Cultura da empresa

6 ideias para a confraternização remota de fim de ano da sua empresa

Redação BeerOrCoffee
Escrito por Redação BeerOrCoffee em dezembro 7, 2021
6 ideias para a confraternização remota de fim de ano da sua empresa
Junte-se a mais de 30 mil pessoas!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos sobre o futuro do trabalho!

Se você está em dúvida sobre o que fazer na confraternização remota de fim de ano da sua empresa, saiba que você veio ao lugar certo, pois separamos neste artigo dicas e ideias sensacionais para você se inspirar!

Por conta da pandemia, inúmeras organizações alteraram o seu modo de trabalhar, trocando um modelo mais tradicional por algo mais flexível. Mesmo com a distância, é essencial continuar apostando na integração do time. Por isso, com a chegada do mês de dezembro, muitas empresas começam a pensar sobre o que fazer na confraternização remota de fim de ano.

Afinal de contas, após meses de muito trabalho, dedicação, superação, conquistas e desafios, é hora de relaxar um pouco, fazer um happy hour e celebrar mais um ano que se concretiza.

Para te ajudar nesse planejamento, separamos 6 ideias para você se inspirar na confraternização remota de fim de ano!

Você poderá utilizá-las como base em sua organização e fazer com que essa celebração, mesmo que online, seja divertida e proveitosa para todos. Vamos lá?

confraternização remota de fim de ano

Dicas importantes para a confraternização remota de fim de ano

Antes de conferir as 6 ideias que separamos, é importante que você se atente a alguns pontos na hora de planejar a sua confraternização remota de fim de ano. São eles:

Data, horário e duração

Para que a confraternização remota de fim de ano da sua empresa seja bem-sucedida, o primeiro ponto que você precisa considerar é quando ela será realizada.

Você precisa escolher um dia e um horário adequado para que todos possam participar, além de uma duração apropriada, que não seja nem curta demais, e nem muito longa e cansativa.

Quando for fazer essas definições, é de suma importância considerar as tarefas das equipes, pois apesar de ser um momento de descontração, não é bacana gerar ansiedade com a possibilidade de atrasos em entregas. Se possível, converse com as lideranças para que as atividades sejam programadas pensando nesta pausa para a confraternização. 

Agora, para te ajudar a definir a data e o horário, você pode enviar um formulário aos colaboradores com três opções disponíveis, por exemplo, e a mais votada, claro, vence.

Convite

Ao invés de mandar um convite simples por e-mail, faça algo mais elaborado e divertido para enviar aos colaboradores.

Invista em cores, em elementos gráficos e utilize uma chamada de impacto. Invista na criatividade e comece chamando a atenção já pelo convite.

O Canva é uma plataforma de design com um uso simples e com vários templates prontos para fazer esse tipo de arte. Fica a dica!

Plataforma

Como a confraternização será online, outro cuidado que você deve ter ao fazer o planejamento é definir em qual plataforma ela será realizada.

Já deixe tudo organizado e, de preferência, crie um link de acesso com antecedência e envie junto com o convite. 

Programação

Agora, para que a confraternização seja um verdadeiro sucesso, é essencial ter uma programação. 

A dica é organizar tudo de maneira detalhada, descrevendo horários e atividades. Por exemplo:

  • 14h: abertura e agradecimento aos colaboradores;
  • 14h30: início do caça ao tesouro;
  • 15h: início do adivinhe a música;
  • E assim por diante!

Guia da confraternização

Alguns colaboradores tendem a ficar mais tímidos e quietos em uma confraternização online.

Por isso, é importante que no evento da sua empresa tenha alguém guiando e organizando as atividades, como um líder ou um gestor, de modo que todos participem, e se sintam incluídos e próximos. Afinal, é fundamental que todos se sintam parte da festa.

