Cultura da empresa

7 melhores estratégias para envolver suas equipes no espaço de trabalho

Renato Ribeiro
Escrito por Renato Ribeiro em setembro 21, 2021
7 melhores estratégias para envolver suas equipes no espaço de trabalho
Junte-se a mais de 30 mil pessoas!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos sobre o futuro do trabalho!

Envolver as equipes no espaço de trabalho fornecendo o auxílio necessário resulta no aumento da sensação de pertencimento e valoriza os colaboradores. Entenda como alcançar esse propósito a partir de várias estratégias.

Sua empresa tem todos os colaboradores em um escritório tradicional ou flexível, como os coworkings? Qualquer que seja a realidade do seu negócio, é preciso envolver as equipes no espaço de trabalho.

Afinal, isso leva à motivação e ao engajamento. Ainda assim, é um dos desafios para o gestor de facilities e de outros setores da companhia. Por quê? Bom, o próprio envolvimento já é uma dificuldade.

Profissionais de diferentes departamentos têm interesses e realidades diversas. Portanto, o que chama a atenção de um deles nem sempre é atrativo para o outro.

Outra questão relevante é o contexto atual da pandemia. Esse cenário levou a duas tendências:

  • Redução das equipes no espaço tradicional, inclusive por uma demanda dos colaboradores — uma pesquisa até mostrou que ⅓ dos profissionais consideraria a mudança de emprego, caso o trabalho remoto fosse proibido;
  • Aumento da procura por espaços flexíveis, especialmente, os coworkings. Se antes já eram considerados os escritórios do futuro, agora, se consolidam nesse patamar.

Muito dessa realidade é derivada dos benefícios do modelo anywhere office. Com o escritório sendo, literalmente, em qualquer lugar, as empresas precisam se adaptar à realidade e envolver as equipes de forma diferenciada em seus espaços de trabalho.

Como fazer isso? Neste post, apresentamos as 7 melhores estratégias para adaptar à realidade da sua empresa, seja em um escritório tradicional ou flexível. Saiba mais!

1. Mantenha todos conectados à empresa

Mesmo que as equipes estejam em um escritório tradicional, a conexão de cada colaborador à empresa depende de outros fatores. Está relacionado a sensação de pertencimento, o famoso “vestir a camisa”.

Isso pode ser feito de várias formas. Uma das mais eficientes é compartilhar informações essenciais sobre o negócio. Por exemplo, o lançamento de um produto ou serviço, a abertura de uma filial ou a mudança na diretoria.

Também vale falar sobre questões financeiras, como resultados atingidos, investimentos realizados e objetivos de curto, médio e longo prazo. Ter acesso a esses dados antes de outras pessoas ajuda a alinhar expectativas.

Aproveite e mostre por que aquelas informações são relevantes e como ajudam a empresa. Quanto melhor for esse contexto, mais as equipes se sentirão pertencentes à empresa.

2. Seja realista sobre os projetos

Nem tudo são flores no dia a dia. Algumas atividades do trabalho podem ser desinteressantes — por exemplo, é possível que o colaborador precise lidar com um cliente desagradável. Qualquer que seja a realidade, evite escondê-la e maquiá-la. 

Envolver as equipes no espaço de trabalho exige sinceridade. Essa sempre é a melhor saída, especialmente, para manter uma relação de confiança com os colaboradores.

3. Seja um bom exemplo

O ditado “faça o que eu digo, não faça o que eu faço” nunca dá certo. Mantenha sua postura de acordo com o que a empresa espera e conforme você deseja passar para os outros

Independentemente se você estiver atuando remotamente, em um escritório tradicional ou em um coworking, foque na pontualidade, cortesia e vontade de contribuir. Esse comportamento mostrará aos outros quais são as expectativas e os encorajará a seguir as mesmas diretrizes.

A mesma ideia vale para os erros. Portanto, se falhou em alguma atividade, assuma e veja o que pode ser modificado. Assim, todos sabem que esses problemas são tolerados, porém, resolvidos. Inclusive, essa é uma forma de dar suporte emocional a uma equipe remota.

4. Busque feedbacks

Saber o que os membros da equipe pensam do gestor pode ser difícil. No entanto, é crucial para o alcance de bons resultados. Busque sempre entender a opinião dos outros. Afinal, isso fará você crescer profissionalmente e melhorar sua liderança remota e presencial.

Ao mesmo tempo, a busca por feedbacks fará os colaboradores sentirem que podem contar com você. Isso porque eles deram suas opiniões sem sofrerem retaliações. Essa é a base para um relacionamento saudável no trabalho e para que todos tenham suas ideias ouvidas.

5. Promova

As equipes que trabalham remotamente podem sentir que têm menos chance do que os colaboradores presenciais. Ainda assim, muita gente tende a achar que está parado na carreira. Essa sensação é bastante negativa, porque afeta a produtividade e a motivação.

Para garantir mais envolvimento das equipes no espaço de trabalho, faça promoções para quem já está na empresa. Seja entre colaboradores remoto, seja entre os que estão no escritório tradicional, é importante demonstrar que a empresa está comprometida com o desenvolvimento individual.

Tenha em mente que essa atitude traz benefícios para todos os profissionais. Para os remotos, deixa claro que eles também fazem parte da empresa e têm tanta importância quanto os outros. Para os presenciais, evidencia que eles têm chance de conquistarem novas posições e progredirem na carreira da mesma forma.

equipes no espaço de trabalho

6. Ofereça ajuda

Muitas empresas costumam fazer as chamadas daily scrums, reuniões são feitas diariamente por aproximadamente 15 minutos. Esses encontros reúnem todos os membros da equipe e têm o objetivo de fazer os gestores identificarem qualquer problema ou obstáculo pela frente.

Como isso contribui para o envolvimento das equipes no ambiente corporativo?  Esse é o momento do time pedir ajuda. Cabe ao gestor se colocar à disposição para resolver o problema.

A ideia não é perder muito tempo, e fornecer o apoio necessário para que a situação seja contornada pelo profissional. Por exemplo, se a dificuldade é encontrar o fornecedor correto para uma demanda, o gestor pode indicar algum conhecido ou acionar sua rede de contatos para encontrar a pessoa ideal.

Por outro lado, se o problema está com os constantes pedidos de ajustes do cliente, o gestor pode encontrar o responsável e tentar entender o que acontece. Assim, chega a um consenso que facilita o andamento do fluxo de processos.

7. Incentive o desenvolvimento pessoal

Ainda que um profissional esteja trabalhando, ele continua tendo seus sonhos e interesses. Encorajá-lo é uma forma de beneficiar a empresa.

Por um lado, as equipes remotas e presenciais se sentem mais úteis e valorizadas. De outro, os profissionais tendem a dar mais ideias e sugestões de melhoria. Além disso, voltamos à sensação de pertencimento, essencial para a aquisição e retenção de talentos.

Lembre-se de que essa atitude aumenta o fit dos colaboradores e incentiva o intraempreendedorismo. Ou seja, fica mais fácil encontrar oportunidades dentro da própria empresa.

Todas essas dicas são simples e podem ser aplicadas no modelo tradicional e remoto. Assim, envolvem as equipes no espaço de trabalho e garantem um clima organizacional melhor e mais produtivo.

E você, quer implementar um ambiente de trabalho saudável? Veja 7 dicas para alcançar esse objetivo!

Texto escrito por Fabíola Thibes, jornalista e redatora web.