Coworkings

O que você pode esperar das tendências digitais para os espaços de trabalho em 2022

Redação BeerOrCoffee
Escrito por Redação BeerOrCoffee em novembro 18, 2021
O que você pode esperar das tendências digitais para os espaços de trabalho em 2022
Junte-se a mais de 30 mil pessoas!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos sobre o futuro do trabalho!

Conhecer as tendências digitais para os espaços de trabalho em 2022 ajuda a alinhar as expectativas. Afinal, a tecnologia terá um papel essencial na experiência dos profissionais e para promover a otimização dos resultados do negócio. Entenda o que esperar no setor!

A transformação digital acelerada traz novas tecnologias e tendências a cada ano, o que afeta os diversos segmentos da economia. Certamente, a sua empresa precisa se adaptar às mudanças para otimizar processos, a fim de manter a relevância no mercado. 

Uma delas é o crescimento do uso de espaços de coworking — escritórios compartilhados que podem ser utilizados pela equipe remota ou híbrida. Também é importante entender quais são as tendências específicas desses ambientes e como elas podem beneficiar a sua organização.

Que tal aprender mais? Continue lendo e saiba o que esperar das tendências digitais para os espaços de trabalho em 2022!

tendências digitais para os espaços de trabalho em 2022

Expansão do trabalho remoto — e dos espaços de trabalho

Para começar, é essencial falar sobre a expansão do trabalho remoto, que ficou em evidência a partir de 2017 com a regulamentação pela reforma trabalhista, e ganhou mais destaque em 2020 com a pandemia. A tendência é de que o modelo continue crescendo, com maior adesão das empresas.

Com isso, aumentam as demandas do negócio para proporcionar equipamentos adequados para o time e possibilitar o uso de ambientes compartilhados. Com isso, a tendência é de que os coworkings também apresentem crescimento, e devem adotar mais tecnologias para comportar a demanda.

Ao mesmo tempo, são feitas otimizações nos espaços para viabilizar uma experiência adequada aos profissionais. Internet de alta velocidade, aplicação da Inteligência Artificial (IA) e da Internet das Coisas (IoT) e outras facilidades tendem a estar mais presentes nos ambientes compartilhados. 

Adoção de softwares para automação de tarefas

Se você já pesquisou sobre tendências para a sua empresa, provavelmente se deparou com a automatização e a adoção de softwares. O mesmo vale para os espaços de trabalho: nos coworkings, também é importante contar com a tecnologia para auxiliar na gestão dos ambientes. 

Além disso, o crescimento do uso dos meios digitais também alterou a demanda dos clientes. Cada vez mais pessoas e empresas buscam atendimentos online, com processos simples para esclarecer dúvidas e fazer contratações. Logo, entre as tendências digitais para os espaços de trabalho em 2022, está a adoção de mais ferramentas de suporte.

Elas podem ser aplicadas com diversas finalidades, como realizar atendimentos simples por meio de chatbots, enviar cobranças, identificar pagamentos, entre outros. A ideia é utilizar as possibilidades digitais para aprimorar a experiência dos profissionais que usufruem do espaço, enquanto também otimiza a gestão do coworking

Fornecimento de tecnologias de apoio aos profissionais

Com a demanda por práticas flexíveis no trabalho, as empresas precisam se adaptar para viabilizar a realização das atividades pela equipe. Assim, é comum adotar softwares integrados e ferramentas de comunicação para que o time consiga trabalhar em conjunto, mesmo que esteja distante.

Inclusive, se a empresa utiliza um software específico, mas necessita de acesso ao servidor físico, o trabalho remoto pode ficar comprometido. Por isso, tecnologias que permitam acesso ao software em qualquer lugar, como o upload em nuvem, blockchain, entre outros, são ferramentas essenciais de apoio aos colaboradores.

No entanto, para que os profissionais consigam exercer suas funções com qualidade, os espaços de trabalho devem garantir acesso a todas ferramentas. Por exemplo, cabeamento de rede para melhorar a conexão e a velocidade do tráfego ou equipamentos mais modernos para o Wi-Fi se tornam ainda mais relevantes. 

Oferecer impressão em nuvem e ter configurações para proteção da rede utilizada pelos usuários também são práticas em alta. Com isso, é comum que os usuários dos espaços passem a ter cada vez mais facilidades, tornando a experiência semelhante à vivenciada nos estabelecimentos das empresas, mas com os benefícios que a flexibilidade no trabalho e os coworkings podem trazer.

tendências digitais para os espaços de trabalho em 2022

Uso de Plataformas Digitais de Escritórios

Além das tendências citadas, a ampliação do trabalho remoto traz possibilidades para que as empresas contem com estruturas mais enxutas. Aqui, o coworking é um grande aliado ao fornecer ambientes completos para a equipe remota, sem que o negócio precise ter um estabelecimento que comporte toda a equipe em regime presencial. 

Porém, para trazer mais facilidade para empresas e profissionais utilizarem esse serviço, as Plataformas Digitais de Escritório se tornam importantes. Elas consistem em aplicativos desenvolvidos para ajudar, por exemplo, com a logística de agendamento e organização de horários para a experiência no coworking. 

Isso é especialmente relevante no trabalho híbrido, em que o profissional reveza entre o regime presencial e o anywhere office. O controle de jornada ou de escalas pode ser essencial para cumprir regras trabalhistas, necessidades dos colaboradores e outras situações.

Conheça o app BeerOrCoffe

Seguindo as tendências do mercado, o BeerOrCoffe oferece um app completo para os clientes. Com ele, é possível pesquisar os escritórios mais próximos em mais de 160 cidades. Além disso, o aplicativo permite ver detalhes do espaço para entender se ele atende as demandas do seu negócio. 

Logo, se a empresa precisa de hardwares, softwares ou soluções tecnológicas específicas, será possível avaliar essas possibilidades antes de realizar o agendamento do local. Isso ajudará a garantir escolhas mais alinhadas para as necessidades de cada profissional da equipe. 

Depois de encontrar o lugar ideal, é só fazer a reserva — e se precisar cancelar, o processo também é feito pelo app. Outra vantagem que pode ser utilizada é o OfficePass. Com essa solução, você tem acesso a espaços compartilhados, salas de reunião e ambientes privativos com uma estrutura completa.

Sabendo o que esperar das tendências digitais para os espaços de trabalho em 2022, é possível conferir os diferenciais e benefícios que os coworkings podem trazer para a empresa. Isso ajudará a manter a competitividade, enquanto promove um ambiente de trabalho mais positivo para a equipe em todos os regimes de atuação. 

Quer aproveitar a oportunidade para implementar melhorias e aproveitar essas tendências? Acesse o nosso site e confira todos os detalhes sobre o OfficePass!

OfficePass do BeerOrCoffee

Texto escrito por Joanna Nandi, Redatora Web.