Carreira

5 dicas sobre como conseguir uma promoção no emprego em empresas remotas

Renato Ribeiro
Escrito por Renato Ribeiro em setembro 20, 2021
5 dicas sobre como conseguir uma promoção no emprego em empresas remotas
Junte-se a mais de 30 mil pessoas!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos sobre o futuro do trabalho!

Saber como conseguir uma promoção no emprego em empresas remotas é importante para aprimorar as técnicas e ter maiores chances de atingir esse objetivo. Confira 5 dicas sobre o assunto!

O crescimento do trabalho remoto exigiu diversas adaptações, tanto pelas empresas quanto pelos colaboradores. Nesse sentido, uma das principais dificuldades enfrentadas pelos profissionais é entender de que forma é possível crescer no trabalho e ser promovido. O principal motivo é o afastamento do restante da equipe, o que pode tornar os líderes mais inacessíveis.

Apesar dos obstáculos, saiba que é possível conseguir uma promoção no emprego em empresas remotas. Quer saber como? Confira 6 dicas que podem ajudar nessa conquista!

como conseguir uma promoção no emprego em empresas remotas

1. Desenvolva e aprimore habilidades

Um dos pontos fundamentais para conseguir uma promoção é entregar qualidade e ter as habilidades exercidas para o cargo pretendido, não é? Assim, uma dica relevante sobre como conseguir uma promoção no emprego em empresas remotas é desenvolver as suas habilidades, sempre considerando o contexto de trabalho a distância.

Cada tipo de empresa, modelo de negócio e cargo conta com especificidades que devem ser analisadas pelo profissional, a fim de identificar os pontos que devem ser desenvolvidos ou aprimorados. Então, reserve um tempo para pesquisar as tendências do mercado e as skills mais valorizadas, além de verificar as necessidades da empresa onde trabalha

A partir disso, você pode procurar meios de se desenvolver. É possível acompanhar conteúdos na internet, ler livros sobre o tema, inscrever-se em especializações e fazer diversos tipos de cursos. Não existe uma receita exata: é preciso pesquisar, identificar possibilidades e traçar estratégias que se alinhem aos seus objetivos. 

Não se esqueça de manter o equilíbrio entre a sua carreira e o estilo de vida. Em primeiro lugar, garanta que as exigências para a promoção e aquelas relacionadas ao próprio cargo se alinham às suas necessidades. Depois, organize-se para que seja possível se desenvolver, mantendo momentos de descanso e de lazer — questões importantes para a saúde física e mental. 

2. Mantenha registros sobre o desempenho 

Ao pensar em ser promovido, é necessário ter uma estratégia. Ela funcionará como um mapa, mostrando onde você está, o que pretende conquistar e qual é o caminho que deve ser trilhado para isso. Dessa maneira, surgem oportunidades de identificar indicadores e métricas para avaliar sua situação profissional. 

Para complementar, mantenha registros sobre o seu desempenho, com todos os fatores relevantes: metas atingidas, iniciativas com resultados positivos, destaque no desempenho apresentado em determinado período, reconhecimentos dos líderes, entre outros. Quer saber por que isso é importante?

É simples! A promoção pode ser uma iniciativa sua, solicitando essa mudança. Para isso, é necessário mostrar as suas conquistas e os motivos para merecer o cargo almejado. Lembre-se de que é possível que os líderes não percebam todos os pontos positivos que você pode entregar, principalmente, em um cenário de trabalho remoto, que tende a ter menos interação.

Uma pesquisa feita pela Harvard Business Review, inclusive, mostrou que 88% dos casos em que o colaborador conseguiu a promoção ele mantinha esses registros. Assim, eles conseguiam comprovar a sua performance positiva e o seu alinhamento ao cargo desejado. 

3. Construa o seu networking na empresa remota

Independentemente da sua área de atuação, é sempre importante investir em networking — a rede de contatos profissionais. Use as redes sociais, os ambientes onde você trabalha e os canais da empresa para desenvolver relacionamentos que permitam trocar experiências, aprender sobre o mercado e a encontrar oportunidades para se desenvolver. 

Quando o conceito de trabalho remoto ultrapassa as barreiras do home office e permite o anywhere office, ou seja, o trabalho em qualquer lugar, isso se torna mais fácil. Em diferentes ambientes, surgem oportunidades para conhecer outros profissionais, trocar experiências e obter insights importantes para o desenvolvimento da sua carreira. 

Também é possível contar com os espaços de coworking, que são ambientes pensados para auxiliar nas atividades profissionais e nas oportunidades de negócios. Assim, é possível trabalhar com qualidade e ter contato com diversas pessoas. 

Na prática, isso ajuda a combater o sentimento de solidão que pode surgir nesse modelo de trabalho enquanto você encontra oportunidades de aprimorar o seu networking. Além disso, os ambientes de coworking podem alavancar a sua carreira por meio de seus benefícios, como maior conforto, interatividade e estímulo à criatividade.

como conseguir uma promoção no emprego em empresas remotas

4. Invista em um contato mais próximo com os líderes

No trabalho remoto, é comum que exista um afastamento maior entre os colaboradores, o que pode gerar uma barreira imaginária em relação aos líderes. Muitos sentem receio em procurar os seus superiores e desenvolver uma aproximação. Entretanto, é essencial reavaliar a sua postura e investir nesse relacionamento.

Você pode aproveitar os contatos para compartilhar ideias sobre a empresa, demonstrar o seu interesse em se desenvolver e solicitar feedbacks sobre o seu trabalho ou pontos de melhoria que ele possa sugerir. Essa medida mostra o seu interesse em crescer e se alinhar a empresa, enquanto pode trazer um indicativo sobre a sua adequação ou não para uma promoção. 

Quer um exemplo do poder dessa estratégia? A pesquisa feita pela HBR identificou que os colaboradores que construíram relacionamentos sólidos com as lideranças tinham 82% mais chances de serem promovidos. 

5. Tenha uma postura proativa na empresa

Certamente, é preciso manter uma boa produtividade no trabalho remoto, mas você já pensou em ir além do esperado pela empresa, a fim deixar de adotar uma postura passiva, que aguarda a iniciativa dos outros para definir o que fazer, para ter uma posição mais ativa? Essa costuma ser uma estratégia essencial para conquistar uma promoção. 

Isso demonstrará sua vontade de contribuir para o crescimento do negócio e a sua capacidade de assumir mais responsabilidades, colaborando com o desenvolvimento empresarial. No estudo da HBR, esse tipo de postura colaborou com 75% das promoções que foram analisadas na pesquisa. Interessante, não é?

Portanto, tenha iniciativa, utilize a criatividade e comece a pensar em formas de contribuir com a empresa ao exercer as suas funções, sem depender apenas das solicitações feitas pelos líderes. Outra dica é aproveitar as suas habilidades para desenvolver um diferencial, mostrando de que maneira você pode enriquecer os processos. 

Viu só? Conseguir uma promoção no emprego em empresas remotas pode parecer desafiador, mas é uma tarefa possível. Basta se organizar para aplicar essas 5 dicas, mantendo dedicação e proatividade em busca dos seus objetivos. Dessa forma, você encontrará oportunidades para se desenvolver e ganhar mais destaque profissional. 

Se você gostou deste conteúdo, complemente o seu aprendizado com as principais dicas sobre como ter uma carreira de sucesso no trabalho remoto!

Texto escrito por Joanna Nandi, Redatora Web.