Anywhere Office

7 profissões para quem não gosta de rotina no trabalho

Redação BeerOrCoffee
Escrito por Redação BeerOrCoffee em novembro 29, 2021
7 profissões para quem não gosta de rotina no trabalho
Junte-se a mais de 30 mil pessoas!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos sobre o futuro do trabalho!

Sabia que existem profissões para quem não gosta de rotina no trabalho? Essa característica não é um impeditivo para o sucesso profissional ou a qualidade do trabalho ofertado: basta saber quais alternativas se encaixam ao conceito. Conheça 7 possibilidades!

Ao pesquisar tendências do mercado de trabalho, é comum se deparar com conceitos como anywhere office e flexibilidade de jornada. Um dos motivos para que eles façam tanto sucesso é a possibilidade de encaixar as atividades de maneira livre no dia a dia. Como resultado, é comum que isso aumente o bem-estar e a qualidade de vida da equipe. 

Porém, eles também se relacionam com outro conceito: a falta de rotina. Quando há maior liberdade no trabalho, o dia não segue sempre o mesmo padrão. Afinal, embora a rotina costume trazer benefícios, ela apresenta aspectos negativos para quem a compreende como monótona ou cansativa. 

Será que existem carreiras que se alinham a essa característica? A resposta é sim! Continue lendo para saber mais sobre o tema e confira 7 profissões para quem não gosta de rotina.

Profissões para quem não gosta de rotina

O que significam as profissões que não exigem uma rotina?

Antes de conhecer as possibilidades de carreira que se encaixam ao conceito, é importante entender mais sobre quais são as profissões que não exigem rotina. Isso porque é preciso desmistificar o tema, que costuma trazer algumas ideias negativas que, na verdade, não se aplicam à realidade. 

Por exemplo, ao contrário do que muitos pensam, não ter uma rotina não significa falta de comprometimento e nem resulta em baixa produtividade ou pouca qualidade no serviço. Na verdade, ela se refere apenas a ausência de hábitos fixos, como:

  • Iniciar e encerrar as jornadas no mesmo horário;
  • Conviver sempre com as mesmas pessoas;
  • Repetir as mesmas atividades diariamente;
  • Exercer as atividades em apenas um ambiente;
  • Seguir uma rotina determinada por terceiros. 

No entanto, as entregas necessárias são realizadas normalmente, conforme os prazos exigidos pela empresa ou pelo cliente. Isso tudo com competência, enquanto há chances de usufruir de maior qualidade de vida no trabalho. 

Confira 7 profissões para quem não gosta de rotina

Após entender melhor esse conceito, talvez você esteja se perguntando quais são as opções de carreira. Primeiro, saiba que não há uma lista limitada: com a evolução do mercado e o crescimento do trabalho remoto, cada vez mais as empresas se adaptam à maior flexibilidade nas rotinas exigidas.

Contudo, para ajudar a trazer uma visão sobre as possibilidades, separamos 7 maneiras de atuação que não exigem uma rotina engessada. Confira!

1. Produtor de conteúdo digital

Um profissional que já contava com mais flexibilidade desde antes do crescimento dos contratos a distância é o produtor de conteúdo digital.

Ele atua desenvolvendo materiais para sites, blogs e as diferentes redes sociais — YouTube, LinkedIn, Instagram, TikTok e outras plataformas. Porém, os equipamentos, como notebook, podem ser levados a qualquer lugar. 

Depois, basta seguir as estratégias da empresa para desenvolver os conteúdos necessários, conforme o calendário editorial. Com isso, não há obrigação de seguir horários determinados ou ter uma atuação presencial.

Afinal, basta cumprir o pedido com qualidade dentro do prazo estipulado. O mesmo vale para outras atuações da área de marketing e comunicação. 

2. Desenvolvedor Web

A área de programas se destaca, com profissionais especializados em diferentes setores: front-end, back-end ou fullstack.

