Carreira

Como recrutar os melhores profissionais? Pense como um profissional de marketing!

Renato Ribeiro
Escrito por Renato Ribeiro em outubro 1, 2021
Como recrutar os melhores profissionais? Pense como um profissional de marketing!
Junte-se a mais de 30 mil pessoas!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos sobre o futuro do trabalho!

Recrutar os melhores profissionais exige preocupação com a imagem da empresa como empregadora. Pensar como um profissional de marketing para trabalhar essa visão pode ser crucial para atrair os talentos. Veja como!

Uma dica fundamental para as empresas que querem ter sucesso, é contar com um time bem estruturado. Isso torna importante atrair os melhores talentos, o que significa fazer com que os profissionais se interessem em fazer parte da organização. 

O processo é semelhante à aquisição de novos clientes: ao mostrar os diferenciais dos seus produtos e serviços, mais consumidores tendem a se interessar por eles, não é? Uma das formas de fazer isso é investindo no marketing. Portanto, adotar um marketing de recrutamento também pode ter efeito positivo. 

Se você quer entender melhor esse processo, continue lendo este post. Vamos explicar o que os candidatos procuram nas empresas e as dicas para recrutar os melhores profissionais. Confira!

como recrutar os melhores profissionais

O que leva os bons candidatos a escolherem uma empresa?

Na visão de um profissional de marketing, para conquistar os resultados desejados, é preciso ter atenção a diversos fatores, sendo que dois deles são: o perfil do público-alvo e o que eles procuram. Pensando no recrutamento e seleção de colaboradores, a empresa deve saber quem são os profissionais que se alinham ao negócio e o que eles buscam em um empregador.

Assim, o primeiro passo é entender que não é apenas a organização que faz a seleção de quem deseja inserir em seus processos seletivos ou aprovar para as vagas. Bons profissionais também tendem a fazer avaliações aprofundadas antes de se candidatar a um emprego e aceitar um novo cargo. 

Você sabia, por exemplo, que 78% das pessoas observam a reputação da companhia antes de se candidatar? Quando se trata dos millenials — a geração que nasceu entre 1980 e 2000, mais ou menos —, cerca de 80% dos profissionais buscam empresas que tenham uma cultura adequada aos seus próprios valores. Entender o que eles buscam pode fazer toda a diferença. Alguns fatores relevantes são:

  • Possibilidades de crescimento e de conquistar promoções de cargo;
  • Oportunidades de aprendizado e desenvolvimento pessoal e profissional;
  • Remuneração compatível com o cargo e as exigências;
  • Recebimento de benefícios atrativos no trabalho;
  • Flexibilidade e autonomia, como modelos de anywhere office ou trabalho híbrido;
  • Ambiente de trabalho agradável.

Como recrutar os melhores profissionais?

Adotando uma visão de profissional de marketing, é possível encontrar dicas importantes para ajudar a atrair talentos e recrutar uma equipe de sucesso. A seguir, confira as principais práticas que podem fazer sentido para a sua empresa:

Defina objetivos e organize a divulgação da vaga

Ao elaborar uma campanha de marketing, o primeiro passo é entender o objetivo. Logo, defina o que a empresa busca com o processo, considerando características do profissional. Inclusive, vale a pena entender quais são os diferenciais que devem ser atingidos em relação aos processos seletivos anteriores, por exemplo, atrair candidatos com mais experiência.

O passo seguinte é a descrição. Novamente, basta pensar em como acontece a promoção de produtos ou serviços — é comum que eles foquem em apresentar diferenciais e benefícios, além de trazer informações completas para o consumidor. O mesmo deve acontecer com as vagas de emprego. 

Monte uma descrição completa e atrativa, com detalhes sobre o cargo, função e possibilidades de desenvolvimento na empresa. Questões como salário e benefícios (remuneratórios ou não) também são importantes. Não se esqueça de detalhar o que a empresa procura: qualificações obrigatórias e itens desejáveis devem estar claros para um alinhamento de expectativas. 

Faça pesquisas para entender quais são os canais mais utilizados para encontrar esses profissionais. Redes sociais, como o LinkedIn e sites especializados em processos de contratação podem ajudar em determinados casos. O importante é que a vaga deve ser conhecida pelos profissionais certos, por isso, saber divulgá-la é essencial.

como recrutar os melhores profissionais

Fortaleça a marca como empregador

Não basta saber como recrutar os melhores profissionais, se a empresa não apresentar uma boa imagem. Se isso acontecer, mesmo que os candidatos desenvolvam um interesse inicial, é provável que não cheguem a assumir o cargo ou que a contratação tenha uma duração pequena. Portanto, é importante ter uma cultura empresarial voltada aos colaboradores.

Valores atrativos, suporte aos colaboradores, comunicação clara e o desenvolvimento de um ambiente que seja bom para trabalhar são questões importantes. Muitas vezes, isso é demonstrado por meio da experiência do restante da equipe: funcionários satisfeitos costumam falar sobre a empresa e ter uma postura de defensor da companhia.

Tudo isso pode ser observado pelos potenciais interessados. Logo, incentive essa comunicação ampla com o mercado de trabalho. Além disso, a própria empresa pode desenvolver campanhas para fortalecer a marca, contando mais sobre como funcionam os processos internos, como é a estrutura e outras informações relevantes para quem deseja trabalhar no local. 

Saiba como avaliar os candidatos

Por fim, a empresa precisa saber como avaliar os candidatos antes de tomar decisões sobre a contratação. Ou seja, é preciso otimizar etapas de análise de currículos e entrevistas, bem como testes adicionais que sejam necessários, para que ela também seja atrativa aos profissionais.

Processos seletivos extremamente longos e repetitivos, que apenas replicam modelos trazidos por outras empresas, sem considerar a real relevância para a contratação, podem afastar os talentos. Portanto, alinhe todos os procedimentos adotados para que eles forneçam dados realmente importantes para a decisão, sem prejudicar a experiência do candidato. 

Não se esqueça de dar um retorno sempre, mesmo que negativo. Os profissionais aguardam as respostas prometidas e a falta delas pode gerar uma visão negativa sobre a empresa para o mercado — especialmente, se a prática é comum no negócio. 

Ao mesmo tempo, após efetuar as contratações, não se esqueça de estruturar um onboarding de qualidade, tanto para as equipes presenciais quanto remotas. Ele é fundamental para aproximar os colaboradores e ajudar no alinhamento com a empresa. Afinal, a primeira impressão pode ter um grande impacto no desenvolvimento do restante da relação.

Agora que você já sabe como recrutar os melhores profissionais, é hora de reavaliar as estratégias de contratação. Aplicar uma visão voltada ao marketing, investindo na marca da empresa enquanto empregadora, pode ser o diferencial para atrair mais talentos e desenvolver relações mais enriquecedoras.  

Não basta contratar bons talentos: é preciso saber como retê-los. Quer dicas para isso? Confira nosso conteúdo e veja como fazer uma avaliação de desempenho remota!

Texto escrito por Joanna Nandi, Redatora Web.