Flexibilidade no Trabalho

O futuro é remoto? Veja as 6 principais tendências para as equipes em 2022

Redação BeerOrCoffee
Escrito por Redação BeerOrCoffee em novembro 3, 2021
O futuro é remoto? Veja as 6 principais tendências para as equipes em 2022
Junte-se a mais de 30 mil pessoas!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos sobre o futuro do trabalho!

Conhecer as principais tendências para equipes em 2022 é fundamental para otimizar o planejamento da empresa. Será que elas envolvem o trabalho remoto? Para saber a resposta, confira 6 pontos que estarão em alta!

A sua empresa já parou para iniciar um planejamento para 2022 e realizar as adaptações para acompanhar o mercado? Esse é um cuidado importante para conseguir se adequar, manter o bom funcionamento e buscar resultados cada vez melhores, promovendo o crescimento do negócio.

Nesse sentido, vale destacar que o fator humano ganha ainda mais destaque, tornando fundamental conhecer as principais tendências para as equipes. Por exemplo, o futuro será realmente remoto? Entender essa questão pode ser essencial para o planejamento corporativo. 

Se você se interessou pelo assunto, continue com a gente e conheça 6 das principais tendências para as equipes em 2022!

principais tendências para as equipes em 2022

1. Crescimento do trabalho híbrido

A pandemia da Covid-19 ampliou a aplicação do trabalho remoto, em especial com o home office para viabilizar o distanciamento social na equipe — uma medida de segurança importante para todos. Contudo, com a flexibilização das medidas e o retorno do trabalho presencial, os contratos híbridos passaram a ganhar mais destaque.

Por meio do formato flexível, o profissional mescla dias de trabalho na empresa e a distância, seguindo a estratégia definida pelos líderes. Aqui, vale saber que a tendência é de que o modelo híbrido avance cada vez mais. Inclusive, uma pesquisa divulgada no primeiro semestre de 2021 demonstrou que 95% dos executivos enxergam o trabalho híbrido como uma prática permanente nos contratos. 

O motivo é que o modelo permite unir os benefícios dos diferentes tipos de atuação. Afinal, enquanto o trabalho totalmente remoto traz flexibilidade para o colaborador e pode beneficiar a produtividade, existem situações que exigem a presença do profissional — o que também permite aumentar a integração do time. 

principais dificuldades das empresas de tecnologia no trabalho híbrido

2. Adoção do anywhere office

Outra tendência para as equipes em 2022 é a adoção do anywhere office, ou seja, o trabalho em qualquer lugar. Esse conceito também envolve o trabalho remoto, mas tem uma diferença importante em relação ao home office: o colaborador não precisa necessariamente estar em casa para realizar suas atividades.

Isso amplia os horizontes e aumenta a flexibilidade oferecida, permitindo que o funcionário trabalhe de onde estiver. Além de sua casa, o colaborador pode buscar praças, livrarias, coworking e outros espaços, conforme as suas necessidades. 

Também há a possibilidade de atuar em outras cidades, incluindo viagens em sua rotina, sem precisar deixar de cumprir suas funções. A mesma pesquisa citada no tópico anterior também evidencia o crescimento desse modelo. Isso porque ele se alinha aos conceitos de flexibilidade e bem-estar do colaborador. 

3. Maior uso da tecnologia no dia a dia

A transformação digital não é uma nenhuma novidade, ou seja, o uso de tecnologia e automação já são pontos essenciais no negócio. Contudo, para viabilizar a atuação remota, a empresa precisará de aplicativos e softwares que proporcionem integração e mobilidade.

Os colaboradores precisam ter condições de acessar informações e se comunicar quando precisar, por meio de canais profissionais que proporcionem segurança. Na prática, significa que a busca pelas soluções tecnológicas da empresa também devem focar nas necessidades da equipe.

Isso também favorece a “gig economy”, que utiliza profissionais externos, que conseguem realizar suas atividades com facilidade por meio do uso de plataformas. Essa é uma solução interessante para empresas que precisam de tarefas pontuais ou buscam modelos alternativos de contratação. 

4. Criação de equipes multigeracionais

Você sabe o que é a força de trabalho multigeracional? Ela se refere aos times formados por pessoas de diferentes faixas etárias e outras características distintas. Por exemplo, ter colaboradores mais jovens e ligados à tecnologia, enquanto também se aproveita a experiência e vivência de profissionais mais maduros. 

Isso traz experiências mais ricas para a equipe e traz benefícios para a empresa, especialmente pela união entre inovação e experiência. Essa tendência também se relaciona com a maior diversidade nas empresas. 

Cada vez mais o mercado demonstra a relevância das políticas inclusivas. Assim, a tendência é que as empresas passem a enxergar o valor dessa estratégia, aplicando essas mudanças em sua cultura organizacional.

principais tendências para as equipes em 2022

5. Maior flexibilidade nos contratos

Nos tópicos anteriores, provavelmente foi possível notar outra tendência que ganha cada vez mais espaço: o uso de estratégias de trabalho flexível. Ela pode englobar diferentes frentes relacionadas ao trabalho. Por exemplo, mesmo em uma atuação presencial, jornadas flexíveis passam a ter mais espaço.

Além disso, há um crescimento em relação à valorização da produtividade e qualidade da entrega, sem tanto foco no cumprimento de uma jornada mínima. Ademais, o anywhere office também se relaciona com o conceito, ao dar liberdade para que o colaborador escolha onde trabalhar a cada dia. 

Essa flexibilidade também pode se estender para outros fatores. Concessão de folgas ou licenças, por exemplo, tendem a ter mais abertura para a negociação. Outra questão relacionada é o aumento da autonomia garantida à equipe, evitando o microgerenciamento das atividades

6. Uso da economia compartilhada

Embora exista uma tendência forte em relação ao trabalho remoto, a cultura do escritório permanece existindo e sendo valorizada por diversos profissionais. Esse é um dos fatores que impulsiona o trabalho híbrido. 

Nesse sentido, a economia compartilhada segue ganhando espaço. Ela se refere ao compartilhamento de bens ou serviços entre pessoas e empresas. Isso promove economia e tem uma proximidade com o conceito de sustentabilidade ambiental. 

Em relação às equipes, os espaços de coworking ganham mais destaque. Ao promover um ambiente com estrutura que beneficia o trabalho, enquanto também traz conforto, estimula a criatividade e promove o networking, eles despertam o interesse de diferentes profissionais — vale destacar que esse modelo apresentou crescimento mesmo durante a pandemia

Como você viu, as principais tendências para as equipes em 2022 unem tecnologia, flexibilidade e trabalho remoto — especialmente dentro do contexto do anywhere office, ou seja, o trabalho em qualquer lugar. Então vale a pena fazer um planejamento que permita adaptar a empresa, se antecipando aos movimentos do mercado para se manter relevante e competitiva.

Que tal saber como é possível ter uma ótima parceria para se alinhar às tendências? Conheça o OfficePass do BeerOrCoffee e garanta o acesso a diversos espaços de coworking para a sua equipe!

OfficePass do BeerOrCoffee

Texto escrito por Joanna Nandi, Redatora Web.