Cultura da empresa

Top 6 estratégias para engajar os funcionários a distância no último trimestre de 2021

Redação BeerOrCoffee
Escrito por Redação BeerOrCoffee em outubro 8, 2021
Top 6 estratégias para engajar os funcionários a distância no último trimestre de 2021
Junte-se a mais de 30 mil pessoas!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos sobre o futuro do trabalho!

Conhecer as estratégias para engajar os funcionários otimiza os resultados da empresa, e envolve ações como valorização e concessão de benefícios aos colaboradores. Confira 6 estratégias para ajudar nessa tarefa!

A palavra engajar tem relação com o ato de se comprometer ou participar de uma determinada ação. Quando se trata de negócios e mercado de trabalho, os colaboradores engajados são aqueles que se identificam com a empresa e criam um vínculo mais próximo. 

Você sabia que pesquisas demonstraram que empresas com funcionários engajados têm uma lucratividade média 21% maior? E não é só isso: os resultados também apontam um aumento de 17% na produtividade. 

No entanto, para conquistar colaboradores engajados, é preciso criar um ambiente e condições que façam o funcionário estar mais disposto a se dedicar ao máximo. Esse costuma ser o principal desafio enfrentado por líderes e gestores, especialmente, em modelos de trabalho remoto. 

Quer descobrir como conquistar esse objetivo? Confira 6 estratégias para engajar os funcionários na empresa!

estratégias para engajar os funcionários

1. Invista em uma boa experiência no trabalho

Como é a experiência no trabalho proporcionada pela sua empresa? Ao pensar em estratégias para motivar equipes, muitas vezes essa questão é ignorada, quando, na verdade, deve ser um ponto de partida. Fazer com que trabalhar na empresa seja agradável, com um ambiente que permita o desenvolvimento e seja acolhedor, é fundamental para engajar as equipes. 

Pense que o trabalho, apesar do viés profissional, deve trazer satisfação e colaborar com a felicidade do profissional. Dessa forma, há mais chances de que ele desenvolva uma visão de equipe. Aqui, vale trazer um dado importante: estudos divulgados pela Universidade de Oxford demonstram que trabalhadores felizes produzem 13% mais. 

2. Evite o microgerenciamento das equipes

Você já parou para avaliar como as equipes presenciais e remotas são gerenciadas? É comum que os gestores adotem o microgerenciamento dos colaboradores, gerando um excesso de controle. Na prática, isso pode fazer com que o time desenvolva sintomas como estresse e ansiedade, prejudicando o desempenho.

Em cenários desse tipo, dificilmente a empresa terá uma equipe dedicada. Portanto, reveja as práticas adotadas para entender se elas são adequadas, garantindo autonomia, flexibilidade e a manutenção de um ambiente agradável para trabalhar. Essa medida ajuda a fazer com que eles tenham uma posição mais proativa e pode estimular o engajamento. 

3. Envolva os colaboradores da empresa

Outra dica entre as estratégias para engajar os funcionários é envolver as equipes de diferentes setores. Você pode investir em dinâmicas e momentos (além de reuniões do trabalho) para que os colaboradores se conheçam, ainda que por meio de experiências remotas. Afinal, embora eles possam trabalhar em áreas distintas, sempre há um objetivo em comum na companhia.

A prática permite desenvolver um espírito de equipe, com colaborações constantes que podem resultar em mais motivação. Ou seja, a empresa pode promover um senso de comunidade entre todos e estimular o desenvolvimento de relações pessoais positivas, pois elas beneficiam a experiência no trabalho. 

Para colocar isso em prática, invista em bons canais de comunicação e pesquise atividades que podem ser adotadas com essa finalidade. Outra dica é fazer reuniões sem finalidades de trabalho, como os happy hours, que também ajudam a integrar e engajar a equipe ao criar um ambiente mais descontraído. No final do ano, por exemplo, esse tipo de encontro se torna ainda mais comum. 

estratégias para engajar os funcionários

4. Saiba reconhecer os talentos

Nada melhor para motivar uma pessoa do que reconhecer o seu esforço — mesmo que não seja relacionado a uma meta específica. A ideia é simples: se o trabalhador não identificar que é notado e que o empenho é percebido ou valorizado, pode mudar de postura. Com isso, é natural que ele perca a motivação.

Dessa forma, é importante que a empresa e os líderes tenham métodos para avaliar o desempenho e proporcionar o devido reconhecimento para o trabalho realizado. Um ponto que vale destacar é que isso não precisa ser feito de maneira financeira, com pagamentos de bônus. Apenas mencionar ou anunciar esse fato já tem um efeito bastante positivo.

Para ajudar, é interessante contar com indicadores de desempenho e acompanhá-los frequentemente, fazendo comparativos. Observe também os desafios enfrentados por cada funcionário, as formas como auxiliam nos processos internos e outras informações que evidenciem a sua participação positiva. 

5. Distribua mimos e presentes

Já falamos sobre o reconhecimento e valorização, mas que tal fazer isso de maneiras diferenciadas? A prática de distribuir mimos e dar presentes aos colaboradores é uma ótima dica, pois demonstra uma preocupação dos líderes que supera as obrigações trabalhistas e previsões em planos de carreira, por exemplo.

Oferecer equipamentos diferenciados para o trabalho, objetos personalizados, dias de folga e outros benefícios é uma ótima maneira de engajar a equipe. Quando se trata de equipes remotas, isso se torna ainda mais importante, trazendo elementos que ajudam a aproximar a empresa, mesmo em um contrato a distância.

Já pensou em uma mochila personalizada, planners ou chaveiros que o colaborador pode levar para qualquer lugar? Com o crescimento do anywhere office, a ideia ainda permite que ele leve um pedaço da empresa para todos os espaços em que trabalhar. 

6. Faça pesquisas de clima e peça feedbacks

Por fim, as ações não devem ser pensadas como uma situação única: ao adotar estratégias para engajar os funcionários, as medidas devem ser contínuas. Portanto, se torna necessário buscar meios de fazer melhorias e otimizar os resultados obtidos ao longo do tempo. Nesse caso, entre as principais dicas estão a realização de pesquisas de clima e coleta de feedbacks.

Enviar questionários específicos ou fazer reuniões para uma conversa franca pode trazer insights importantes, tanto para avaliar os resultados das ações aplicadas quanto para identificar melhorias. Com base nos dados fornecidos pelos próprios funcionários, será mais fácil manter a equipe engajada com a empresa. 

Aplicando essas 6 estratégias para engajar os funcionários, é possível estimular a equipe à distância e buscar resultados ainda melhores para aproveitar o último trimestre de 2021. Porém, não se esqueça de que elas podem ser adotadas em longo prazo, mantendo os resultados positivos para o negócio. 

Para manter uma equipe engajada e com bom desempenho, o papel da liderança é essencial. Confira o nosso miniguia sobre como otimizar a gestão de equipes remotas!

Texto escrito por Joanna Nandi, Redatora Web.