Em todos os casos, a rotina costuma ser bastante flexível, permitindo a atuação em qualquer lugar e a definição de horários conforme os desejos do profissional. 

No entanto, é preciso ter atenção: é comum que seja preciso ter atenção a eventuais chamados da empresa para solucionar problemas nos sistemas. Porém, essa é uma característica na atuação.

Ademais, atender solicitações urgentes eventualmente é exatamente o contrário de atuar seguindo uma rotina, não é mesmo?

3. Recrutador de RH

O setor de Recursos Humanos precisa lidar com diversas rotinas, incluindo algumas atividades que precisam observar horários e datas específicas.

No entanto, existem funções que possibilitam a flexibilidade. Por exemplo, um recrutador pode adequar a rotina às suas necessidades, já que ele pode agendar as entrevistas em horários mais propícios.

Com o suporte de softwares especializados e dispositivos voltados às videochamadas, fica mais fácil analisar currículos, divulgar vagas e realizar outros processos em diferentes rotinas.

Como diversas questões são combinadas com o candidato, a função consegue se adequar à flexibilidade.

4. Designer

Outra alternativa que se destaca entre as profissões para quem não gosta de rotina é a atuação como designer.

Desenvolvendo projetos de diversos tipos, como peças publicitárias e embalagens, é possível que atuem de onde quiser — no caso, o modelo é bastante semelhante ao do produtor de conteúdo. 

Profissões para quem não gosta de rotina

5. Cientista de dados

Se você pesquisa sobre tendências, já deve ter lido sobre big data — a área se relaciona ao grande volume de dados armazenados pelas empresas todos os dias.

Nesse caso, o cientista de dados é o responsável por reunir, interpretar e comunicar todas as informações relevantes por meio da estruturação de processos e análises. 

Desde que ele tenha acesso aos sistemas que armazenam os dados da empresa, a atuação pode ser feita a partir de qualquer lugar, seguindo os horários que desejar. 

6. Gestor de projetos

O gestor de projetos é responsável pelo desenvolvimento e aplicação de diversos projetos e estratégias no negócio. Para tanto, é comum que precise ter acesso à força de trabalho e gerenciar equipes.

Isso pode ser feito a distância, desde que conte com sistemas que permitam acompanhar o andamento dos processos. O mesmo vale para diversos cargos de gestão ou de liderança.

Quando há uma estrutura que permita contato com a equipe, um sistema integrado e com mobilidade, e acesso às métricas para acompanhar o desempenho, diversas funções podem se alinhar a uma rotina flexível. 

7. Produtor de eventos

Essa é uma profissão que pode ser interessante para quem não gosta de rotina, mas gosta de ter mais momentos de interação pessoal.

O produtor de eventos pode organizar diferentes atividades da empresa: reuniões, workshops, confraternizações, convenções, entre outros. 

Para tanto, o profissional faz todo o planejamento, entra em contato com fornecedores, coordena serviços e executa eventos. Além da vantagem de ser possível ter uma rotina flexível, cada trabalho é único, trazendo mais experiências diferentes a cada atuação. 

Viu como é possível encontrar profissões para quem não gosta de rotina e como elas podem ser benéficas? Obviamente, ainda existem diversas outras profissões.

Na verdade, qualquer atuação que permita a você trabalhar de onde quiser e fazer a sua própria jornada pode se encaixar no conceito de ausência de rotina.

Logo, é possível encontrar oportunidades nas mais diversas áreas. Basta avaliar se a atuação, horários e exigências da empresa se alinham às suas expectativas. 

Inclusive, ao pesquisar vagas de trabalho, é possível avaliar os requisitos exigidos para entender se a oportunidade se alinha às suas expectativas de carreira. 

Se você gosta de uma rotina flexível, venha trabalhar no BeerOrCoffee. Clique aqui e confira as oportunidades em aberto.

Texto escrito por Joanna Nandi, Redatora Web.