Anywhere Office

Como fazer amigos de verdade quando seu trabalho é remoto ou híbrido

Redação BeerOrCoffee
Escrito por Redação BeerOrCoffee em dezembro 20, 2021
Como fazer amigos de verdade quando seu trabalho é remoto ou híbrido
Junte-se a mais de 30 mil pessoas!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos sobre o futuro do trabalho!

Um dos desafios que podem surgir quando seu trabalho é remoto ou híbrido é conseguir fazer amizades, especialmente diante da menor convivência com os colegas. Veja como é possível superar essa dificuldade e incentivar a criação de laços entre os colaboradores!

Fazer amizades pode ser uma tarefa mais complicada na vida adulta, e se torna ainda mais desafiadora em um contexto de distância. Conhecer as pessoas apenas por meio de mensagens ou pela tela do computador durante algumas reuniões nem sempre é suficiente para desenvolver a confiança entre equipes remotas e gerar essa aproximação.

Mas, se você não sabe como fazer amigos de verdade quando seu trabalho é remoto ou híbrido e quer entender como estimular a aproximação dos colaboradores, vale a pena conferir algumas dicas sobre o assunto. 

Continue a leitura para entender por que a prática é tão importante e como ajudar o seu time nessa tarefa!

quando seu trabalho é remoto ou híbrido

Por que é importante ter amizades no trabalho?

O trabalho flexível aumenta a produtividade e a inovação dos funcionários. Porém, o afastamento gerado pelo trabalho remoto ou híbrido pode desenvolver o sentimento de solidão. Nesse sentido, vale saber que pesquisas apontaram que 3 em cada 5 funcionários sentem falta da interação pessoal ao trabalhar remotamente

Ao mesmo tempo, uma pesquisa promovida pelo LinkedIn mostra que ter um melhor amigo no trabalho pode melhorar o desempenho. De acordo com os dados levantados, 46% dos profissionais do mundo entendem que essas amizades são importantes para a sua felicidade geral. 

Dessa maneira, para otimizar os benefícios do trabalho remoto ou híbrido, como aumento da produtividade, maior qualidade de vida, redução de estresse e maior qualidade de vida, é interessante que os líderes pensem em formas de estimular o desenvolvimento de amizades nas equipes. 

Como desenvolver amizades quando seu trabalho é remoto ou híbrido?

Após entender a importância do tema, vale a pena aplicar algumas dicas para estimular as amizades entre a equipe quando o trabalho é remoto ou híbrido. Confira!

Reconheça e demonstre a importância das amizades

O primeiro passo é reconhecer a importância das amizades no trabalho e demonstrar isso para a equipe, para estimulá-los a desenvolver vínculos. Nem sempre os colaboradores sentem esse incentivo por parte da empresa, acreditando que a única preocupação é com o cumprimento da função e que os líderes preferem o maior afastamento para evitar conversas e momentos de interação durante o trabalho. 

Logo, na cultura de incentivo a relação entre amigos no trabalho deve estar clara. Mais que isso, os próprios líderes podem falar sobre a importância que esses vínculos trazem para que o time também tenha maior interesse em superar a distância para criar maior proximidade com os colegas. 

Forneça canais de comunicação  para o time

Se a ideia é estimular amizades quando seu trabalho é remoto ou híbrido, é necessário que os colaboradores tenham canais para que possam se comunicar e se conhecer à distância. Por exemplo, é comum que a empresa tenha ferramentas para falar sobre o fluxo de tarefas, repassar comunicados e viabilizar outras atividades dos profissionais. 

Que tal ampliar a aplicação desse tipo de solução? Criar um canal específico para que a equipe converse amenidades, sem cobranças em relação às entregas do trabalho e sem que os temas abordados sejam desligados da empresa pode ser uma boa ideia. Para evitar problemas, vale criar um código de conduta que preveja limites, garantindo um relacionamento mais saudável. 

Também vale considerar os dias de trabalho presencial na empresa, proporcionando espaço para que eles interajam nos intervalos e pequenas pausas que acontecem na jornada. Um espaço para um café que possibilite maior descontração, por exemplo, pode ser ótimo para que os colaboradores conversem, se conheçam melhor e possam desenvolver laços. 

Ajude na integração de novos membros

Uma das principais dificuldades que surgem quando se trata de fazer amigos em um contexto de trabalho remoto ou híbrido envolve os novos membros da empresa. Em alguns casos, as equipes formadas já tem um tempo maior de casa, fazendo com que o novo colaborador sinta que está deslocado.

Em outros casos, se a empresa está com um fluxo grande de contratação, isso se torna ainda mais desafiador. Nesse caso, os líderes podem promover essa integração apresentando o novo colaborador e desenvolvendo uma conversa (presencial ou virtual) em um tom mais descontraído e de aproximação. Isso criará mais abertura para que os novos contratados interajam com o restante do time. 

quando seu trabalho é remoto ou híbrido

Organize encontros virtuais entre as equipes

Outra dica interessante para fazer amizades é fazer os encontros virtuais. Mesmo no trabalho híbrido, os dias de atuação presencial nem sempre são suficientes para que a equipe se aproxime — especialmente quando cada pessoa pode comparecer à empresa em dias distintos. Nesse caso, os encontros virtuais se tornam ferramentas interessantes.

Promover reuniões sem ter um tema profissional para ser abordado permite que a equipe se reúna e interaja de maneira mais descontraída. Uma possibilidade é fazer um happy hour a distância, promovendo conversas gerais e brincadeiras. Além disso, a empresa pode patrocinar comes e bebes para deixar o clima ainda mais positivo.

Proporcione espaços de interação

Quando a empresa adota o trabalho remoto ou híbrido, é possível encontrar formas de promover encontros presenciais, mesmo fora da empresa. Por exemplo, os espaços de coworking permitem variar os locais para realizar as atividades e promovem interação entre diferentes profissionais.

Nesse caso, a empresa pode oferecer o acesso a esses espaços como benefício, estimulando que os colaboradores utilizem os ambientes juntos. Assim, mesmo em um contexto flexível, de trabalho remoto ou híbrido, há chances de viabilizar interações entre a equipe, mesmo fora do escritório. 

principais dificuldades das empresas de tecnologia no trabalho híbrido

Ademais, considere a realização de confraternizações, happy hours presenciais e outras reuniões do tipo. Em empresas com colaboradores de diversas regiões, um encontro anual pode ser suficiente. Quando há mais proximidade, existem mais oportunidades. A ideia é trazer eventos com o foco de promover as relações entre a equipe — do mesmo modo que você conferiu na dica sobre reuniões virtuais.

Você já conferiu a importância de ter amigos no ambiente de trabalho e as dicas para estimular essa aproximação quando seu trabalho é remoto ou híbrido. Assim, é possível adotar estratégias e projetos para que os colaboradores desenvolvam amizades.

Quer mais dicas para desenvolver ambientes positivos na empresa? Baixe o nosso guia definitivo sobre o futuro do trabalho e veja como ter mais flexibilidade na organização!

Ebook Guia do Futuro do Trabalho

Texto escrito por Joanna Nandi, Redatora Web.