Cultura da empresa

Como escrever políticas de trabalho híbrido justas para todos os colaboradores 

Redação BeerOrCoffee
Escrito por Redação BeerOrCoffee em outubro 19, 2021
Como escrever políticas de trabalho híbrido justas para todos os colaboradores 
Junte-se a mais de 30 mil pessoas!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos sobre o futuro do trabalho!

Você sabe o que é uma política de trabalho híbrido? Ela engloba as regras e medidas específicas que serão aplicadas pela empresa e que devem ser observadas pelos colaboradores em suas atividades. Aprenda como desenvolvê-la de maneira justa!

O trabalho remoto faz parte da rotina de muitas empresas, e isso exige adaptações do departamento de Recursos Humanos (RH) para o desenvolvimento das políticas básicas. Afinal, é preciso que elas sejam adequadas ao trabalho híbrido, considerando os momentos de atuação remota, e sejam justas para toda a equipe.

Contudo, sabemos que essa tarefa pode ser desafiadora. É preciso observar o que diz a legislação sobre o trabalho remoto e considerar as necessidades do time para desenvolver uma cultura positiva e igualitária. Quer aprender como fazer isso? 

Continue lendo para saber mais sobre o conceito das políticas de trabalho híbrido e como desenvolvê-las!

políticas de trabalho híbrido

Defina como será a adoção do regime híbrido

Para começar, é importante fazer definições sobre como funcionará a adoção do regime híbrido. Nem todas as funções podem ser feitas fora do espaço da empresa devido à natureza do trabalho. Em outros casos, o regime híbrido é adequado, revezando com o restante da equipe ou comparecendo ao escritório apenas nos dias em que for realmente necessário. 

Existem situações em que o trabalho pode ser feito de maneira totalmente remota. Assim, o primeiro passo é fazer uma análise detalhada para entender quais são as necessidades da empresa para definir como podem funcionar os regimes adotados. O passo seguinte é estabelecer, com objetividade e clareza, as políticas sobre a aplicabilidade da jornada de trabalho híbrido, incluindo:

  • Setores e cargos que podem adotar o trabalho híbrido ou totalmente remoto;
  • Justificativas para as funções que não permitem a adoção do home office;
  • Regras sobre revezamentos ou períodos mínimos de trabalho alocados;
  • Normas referentes à jornada de trabalho, controle de horas e eventual flexibilidade em relação aos horários ou local;
  • Métricas de desempenho, que permitam entender, de maneira justa, os resultados de cada um. 

Forneça equipamentos e ferramentas para o trabalho remoto

Um dos grandes dilemas envolvendo o trabalho remoto são as políticas relacionadas aos equipamentos. Quando o colaborador atua alocado na empresa, ele não precisa arcar com despesas como a compra de computadores, custo com internet ou energia elétrica. Também não precisa se preocupar com a montagem de um espaço para o escritório.

Nesse sentido, quando há o trabalho híbrido ou parte da equipe atua no modelo remoto, a atuação da empresa pode ficar desigual se não for oferecido um suporte completo. Assim, fornecer todos os itens necessários para o trabalho ou uma ajuda de custo pode trazer equilíbrio entre os diferentes tipos de atuação. 

Conte com o suporte de toda a equipe para definir as políticas

As políticas de trabalho híbrido impactam diretamente a equipe, não é? Portanto, uma prática fundamental para garantir que elas sejam justas é contar com o suporte do time para desenvolvê-las. Portanto, as lideranças de RH e os gestores devem conversar com os colaboradores para entender o que eles procuram e quais práticas eles acham mais interessantes. 

Isso pode trazer insights essenciais sobre dificuldades e situações que podem gerar conflitos ou a sensação de desigualdade em relação às condições de trabalho. Ao mesmo tempo, a prática demonstra preocupação e interesse da empresa em conhecer os colaboradores, valorizando as percepções que eles têm das políticas aplicadas. 

Essa medida também pode ser relevante para alinhar expectativas e trazer mais equilíbrio para a empresa. Lembre-se de que é natural surgirem dificuldades. O contato frequente com todo o time sobre o tema ajudará a identificar os pontos de melhoria, aprimorando as práticas definidas sempre que for necessário. 

Invista em canais de comunicação para integrar as equipes

Um dos pontos que devem ser considerados na criação de políticas justas é pensar em como envolver as equipes. A distância pode fazer com que o time tenha menos contato e, muitas vezes, os colaboradores não se conhecem. Na prática, isso pode fazer com que algumas pessoas sintam-se excluídas. 

Assim, a empresa precisa ter bons canais de comunicação e de integração. Promover eventos (mesmo que online) que foquem na interação, por exemplo, pode ajudar. Além disso, é preciso considerar como serão atendidas as demandas da equipe durante o trabalho, já que é comum que um colaborador precise do suporte de outros para concluir as suas tarefas. 

Especialmente diante da comunicação assíncrona — que não acontece em tempo real — é preciso ter canais oficiais, que garantam o registro da mensagem e a entrega aos destinatários. Vale trabalhar boas práticas para que os contatos sejam mais objetivos, permitindo maior agilidade para identificar demandas e cumprir as tarefas necessárias. 

Adote a flexibilidade nos regimes de trabalho

Outra forma de criar políticas de trabalho híbridas que sejam justas é aplicar um modelo flexível, que seja aplicado também a equipe alocada. Jornadas que tenham um tempo fixo, mas podem se iniciar ou terminar em horários variados, por exemplo, permite que os trabalhadores organizem sua rotina conforme suas necessidades específicas. 

Nesse cenário, outra dica interessante é proporcionar meios de aumentar a flexibilidade sobre os locais de trabalho, seguindo a tendência do anywhere office. Isso pode ser feito por meio de parcerias, que deem acesso aos colaboradores a diferentes ambientes estruturados para que eles possam trabalhar. Por exemplo, você sabia que é possível contar com escritórios em qualquer lugar?

Com o OfficePass do BeerOrCoffee, a sua empresa fornece aos colaboradores o acesso a escritórios compartilhados em +160 cidades. Desse modo, além de proporcionar espaços que promovem interação e conforto, a alternativa ajuda a suprir as necessidades em relação a equipamentos e ferramentas relacionados ao trabalho— afinal, no coworking é possível ter uma estrutura completa. 

políticas de trabalho híbrido

Agora que você já conferiu o conteúdo, que tal aproveitar os seus conhecimentos sobre como escrever políticas justas para aprimorar a gestão da empresa? Aplicando as nossas dicas, é possível construir um ambiente agradável, inclusivo e que promova a igualdade entre os colaboradores dos diferentes regimes para desenvolver o sentimento de equipe. 

Quer suporte para integrar sua equipe? Descubra como o Office Pass do BeerOrCoffee pode ajudar!

Texto escrito por Joanna Nandi, Redatora Web.