Agora que você já sabe as principais dicas para levar em consideração na hora de planejar a confraternização, veja a seguir as 6 ideias que separamos!

confraternização remota de fim de ano

Ideias para a confraternização remota de fim de ano

1. Kit personalizado

Para valorizar, reconhecer e agradecer as pessoas que trabalham na empresa, a primeira ideia para a sua confraternização remota é enviar um kit personalizado para os colaboradores.

O kit pode conter um cartão com uma mensagem especial, enfeites de Natal, um gorro de papai noel, aperitivos, guloseimas e algum tipo de bebida para que todos possam usufruir durante a confraternização online.

Dessa forma, todos estarão em sintonia — o que, inclusive, ajuda a construir uma cultura mais forte dentro da empresa.

2. Vale-presente

Os vale-presentes estão cada vez mais populares e, como forma de engajar e motivar os participantes da confraternização, você pode dar alguns deles.

Um exemplo é dar um valor extra no vale-alimentação ou distribuir um vale-compras no iFood para que os colaboradores peçam um snack durante o evento.

Outra foram de presentear é com base na participação, interação e resultados dos colaboradores em competições da confraternização.

Ok, mas quais competições? As ideias 3, 4 e 5 são alguns bons exemplos.

3. Caça ao tesouro

Para colocar todo mundo em movimento e gerar momentos de diversão, você pode começar com a brincadeira do caça ao tesouro.

Para isso, você pode montar uma lista de itens que os colaboradores deverão “caçar” em suas casas durante a brincadeira.

É possível mesclar alguns itens fáceis, que todo mundo costuma utilizar na rotina, com alguns difíceis, além de variar nos pedidos. 

Por exemplo, em vez de pedir apenas um objeto específico, como um controle remoto, você pode pedir um item que seja de uma cor X, ou ainda um objeto que começa com uma letra específica. Existem diversos caminhos para explorar.

Quem apresentar o que foi pedido mais rapidamente ganhará mais prêmios e/ou pontos na competição. Tudo vai depender da forma que você montará a brincadeira.

Além disso, ainda nessa terceira ideia, você pode fazer o caça ao tesouro com a possibilidade de ajuda dos familiares dos colaboradores — assim, mais pessoas irão participar e quem tem crianças em casa irá adorar.

4. Adivinhe a música

Todo mundo gosta de música. Uns gostam de rock, outros de pop, outros de sertanejo e por aí vai!

Sendo assim, uma boa forma de gerar interação e momentos de diversão durante a confraternização é jogar o “adivinhe a música”.

Você pode ir colocando pequenos trechos de música para tocar, por exemplo, no YouTube ou no Spotify, e os participantes terão que adivinhar qual música é.

Ou ainda, para variar a brincadeira, você pode dizer uma palavra e os participantes terão que cantar um trecho de uma música que contenha essa palavra.

Assim como a ideia anterior, quem acertar mais rápido, ganha.

5. Concurso de Natal

Já que faltam poucos dias para o Natal, outra ideia que você pode investir para a sua confraternização remota é criar um concurso.

Neste concurso, quem for mais criativo e montar a melhor decoração de Natal, ganhará um prêmio, que pode ser um vale-presente, um par de ingressos para um show ou um dia de folga, por exemplo.

6. Bingo virtual

Por fim, a sexta ideia para você aplicar em sua confraternização remota de fim de ano é o bingo virtual.

O bingo é um clássico e todo mundo já jogou alguma vez na vida. Por isso, essa também é uma boa ideia para você utilizar em sua confraternização.

Para jogar, os colaboradores devem receber cartelas por e-mail e, durante a reunião, o líder ou gestor faz a mediação e vai sorteando os números até que alguém marque toda a cartela, de modo a ganhar o prêmio.

Agora que você já conhece as dicas para realizar uma confraternização remota, não deixe de aprofundar e conhecer quais são as experiências de 11 empresas globais na busca pelos novos formatos de trabalho. Clique para acessar!

Bruno Guerra, Jornalista, Redator e Analista de SEO.