de conferência estão quase sempre cheias, é um sinal da necessidade de mudança. Esses espaços pouco utilizados podem virar espaços de conferências e reuniões.

É importante avaliar, por exemplo, com softwares e ferramentas, quais as demandas e necessidades diárias, semanais e mensais, para fazer as melhores escolhas.

Vale lembrar que, dependendo da situação, essas reconfigurações podem ser trabalhosas e até representar um custo significativo para a empresa.

Nesse caso, vale a pena buscar alternativas, como o OfficePass do BeerOrCoffee, que fornece espaços de trabalho em mais de 160 cidades do Brasil. Entenda!

principais dificuldades das empresas de tecnologia no trabalho híbrido

O que é o OfficePass?

Muitas empresas, atualmente, estão buscando maneiras para proporcionar mais liberdade e flexibilidade aos seus colaboradores. Às vezes, entretanto, o home office e os espaços no escritório não são suficientes.

Encontrar um local mais apropriado e estruturado é o caminho ideal. Mas qual seria esse local? A resposta é uma só: um coworking! 

Com o OfficePass, solução da BeerOrCoffee, você pode fazer uma assinatura para que todos os seus colaboradores tenham, à disposição, centenas de escritórios de coworking espalhados pelo Brasil para poder trabalhar.

Inclusive, empresas como Banco Inter, Raro Labs e Pipefy investem no serviço, obtendo economia significativa e permitindo que seus colaboradores desempenhem suas funções de qualquer lugar!

Agora que você sabe o que é um local de trabalho distribuído, que tal mudar a realidade dos seus colaboradores, adaptando-se aos novos tempos? Conheça as soluções do BeerOrCoffee e mude, para sempre e melhor, o futuro da sua empresa.

OfficePass do BeerOrCoffee

Bruno Guerra, Jornalista, Redator e Analista de SEO.