Cultura da empresa

Como adaptar sua empresa para a nova realidade de um mundo pós-pandemia

Redação BeerOrCoffee
Escrito por Redação BeerOrCoffee em novembro 5, 2021
Como adaptar sua empresa para a nova realidade de um mundo pós-pandemia
Junte-se a mais de 30 mil pessoas!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos sobre o futuro do trabalho!

As mudanças de comportamentos dos consumidores e de demandas dos colaboradores exigem adaptação da sua empresa para a nova realidade do mundo e do mercado. É fundamental encontrar alternativas e buscar oportunidades. Entenda melhor.

Talvez esse assunto já esteja cansativo, mas a verdade é que o mundo pós-pandemia é o tema do momento. Afinal, a retomada econômica leva a vários questionamentos no ambiente corporativo. Um dos principais é: como adaptar sua empresa para a nova realidade?

O chamado “novo normal” atinge todos os setores de negócio. Diferentes fatores levam a isso. Por exemplo, a experiência das empresas, a demanda dos colaboradores e o próprio comportamento de consumo das pessoas. Portanto, o modelo tradicional nem sempre será considerado o melhor.

É verdade que cada empresa tem um cenário específico em que está inserida. Ainda assim, algumas reflexões precisam ser feitas por todos os empreendedores e gestores — especialmente aqueles das áreas de RH e Facilities.

Por isso, vamos mostrar ideias para adaptar sua empresa à nova realidade. Assim, você poderá concluir se a cultura do escritório sobreviverá no pós-pandemia e o que fazer para garantir o máximo de eficiência para a força de trabalho multigeracional.

Como adaptar sua empresa para a nova realidade

Reavalie as oportunidades de crescimento

Mais do que considerar as demandas dos colaboradores, é importante identificar as mudanças no comportamento de consumo. Durante a pandemia, por exemplo, as pessoas começaram a fazer mais compras em e-commerces e procuraram novos produtos e serviços. Por isso, vale a pena tentar identificar oportunidades nesse novo cenário.

Por exemplo, quem trabalha na área de estética pode criar planos para atendimento em casa. Já quem oferece aulas de yoga, tem a chance de realizá-las de forma online.

No caso das empresas, esses benefícios também podem ser oferecidos aos colaboradores em suas casas. Inclusive, é uma forma de ajudá-los a se adaptar à nova realidade do trabalho remoto.

É necessário perceber as mudanças de hábitos — antes mesmo de elas ficarem óbvias. Algumas dicas para efetivar essa prática são:

  • Faça um mapeamento dos comportamentos de consumo e identifique as tendências. Assim, é possível enxergar oportunidades de produtos e negócios com maior chance de crescimento;
  • Considere as mudanças geradas pela pandemia. Entre elas estão a compra em e-commerces e as reformas no ambiente do home office;
  • Identifique o tipo e a duração das tendências. Para isso, classifique as mudanças de comportamento de acordo com o longo ou curto prazo e veja se elas já existiam antes da pandemia. Vale a pena criar um quadrante com as seguintes variáveis: impulsionamento (aceleração temporária), catalisador (aceleração durável), deslocamento (mudança temporária) e inovação (nova tendência).

Reconfigure seu modelo de negócio

Para saber como adaptar sua empresa à nova realidade, é fundamental pensar no formato de trabalho adotado. Tenha em mente que qualquer alteração no modelo de negócio depende das demandas e das mudanças de fornecimento mais relevantes para o seu mercado.

Esse aspecto é bastante perceptível para as cadeias de suprimentos. A indústria teve que recondicionar seus componentes devido à falta de produtos e matérias-primas. Porém, outros setores também sofreram impactos.

