Cultura da empresa

8 maneiras de mostrar gratidão em um ambiente de trabalho remoto

Redação BeerOrCoffee
Escrito por Redação BeerOrCoffee em dezembro 6, 2021
8 maneiras de mostrar gratidão em um ambiente de trabalho remoto
Junte-se a mais de 30 mil pessoas!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos sobre o futuro do trabalho!

Quando o líder sabe como demonstrar gratidão em um ambiente de trabalho remoto, ele consegue fortalecer os laços com a equipe. Para aprender como fazer isso, confira 8 práticas essenciais!

Muitas vezes, ao considerar as relações de trabalho, há um grande foco nas obrigações — tudo que é feito é parte do contrato e, portanto, já é esperado. Entretanto, adotar uma postura de gratidão é uma medida importante para demonstrar reconhecimento e valorizar o time. 

Ao mesmo tempo, com o crescimento do trabalho remoto, podem surgir dificuldades sobre como adotar essas estratégias de maneira eficaz. Afinal, a distância pode gerar alguns obstáculos, principalmente quando o modelo é uma novidade na empresa.

A boa notícia é que é possível superar todas as barreiras e criar uma política de trabalho mais próxima do colaborador, mesmo no anywhere office, ou seja, no trabalho de qualquer lugar. Quer saber como? Continue lendo e veja 8 formas de mostrar gratidão em um ambiente de trabalho remoto!

gratidão em um ambiente de trabalho remoto

1. Agradeça pelos gestos e tarefas cumpridas

A primeira forma de mostrar gratidão em um ambiente de trabalho remoto é o tradicional “obrigado”. Você já parou para avaliar quantas vezes os colaboradores recebem agradecimentos ao realizar entregas? Infelizmente, é bastante comum que, na rotina, esse cuidado fique de lado — especialmente diante do conceito de que as entregas são um dever.

Porém, mesmo que ele esteja apenas cumprindo o combinado, é possível dar retornos que também contenham um agradecimento. Se uma demanda for enviada por e-mail, em vez de enviar apenas uma confirmação de recebimento simples, considere uma resposta mais completa, que demonstre a gratidão, por exemplo. 

Esse pequeno passo já ajudará a criar uma cultura mais positiva, que inclua o reconhecimento como parte dos valores da empresa. 

2. Mantenha um contato mais próximo

Outra dica interessante é manter um contato mais próximo para superar a distância imposta pelo trabalho remoto. Demonstrar o interesse de se aproximar da equipe é um ponto essencial para que os profissionais percebam que a empresa realmente se importa.

Isso também ajuda a demonstrar ao time que a gestão e a liderança tem esse objetivo de desenvolver relacionamentos. Vale destacar, ainda, que esse contato próximo pode viabilizar feedbacks mais frequentes, inclusive com outras demonstrações de gratidão. 

3. Crie programas de recompensas

Entre as dicas para mostrar gratidão em um ambiente de trabalho remoto, vale destacar a criação de programas de recompensas detalhados, que sejam de conhecimento da equipe. Nesse caso, os colaboradores percebem que a empresa investe em seus resultados, além da remuneração e benefícios já acertados.

Além disso, quando as regras são claras e objetivas, o processo se torna mais transparente. Assim, ao mesmo tempo que funciona como uma forma de reconhecer o trabalho prestado, ele aumenta a motivação e o engajamento do time ao buscar resultados positivos para o negócio. Aqui, vale explorar diferentes motivos para recompensar, como:

  • Tempo de empresa;
  • Retenção de clientes;
  • Ideias inovadoras;
  • Superação de metas;
  • Destaque em desempenho;
  • Entre outras.

4. Valorize também as pequenas coisas

Um erro comum quando se trata de gratidão é acreditar que só vale a pena demonstrá-la para a equipe diante de grandes conquistas. Entretanto, se a ideia é construir uma cultura mais positiva e manter a equipe motivada, mudar essa mentalidade é um aprendizado importante para as lideranças

Lembre-se de que muitos colaboradores não exercem funções que podem trazer um destaque tão grande, mas ainda assim são essenciais para o funcionamento da empresa. Portanto, é interessante que os líderes consigam incorporar o reconhecimento amplo, e comemorar as pequenas coisas da rotina de trabalho. 

5. Conceda benefícios corporativos

Os benefícios corporativos são um grande atrativo para os colaboradores e podem ajudar a demonstrar gratidão. Eles podem ser financeiros, com um bônus trimestral, ou um incentivo para fazer exercícios físicos, como o GymPass

Porém, também ter foco na qualidade de vida, como no caso de oferecer maior flexibilidade no trabalho, dias de folga remuneradas, equipamentos para o trabalho ou treinamentos para ajudar o time a desenvolver habilidades. Afinal, o conhecimento pode trazer mais oportunidades para os profissionais crescerem na empresa. 

principais dificuldades das empresas de tecnologia no trabalho híbrido

6. Envie elogios individuais

Quando se fala em lideranças, o feedback é essencial para o desenvolvimento dos colaboradores. Nesse ponto, é válido destacar o papel dos elogios individuais para demonstrar reconhecimento e gratidão. Muitas vezes, os líderes têm o hábito de agradecer a colaboração em determinadas datas de maneira geral, encaminhando comunicados genéricos para todo o time.

Porém, também é importante enviar elogios personalizados e individuais, que trazem de uma conquista específica, a postura adotada em um cenário ou outras características do colaborador. Isso demonstrará que, além da gratidão, as lideranças estão de olho no desempenho e nos diferenciais de cada um, o que ajuda a despertar o sentimento de pertencimento do profissional. 

gratidão em um ambiente de trabalho remoto

7. Reconheça e comemore publicamente

Além dos elogios individuais, é interessante manter os reconhecimentos e comemorações em público, envolvendo o restante do time. Isso permite demonstrar para todos quais são as práticas de reconhecimento adotadas, além de aumentar a motivação e o engajamento ao ver o desenvolvimento da equipe.

Em um contexto de trabalho remoto, isso pode ser feito por meio das reuniões virtuais, juntando equipes, setores ou, até mesmo, todos da empresa — a depender do número de profissionais e características do negócio.  

8. Envie presentes e mimos

Outra dica que faz parte das boas práticas de liderança remota quando se trata de demonstrar gratidão é o envio de presentes e mimos. Essa pode ser uma surpresa bastante agradável que, acompanhada do reconhecimento, ajudará a estreitar a relação. A vantagem é que existem alternativas para todos os perfis e orçamentos.

É possível montar kits com guloseimas, utilidades (planners, camisetas, canecas etc.), equipamentos para o anywhere office e outros. Também é possível considerar as afinidades do colaborador para personalizar o mimo ou escolher presentes que se alinhem ao que ele gosta — leitura, viagem, gastronomia, jogos, entre outros. 

Com essas 8 práticas, é possível ajudar no desenvolvimento de relações mais positivas na empresa. Portanto, não se esqueça de mostrar gratidão em um ambiente de trabalho remoto e encontrar formas de valorizar a sua equipe para desenvolver uma cultura mais forte e positiva na empresa. 

Quer conferir mais dicas sobre gestão de times remotos? Descubra o que você pode aprender com 9 das principais lideranças remotas do mundo!

Texto escrito por Joanna Nandi, Redatora Web.