5 ideias criativas para reconhecer e presentear seus funcionários remotos

presentear seus funcionários remotos

O reconhecimento é importante para aumentar o engajamento, a produtividade e a motivação dos colaboradores. Presentear seus funcionários remotos é uma forma eficiente de alcançar bons resultados. Saiba o que fazer!

Motivação e engajamento são elementos fundamentais para uma equipe de alta performance. No entanto, nem sempre é tão fácil valorizar os profissionais e fazer com que se sintam reconhecidos, especialmente, quando não trabalham no escritório. Por isso, é importante presentear seus funcionários remotos.

Essa atitude faz parte da apreciação virtual. Ou seja, é uma forma de reconhecer todas as contribuições fornecidas pela força de trabalho. Essa prática deve começar de cima para baixo e fazer parte da cultura organizacional.

Assim, pequenas ações integram o dia a dia. Por exemplo, você sabia que 85% dos colaboradores se sentem satisfeitos com um simples “obrigado”? Em outras palavras, o suporte emocional para equipes remotas é fundamental e traz vários impactos positivos.

De um lado, é possível aumentar a produtividade dos profissionais. De outro, há melhoria na aquisição e retenção de talentos. Outros benefícios são:

  • Todos sabem o que é preciso fazer para merecer o reconhecimento. Isso leva à melhoria individual;
  • Evita que os gestores deem tratamento preferencial para determinado grupo ou para certos colaboradores;
  • Impede que as avaliações sejam feitas de forma tendenciosa. Assim, há mais igualdade nas promoções.

Essas questões são ampliadas pelo relatório State of the Global Workplace, da Gallup. O levantamento indicou que 27% dos profissionais brasileiros são engajados ou altamente produtivos e comprometidos com a empresa. Desse total, 77% prosperam e crescem na própria empresa em que atuam.

Em outras palavras, é estabelecida uma relação de ganha-ganha. Tanto empresa quanto colaboradores se beneficiam com o reconhecimento. No trabalho remoto, essa prática é ainda mais relevante. Afinal, o reconhecimento ajuda a fortalecer a cultura organizacional e a mostrar o que a empresa espera de cada um.

Diante de todo esse contexto, fica a dúvida: como presentear seus funcionários remotos? A resposta está neste post. Confira as dicas práticas.

1. Informe sua gratidão

Pode ser básico e bastante simples, mas essa dica é o primeiro passo para exercer uma boa liderança remota. Verbalize os pontos positivos. Isso deixa claro o que você espera da equipe e mostra como aquele funcionário contribui para o alcance dos resultados da empresa.

Esse hábito pode ser adotado em reuniões, conversas individuais, mensagens ou outro meio que preferir. Pode ser até por meio de um feedback. O que importa é ressaltar as boas entregas e resultados. Isso diminui a insegurança inerente ao trabalho remoto.

2. Forneça o equipamento adequado

A gratidão é fundamental, mas fornecer o equipamento adequado é outra forma de presentear seus funcionários remotos. Não apenas entregar um computador, mas também uma cadeira e uma mesa ergonômicas e qualquer item necessário para o trabalho.

A justificativa para essa atitude é simples: equipes que trabalham remotamente tendem a sofrer com dor de cabeça, postura inadequada, dor nas costas e síndrome do túnel do carpo. Quando você os presenteia com os materiais apropriados, há menos estresse e problemas de saúde.

Além disso, a oferta de equipamentos adequados ainda é um diferencial. Poucas companhias têm esse benefício e é muito bem visto pelos profissionais. Assim, a imagem da sua empresa melhora e se obtém redução de custos devido ao uso mais consciente do plano de saúde.

3. Surpreenda com um dia de folga

O home office é uma “mão na roda”, porque o colaborador evita perder tempo com deslocamentos, pode ter uma alimentação mais saudável em casa e organizar melhor o seu dia. É claro que nem tudo são rosas, também existem aspectos negativos.

Um deles é relativo ao equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Para ter uma ideia, 26% dos colaboradores afirmam que a relação entre qualidade de vida e trabalho piorou depois de 12 meses atuando fora do escritório por conta da pandemia do coronavírus. Além disso, 40% destacaram que estão cansados e estressados.

Lidar com esse cenário é um dos desafios do gestor de facilities e dos líderes de outras áreas. Porém, uma forma de amenizar o problema e ainda presentear os funcionários remotos é surpreender com um dia de folga.

Nessa data, eles podem relaxar, realizar alguma atividade que estejam postergando ou passar um dia com a família. Ao garantir esse benefício, o colaborador se sente feliz e apreciado — tudo o que precisa para se engajar.

4. Customize vouchers e caixas de presente

É possível presentear seus funcionários remotos da maneira tradicional, isto é, com uma caixa de presente ou um voucher. O melhor de tudo é que você pode aplicar essa ideia para qualquer cenário de reconhecimento. Tudo depende do orçamento disponível e do tamanho da equipe.

O importante é ser realista sobre a necessidade em comparação com o que é possível fazer. Avalie as preferências pessoais e anote todas as coisas de que os funcionários podem gostar, usar e/ou se interessar. Por exemplo, o presente pode ser um livro, um curso rápido sobre um assunto relacionado com o trabalho, um desconto em determinado estabelecimento, etc.

Caso opte pelas caixas de presentes, você pode colocar vários produtos. Podem ser chocolates, bebidas, salgados para um café da tarde e mais. Adapte para o que fizer mais sentido para a sua equipe. Outras opções são:

  • Planner;
  • Camisetas;
  • Canetas;
  • Canecas;
  • Porta-copos;
  • Chaveiros;
  • Garrafas de água.

presentear seus funcionários remotos

5. Prepare happy hours e noites de jogos virtuais

Pode até parecer estranho, mas essas práticas são ótimas para presentear seus funcionários remotos. A ideia é valorizar a equipe com algumas horas divertidas. Nada impede de colocar alguns prêmios para a brincadeira ficar mais interessante.

Você pode usar jogos online que permitem um grande número de pessoas. Por exemplo, um game de desenho para que as outras pessoas adivinhem o que é ou um quiz. Qualquer que seja a opção, deixe os colaboradores à vontade para tomarem a bebida que desejarem, interagirem e terem um momento bacana.

Observe que todas essas dicas são simples, mas trazem um bom resultado. Você deve aplicar aquelas que estão ao seu alcance. Algumas delas nem exigem orçamento. Portanto, não tem mais desculpas! Você já pode presentear seus funcionários remotos e melhorar a interação entre eles.

Quer saber mais sobre como implementar uma cultura organizacional positiva? Veja 7 dicas práticas para gestores de facilities e RH para ter um ambiente de trabalho saudável.

Similar Posts