BeerOrCoffee

O que é NPS (Net Promoter Score) e como o BeerOrCoffee implementa essa métrica

Redação BeerOrCoffee
Escrito por Redação BeerOrCoffee em outubro 7, 2021
O que é NPS (Net Promoter Score) e como o BeerOrCoffee implementa essa métrica
Junte-se a mais de 30 mil pessoas!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos sobre o futuro do trabalho!

NPS é uma métrica para avaliação da satisfação e lealdade dos clientes de uma empresa, a partir da pergunta: “de 0 a 10, o quanto você indicaria nossa empresa para amigos ou familiares?”. Entenda como o BeerOrCoffee implementa a pesquisa com seus clientes.

Uma empresa que possui a cultura de Customer Centric, ou seja, que coloca o consumidor como o foco de todas as decisões, precisa aplicar ações efetivas e garantir a satisfação e lealdade dos clientes.

Portanto, é essencial entender as diferentes perspectivas em torno do produto ou serviço oferecido e buscar feedbacks construtivos.

Com isso em mente, o NPS (Net Promoter Score) permite entender a conexão que os clientes têm com a marca e abre espaço para comentários positivos e de melhoria. 

Entenda abaixo como funciona essa métrica, e a forma que o BeerOrCoffee aplica internamente.

o que é NPS

O que é NPS (Net Promoter Score)?

O NPS é a sigla para Net Promoter Score, uma métrica para avaliação da satisfação e lealdade dos clientes com a sua empresa. 

Essa metodologia nasceu em 2003, quando Frederick F. Reichheld escreveu um artigo para a revista Harvard Bussiness Magazine intitulado “The One Number You Need to Grow”, em português “O Único Número que Você Precisa para Crescer”, apresentando a pesquisa para o mundo.

Reinchheld afirmou que as companhias gastam muito tempo e dinheiro em ferramentas complexas para avaliar a satisfação do cliente, mas que, até aquele momento, utilizavam as métricas erradas.

De acordo com o autor, a melhor forma de entender o crescimento de receita estava em uma pergunta: “Você recomendaria esta empresa a um amigo?”.

No momento em que um cliente se propõe a indicar a empresa para amigos, familiares e colegas, ele coloca a sua reputação e credibilidade em risco, portanto, essa indicação só é feita quando existe uma forte lealdade pela marca.

Como o BeerOrCoffee implementa o NPS?

O BeerOrCoffee é uma plataforma que reúne espaços de coworking em +160 cidades de todo Brasil — como São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba — e conecta pessoas e empresas de todos os perfis e tamanhos a esses escritórios compartilhados.

Nossa equipe de Customer Success é responsável por garantir a satisfação e lealdade dos clientes, portanto, um dos passos mais essenciais é entender a perspectiva dos usuários perante ao produto e atendimento. Entenda como isso é feito!

Metodologia para aplicar o NPS na prática

Trimestralmente, a base de clientes do BeerOrCoffee recebe um e-mail com a pergunta: 

“Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria a BeerOrCoffee para um amigo ou familiar?”

Junto de um espaço opcional para comentários e sugestões.

Uma dica é contar com o feedback de clientes ativos, e, até mesmo, mais maduros, dependendo de qual for o seu produto ou serviço. Dessa forma, é possível ter um retorno de pessoas que realmente contam com o negócio no dia a dia.

Assim que os resultados começam a chegar, é importante saber o que os números significam. Seguindo a metodologia do NPS, são reunidas todas as avaliações recebidas e separadas entre: 

  • Promotores (notas 9 e 10) são clientes leais e entusiasmados
  • Passivos ou neutros (notas 7 e 8) são clientes satisfeitos com o serviço, mas não o suficiente
  • Detratores (notas 0 a 6) são clientes insatisfeitos e que, provavelmente, não vão realizar uma compra novamente e podem desencorajar outras pessoas a adquirirem o serviço da empresa

A partir dessa organização, a fórmula para calcular o resultado é: 

Porcentagem (%) de clientes promotores (notas 9 e 10), subtraída (-) pela porcentagem (%) de clientes detratores (notas de 0 a 6) = resultado do NPS.

Por fim, é necessário analisar o que esse número final significa e observar todos os comentários opcionais realizados sobre a empresa.

Como analisar os resultados do NPS?

O ranking de pontuação é medido pelo resultado final do cálculo de NPS, e é dividido da seguinte forma:

  •  NPS Excelente – entre 75 e 100;
  •  NPS Muito bom – entre 50 e 74;
  •  NPS Razoável – entre 0 e 49;
  •  NPS Ruim – entre -100 e -1.

No último trimestre do ano de 2021, o BeerOrCoffee realizou a pesquisa com usuários B2B (referente a pessoa responsável pela conta da empresa parceira) e com os usuários finais da plataforma. 

Em pesquisa com usuários B2B, alcançamos a nota 90; já com usuários finais, garantimos o resultado de 84 de NPS. Ambas com um grau de excelência para a métrica.

Os comentários opcionais trouxeram ótimos feedbacks de clientes. Confira alguns:

o que é NPS

o que é NPS

A partir desses retornos, é possível entender os pontos positivos e de melhoria para aplicar na empresa. Por isso, é essencial repetir a pesquisa, e entender se as ações de aprimoramento foram efetivas. 

Que tal aplicar o NPS na sua empresa e entender o nível de satisfação dos seus clientes? Lembre-se que o primeiro passo para ótimos resultados é ter uma equipe engajada e produtiva. Clique aqui e saiba como a experiência no local de trabalho pode aumentar o engajamento das equipes!

Texto escrito por Liz Borba, publicitária e redatora.