O que você pode fazer? A dica é considerar como sua empresa cria e entrega valor. Além disso, pense nos seus parceiros e nos seus clientes. A partir disso, você pode seguir para os aspectos abaixo:

  • Entregue valor nas compras online: foque as estratégias digitais para incentivar as compras pela internet. Para isso, invista nos canais digitais;
  • Considere as plataformas mais adequadas: muitos negócios se tornaram dependentes dos grandes marketplaces do mercado. No Brasil, alguns exemplos são Amazon, Mercado Livre, Americanas, Magazine Luiza e Madeira Madeira. Nesse cenário, é preciso se destacar, por exemplo, criando parcerias e envolvendo influenciadores para divulgar os produtos e serviços. Lembre-se de que todos devem estar alinhados no mesmo propósito. Além disso, aposte na habilidade de desenvolver estratégias de trabalho flexível e nos recursos necessários para entregar valor;
  • Expanda o seu nicho aos consumidores: a internet permite vender para qualquer lugar do Brasil e do mundo. Por isso, pensar em novos produtos e serviços é uma forma de aumentar o faturamento da empresa. Por exemplo, uma escola de idiomas que foca o inglês e o espanhol pode começar a ofertar mandarim no EaD por ter mais chance de atingir alunos. A mesma ideia pode ser aplicada para todos os tipos de negócio. No caso do comércio e da indústria, é fundamental firmar parcerias estratégicas. A terceirização também é uma boa alternativa. Lembre-se: está em curso a revolução do trabalho remoto, que pode fazer sentido para o seu negócio. Basta analisar o contexto da sua empresa.

principais dificuldades das empresas de tecnologia no trabalho híbrido

Trabalhe com inteligência de dados

O big data e a ciência de dados são cada vez mais imperativos nas empresas. Já se sabe que eles ajudam a alcançar vantagem competitiva. No entanto, também apresentam caminhos para saber como adaptar sua empresa para a nova realidade. Inclusive, ajudam a efetivar as dicas anteriores.

Isso porque os dados trazem análises profundas, que permitem identificar oportunidades e anomalias. Aliás, essas últimas emergem justamente de dados com as seguintes características: 

  • Granulares: revelam padrões escondidos por médias de primeira linha (top-line);
  • Alta frequência: permitem que os padrões sejam identificados com rapidez.

Aos poucos, é possível encontrar soluções alternativas. Em vez de focar na possibilidade de o trabalho presencial voltar a ser uma realidade, verifique as opções existentes. Essa é a melhor forma de ultrapassar os desafios.

Quer um exemplo? Algumas empresas encararam a redução na produção durante a pandemia como uma alternativa para se tornarem mais desejáveis. Ou seja, sempre que um novo produto ficava disponível, faziam eventos especiais, com descontos específicos. Isso ajudou a superar o desgaste do começo do isolamento social.

Como adaptar sua empresa para a nova realidade

Considere contratar talentos do Brasil e do mundo

Adotar estratégias de trabalho híbrido é uma forma de atender as necessidades de clientes e colaboradores. Enquanto alguns profissionais preferem ficar no escritório, outros optam pelo modelo a distância. Porém, essa modalidade ainda traz outras vantagens.

Uma delas é poder contratar talentos de todo Brasil e do mundo. Esse é o chamado regime de anywhere office, ou seja, você disponibiliza essa flexibilidade para que a pessoa trabalhe onde quiser.

Além disso, essas questões podem ser gerenciadas por meio de aplicativos para RH e facilities. Sua empresa pode disponibilizar coworkings para os profissionais. É o caso de trabalhar com o workspace do BeerOrCoffee. Desse modo, seus colaboradores podem acessar os escritórios compartilhados em todo Brasil, especialmente por meio da solução OfficePass.

Essa é mais uma maneira de saber como adaptar sua empresa para a nova realidade. Afinal, você tem toda infraestrutura necessária com redução de custos e a flexibilidade que muitos dos seus profissionais buscam.

Achou interessante e quer saber mais? Conheça o OfficePass e veja como ele pode ajudar seu negócio nesse período pós-pandemia.

OfficePass do BeerOrCoffee

Texto escrito por Fabíola Thibes, jornalista e redatora web.