Entenda como ajudar seu time a desenvolver habilidades de liderança no trabalho remoto

ajudar time a desenvolver habilidades de liderança no trabalho remoto

Ajudar seu time a desenvolver habilidades de liderança no trabalho remoto exige comunicação, oportunidades e foco nos resultados. Esse é o começo para uma atuação positiva e que traz benefícios ao negócio. Entenda mais.

Trabalhar fora do escritório tem desafios. É preciso saber como agir de maneira proativa, encontrar saídas para os problemas que surgem e manter a produtividade. No entanto, os obstáculos vão além. Para quem é gestor, também tem outra dificuldade: saber como ajudar o time a desenvolver habilidades de liderança no trabalho remoto.

Afinal, quando todos estão no mesmo ambiente corporativo, é mais fácil agir pelo exemplo e se tornar uma referência. Caso os colaboradores estejam em lugares diferentes, esse processo é mais difícil.

Por que trabalhar as habilidades de liderança no seu time? O primeiro motivo é ajudar o gestor. Assim, é possível monitorar os funcionários remotos sem microgerenciá-los. Isso porque o líder tem voz ativa e é capaz de direcionar o trabalho da equipe para alcançar o máximo rendimento.

Ainda existem outros fatores. Um deles é o suporte emocional à equipe remota. Por ter um papel diferente, o líder consegue se aproximar dos colegas de trabalho e entender o que está acontecendo. Por exemplo, estresse excessivo, problemas de produtividade e outros que afetam o rendimento no ambiente corporativo.

Diante desse cenário, surge a dúvida: como ajudar o time a desenvolver habilidades de liderança no trabalho remoto? De que forma aprimorar os profissionais para que eles continuem exercendo esse papel com destreza? Para descobrir a resposta, apresentamos as dicas que ajudarão a chegar lá. Confira!

ajudar time a desenvolver habilidades de liderança no trabalho remoto

Incentive as boas práticas de comunicação virtual

Para ajudar o time a desenvolver habilidades de liderança no trabalho remoto, o primeiro passo é cuidar da comunicação. É bom reforçar que isso tem se tornado comum, inclusive no âmbito pessoal. A questão é executar esse processo de maneira exclusiva.

Apesar de muitas pessoas entenderem a situação, outras sentem que isso é uma forma de desumanizar o contato. Como resolver essa percepção? A resposta está na construção de um relacionamento confiável mesmo a longa distância.

Para chegar a esse patamar, é necessário utilizar o meio mais adequado para estabelecer a comunicação. Isso é variável, porque depende da situação e da preferência dos colaboradores. De toda forma, o gestor deve fornecer ao líder um ambiente de trabalho virtual eficiente, na qual todas as atividades possam ser acompanhadas.

Portanto, evite se apegar a uma só forma de comunicação e tecnologia. Utilize todas as possibilidades, como redes sociais, intranet, softwares de gestão e diferentes tipos de conteúdo. Apenas pense na situação que se apresenta para encontrar o melhor caminho.

Por exemplo, se dois colaboradores entrarem em conflito, o problema deve ser resolvido com uma conversa entre as partes. Nesse caso, o e-mail não vai ajudar e pode até piorar o embate.

Compartilhe as informações

Os gestores têm a responsabilidade de sinalizar aos líderes o que acontece na empresa. Caso contrário, há dificuldade em liderar a equipe. Por isso, é importante ter proatividade para repassar as informações.

No escritório, o compartilhamento é mais fácil. Porém, isso não acontece quando todos estão a distância. Por isso, o líder deve viabilizar esse processo, estando sempre em contato com o gestor e repassando o que é necessário à equipe.

Tenha em mente que o método de compartilhamento é menos importante — apesar de facilitar muito quando você observa a dica anterior. O mais relevante é repassar as informações para deixar todos conectados, produtivos e engajados com a empresa.

Ofereça oportunidades de liderança

Mesmo que vários colaboradores tenham perfil de liderança, nem todos assumirão esse papel. E está tudo bem. Em uma empresa, é preciso que haja pessoas com diferentes comportamentos e conhecimentos. Assim, é possível formar uma equipe de alto desempenho.

De toda forma, é importante ajudar o time a desenvolver habilidades de liderança no trabalho remoto por meio da oferta de oportunidades. Faça isso sempre que possível, inclusive com práticas de promoção em empresas remotas.

Como oferecer essas oportunidades? Algumas dicas são:

  • Deixe outra pessoa assumir a próxima reunião online;
  • Estimule a liderança em um grande projeto;
  • Incentive o colaborador a assumir novas responsabilidades;
  • Encoraje os colaboradores participarem de workshops, webinars e treinamentos online sobre liderança. Assim, eles podem melhorar suas habilidades e conhecimento.

Foque em resultados

Há algum tempo, a gestão de pessoas já prega que o mais importante são os resultados alcançados, não as horas trabalhadas. No trabalho remoto, isso é ainda mais importante. Tanto é que muitos consideram esse fator como uma das principais práticas de liderança remota.

Afinal, é difícil saber quantas horas o colaborador efetivamente fica na frente do computador trabalhando — e se você fizer isso, seguirá na contramão de todas as recomendações para uma equipe motivada, engajada e feliz. Portanto, atente aos resultados.

Aqui, voltamos ao compartilhamento de informações. Quando você explica o que a empresa espera e destaca quais objetivos estratégicos são buscados, é mais fácil os trabalhadores se unirem e seguirem na mesma direção. Assim, a produtividade aumenta.

ajudar time a desenvolver habilidades de liderança no trabalho remoto

Deixe as equipes enfrentarem desafios — pelo menos, de vez em quando

Para ajudar seu time a desenvolver habilidades de liderança no trabalho remoto, é preciso obter aprendizado. Algo que acontece por meio de tentativas e erros. Por isso, é preciso deixar a equipe enfrentar desafios de vez em quando. Isso é positivo e permite que o trabalho de todos seja aperfeiçoado.

Ajudar o time a desenvolver habilidades de liderança no trabalho remoto implica deixar os colaboradores enfrentarem e se recuperarem das dificuldades.

Por exemplo, no treinamento, deixe que resolvam algum problema sozinhos. Ao buscarem a melhor solução sem ajuda, aprendem o que deu certo e errado, qual é o caminho mais eficiente etc. 

No final, você pode até presentear os funcionários remotos que ultrapassaram a dificuldade. De toda forma, o mais importante é que isso ajudará a solucionar a questão com mais rapidez sem cometer os mesmos deslizes.

Avalie o desempenho considerando o trabalho remoto

Sempre que uma pessoa se candidata a uma vaga de emprego, ela deve ser analisada em sua totalidade. O cenário do trabalho remoto também deve ser considerado. Assim, você descobre se ela é capaz de desenvolver habilidades de liderança e se conseguirá lidar com as situações que aparecerem.

Esse critério é importante, porque nem todos têm esse perfil. Portanto, analisar o fit com a empresa e as características do cargo faz toda a diferença. Até mesmo porque o bom desempenho no trabalho remoto costuma significa sucesso na liderança a distância.

Dessa forma, fica claro que ajudar o time a desenvolver habilidades de liderança no trabalho remoto requer adaptação das boas práticas já utilizadas. Ao fazer esse processo, você tem mais chance de êxito na sua empreitada, com uma equipe produtiva e líderes engajados.

Quer saber mais sobre a liderança remota? Veja este miniguia para você otimizar a gestão de equipes a distância e aproveite para aplicar as dicas agora mesmo!


Texto escrito por Fabíola Thibes, jornalista e redatora web.

Similar Posts